Manuel Alte da Veiga, Um critério para a Educação?, Braga, 2004.


4 – Aporias da educação como área científica

 

Mais incisivamente do que em qualquer outra disciplina, e como se pode inferir das páginas anteriores, a área científica desta especialidade é a Educação. Barrow (1990, sub verbo) apresenta um ensaio de definição, que pretende unir o núcleo do conceito com a sua dispersão dinâmica: «Educação é um conceito genérico, aplicável a diferentes actividades e processos» – e que corresponde, embora «não adequadamente», ao que se tem feito sob esse nome. Segundo o mesmo autor, é caracterizável sobretudo pela sua finalidade e intenções, e muito pouco pelos resultados. Talvez isto se ligue ao aspecto normativo, que lhe parece intrínseco – normativo, porém, sem graus de saber clarificáveis. É educação toda a actividade que vale a pena para a melhoria da "qualidade de vida". E poder-se-á falar de educação sem falar de interesses, ideais, objectivos, conhecimento, aprendizagem, escola, autonomia, doutrinamento, emoção, curriculum, cultura, política...?

O problema, porém, só parece avolumar-se: que área é esta?

 

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