614 pixels


Na região de Coimbra, os aluviões trazidos pelo Mondego provocaram o alteamento do leito e das margens e o sepultamento de vários edifícios. O exemplo mais conhecido e ainda hoje existente é o antigo convento de Santa Clara-a-Velha, na margem esquerda, quase completamente soterrado pelas várias enchentes e do qual apenas está a descoberto a parte superior.

Aspecto do interior do Convento de Santa Clara-a-Velha.

Além de Santa Clara-a-Velha, foram soterradas velhas pontes, como a de Santa Clara, e antigos monumentos, como os conventos de Santana, S. Francisco e S. Domingos.

Uma visita à cidade de Coimbra permite-nos constatar que a cidade foi lentamente subindo de nível. Uma boa amostra disto é a Igreja de Santa Cruz, cujo pavimento está actualmente muito abaixo do nível das ruas, tendo recentemente toda a zona envolvente sofrido uma profunda remodelação, para revalorização deste importante monumento.

Dos monumentos actualmente desaparecidos, temos uma notícia mais desenvolvida relativamente ao convento de S. Domingos, edificado no século XIII junto ao Mondego, na obra de Frei Luís de Sousa, intitulada História de S. Domingos. Desta transcrevemos um breve excerto que, para maior facilidade de leitura, aqui apresentamos em português actual:

Sendo corridos trezentos anos da sua fundação, vieram a ser tão grandes as enchentes do Mondego, que acontecia de inverno estar o Convento muitos dias feito ilha, e posto em cerco. Seguiram-se anos invernosos, continuaram e cresceram as águas com novo mal, que foi trazerem consigo grande poder de areias, e cegaram com elas a madre do rio, de maneira que, onde antes corria tão fundo, que o sítio do Convento lhe ficava sobranceiro, e senhor, veio a igualar a corrente ordinária com ele, e a força da água começou a lançar as areias por cima das mais altas margens, assenhoreando-se do campo, e entupindo cerca e oficinas.»

Para uma visita virtual ao mosteiro de Santa Clara-a-Velha, na companhia de um grupo de alunos de uma escola de Coimbra, clica na hiperligação:

●> Mosteiro de Santa Clara-a-Velha <●


Da nascente à foz     Edifícios sepultados pelo Mondego     Síntese sobre o Mondego     Passatempo


Página anterior     Página inicial     Página seguinte