Artur de Sá, Timor, Sociedade de Geografia de Lisboa. Semana do Ultramar, 1952, 84 págs.

Capítulo IV

Administração Portuguesa

A divisão administrativa de Timor tem variado, conforme as disposições dos governos locais, extinguindo-se ou criando-se circunscrições, à mercê dos acontecimentos. Há quem defenda uma divisão baseada na diversidade linguística das regiões. Semelhante divisão não deixaria de ter os seus inconvenientes também, mesmo porque as velhas circunscrições não renunciam, facilmente, à sua categoria, apelando para a tradição, que é de boa política respeitar.

Actualmente Timor divide-se em um concelho, Díli, e sete circunscrições civis: Lautem, Baucau, Manatuto, Viqueque, Suro, Ermera e Bobonaro, que, por sua vez, se dividem em vários postos. Os principais centros populacionais são: Díli, capital; Los PaIos, Fuiloro, Lautem, Baucau, Manatuto, Soíbada, / 50 / Liquiçá, Maubara, Ermera, Hatolia, Aileu, Ainaro, Bobonaro e Ocussi.

Sob o aspecto eclesiástico, forma uma diocese, e judicialmente, constitui uma comarca, dependente da relação de Goa. Funcionam ali outros serviços públicos, tais como: Militares, Saúde e Higiene, Ensino, Obras Públicas, Correios e Telégrafos, Aéreos, Fazenda, Câmara Municipal, etc.

Recentemente criou-se a Repartição Técnica de Agricultura, Veterinária e Indústria Animal, que muito contribuirá para o desenvolvimento das riquezas básicas de Timor.

 

1) Situação actual

O governo de Timor não deve oferecer dificuldades especiais numa situação normal. A índole indígena, a sua fidelidade, auxiliam em muito a acção das autoridades. Presentemente, circunstâncias várias alteraram o ambiente. Aquela terra sofreu duas ocupações, com todas as suas consequências perniciosas. As devastações materiais poderão ser reparadas com orçamentos, mais ou menos generosos, mas os efeitos duma catástrofe no ânimo do indígena atingem-lhe, por vezes, a índole e os sentimentos, cuja terapêutica é sempre melindrosa. Timor vive uma fase de recuperação material e moral. A força de ânimo para vencer as dificuldades que surgem e que naquela terra tomam proporções insuperáveis, a responsabilidade numa empresa que, / 50 / descuidada, pode afectar-lhe o destino reclamam funcionários administrativos, especialmente, aptos e bem dotados.

Acrescentemos ainda o facto de se ter dado na vida indígena uma transição brusca, na sua economia, nos seus hábitos e nas suas aspirações. Um pico de arroz que antes da guerra custava 30$00, hoje não se vende por menos de 130$00; muitos indígenas que se ufanavam da sua lipa e baju, agora apresentam-se calçados e rigorosamente vestidos de calça e casaco; rapazes das escolas, que voltavam com mais conhecimentos à vida agrícola das suas terras, presentemente, atropelam-se na capital ou nas vilas, à espera de um lugar qualquer nos serviços do Estado. Colocar as coisas no seus devidos lugares, evitar que o nível de vida se estabilize numa situação fictícia, impedir que ela possa recuar, desairosamente, são problemas que seria injusto considerar isentos de soluções espinhosas.

Outros factores mais intervieram na modificação que Timor sofreu e que importa não esquecer. O indígena suportou a presença de outras gentes, no uso e abuso da sua força; muitos, refugiados na Austrália, viram novas terras e coisas grandiosas, que não deixarão de comentar e interpretar, a seu modo. Além disso, a situação política dos arredores modificando-se, profundamente. Atendendo à índole esfíngica do indígena, será necessária grande profundidade de inteligência, para descobrir os reflexos / 52 / destas circunstâncias e muita leveza de tacto, para intervir. Todos estes problemas são escolhos que em Timor tornam particularmente ingrata a acção administrativa, no momento presente.

 

2) Missões Católicas

Timor é uma terra de missões, elevada a diocese em 1940. A importância que a obra da evangelização teve e tem ainda na história de Timor exige que se lhe faça uma referência especial.

A Diocese consta de uma paróquia, em Díli, e doze circunscrições eclesiásticas, divididas em sessenta e duas estações missionárias. Em cada circunscrição reside, pelo menos, um missionário, encarregado da necessária assistência aos cristãos e da conversão dos gentios. As estações missionárias são também visitadas, frequentemente, pelos respectivos missionários, afim de que mesmo distanciados, possam manter viva a prática religiosa. Nestas estações missionárias reside um ou mais catequistas, encarregados da primeira instrução religiosa a ministrar aos catecúmenos. Deste modo, pode dizer-se que a ocupação missionária, longe de estar completa, chega já a todos os pontos da ilha.

O número dos cristãos é de 48.764, com um movimento de conversões que anda à roda de 10.000 / 53 / por ano, após a guerra. O pessoal missionário que trabalha nestas cristandades é o seguinte:

 
  Sacerdotes seculares .......................................... 26  
  Sacerdotes salazianos ........................................ 5  
  Coadjutores salazianos ....................................... 5  
  Irmãs canossianas ................................................ 25  
  Pessoal auxiliar ..................................................... 215  


A maior parte das igrejas e capelas foram destruídas, durante a guerra, pelo invasor. Muitas foram já levantadas de novo, mas grande parte do serviço religioso é feito ainda em edifícios provisórios.

A obra das missões é sustentada, praticamente, pelo governo, com dotações, tanto quanto possível, generosas. O movimento crescente de conversões que se vem registando, depois da guerra, está nas tradições daqueles povos que se habituaram a beber nos fundamentos da fé cristã a nobreza do seu patriotismo.

 

3) Instrução

O ensino em Timor tem passado por vicissitudes várias; umas vezes, dotado com grande número de escolas, em que os frades até ensinavam latim; outras, reduzido a uma só, em Díli, e na qual se ensinava a ler e escrever, somente.

/ 54 / Hoje, a instrução, entre os indígenas, está ainda na sua primeira fase, prejudicada por vários factores, até há pouco: regime escolar deficiente, programas inadequados, objectivos erróneos.

A maior parte das escolas funcionavam como semi-internatos. Os alunos ausentavam-se, frequentemente, para irem buscar a suas casas, em aldeias distantes, géneros para o seu sustento. Nestas caminhadas perdiam grande parte do tempo, com prejuízo evidente para o seu aproveitamento, havendo exemplos de rapazes que pareciam dispostos a envelhecer nas primeiras letras.

Durante muito tempo estiveram em prática os programas de ensino, adoptados na Metrópole, facilitando-se aos alunos o grau de instrução permitido pelos quadros escolares locais. Os rapazes decoravam os nomes de todas as figuras da nossa história, mas ignoravam tudo quanto nela lhes dizia respeito.

O diploma de exame desejavam-no, como chave de qualquer repartição pública, com uma vaga para mais um. Muitos rapazes com o seu curso primário passeavam-se, indolentes, pelas ruas da cidade ou das vilas, porque lhes repugnava voltar à sua antiga vida agrícola e os serviços do Estado não podiam dar entrada a toda a gente.

Resolveu-se então, e muito bem, dar outra orientação ao ensino. Modificou-se o regime das escolas, e alteraram-se os programas. O objectivo primário e geral da instrução, no momento presente, é proporcionar a todos o conhecimento das primeiras / 55 / letras, dentro duma formação rural, pois as grandes esperanças de Timor estão depositadas nas suas possibilidades agrícolas. Deste modo, os alunos serão preparados para continuar, com gosto, nos seus povoados, um modo de vida: que é o seu, mas em nível melhorado.

Seria, no entanto, injusto negar-se aos rapazes, intelectualmente bem dotados, o direito a uma instrução em grau superior. Estes poderão continuar os seus estudos em escolas de ensino primário ou nos colégios. Com esta mesma finalidade funciona, até ao V ano, um colégio-liceu para europeus e indígenas com as necessárias aptidões.

O ensino para um e outro sexo está entregue à Diocese, excepto o ministrado no Colégio-Liceu e na Escola Municipal de Díli. O pessoal empregado nas escolas e colégios diocesanos é de 88 pessoas, entre sacerdotes, religiosas canossianas e professores indígenas. O número de alunos, referente ao ano de 1951, era de 3.387 e as alunas somavam 640. Os estabelecimentos são os seguintes:

Um Seminário menor
Uma escola para preparação de Professores-catequistas
Colégios masculinos ..........................................................................  3
Colégios femininos .............................................................................  2
Escolas masculinas ............................................................................  8
Escolas femininas ...............................................................................  4
Internatos rurais ................................................................................   16

/ 56 / O Governo enviou à Metrópole alguns rapazes timorenses, filhos de famílias que na última guerra provaram, até ao sacrifício, a sua dedicação a Portugal, nomeadamente, dois netos do heróico Dom Aleixo. Já desde tempos muito recuados, era preocupação dos governadores a educação especial dos futuros régulos. É certo que uma das maiores revoltas foi planeada por um antigo aluno das escolas, D. Boaventura, mas em compensação, temos autoridades indígenas, educadas igualmente nos vários estabelecimentos de ensino e que se têm portado distintamente na fidelidade à Pátria. Parece-nos ser de considerar a educação própria destes rapazes, e quando for possível, com estágios na Metrópole ou, pelo menos, com o estímulo de uma visita.

Permitimo-nos aqui uma nota referente ao elemento europeu. Os portugueses existentes em Timor não devem ser muitos e, na quase sua totalidade, funcionários ou colonos. Uns e outros vivem espalhados pelo interior e mesmo Díli não se pode considerar um centro de população portuguesa muito denso. Isto explica, até certo ponto, o facto de naquela terra não existir qualquer associação cultural: uma biblioteca pública, um grupo musical, etc. Várias tentativas para lançar um jornal de interesse local têm abortado. Publica-se, actualmente, uma revistazinha eclesiástica que se apresentou mensal e já passou a trimestral. Tudo isto se explica pelas condições do meio, mas deve ser possível fazer vingar ali também qualquer modalidade de recreio para / 57 / o espírito. Os nossos missionários, as nossas autoridades, que são em outras partes os autores das melhores obras sobre a vida indígena, em Timor não se dedicam a estas lides. E contudo, os seus trabalhos seriam de sumo interesse para os nossos estudos ultramarinos e de certo proveito para Timor, pois dá-Io-iam a conhecer melhor.

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18-06-2015