Página inicial

Fontes

Nos tempos em que ainda não havia águas canalizadas, a população de Esgueira dispunha de um elevado número de fontes, onde podia abastecer-se. Dentre elas, destacam-se, pelo menos, as que aqui referimos.

A mais antiga, datada de 1675, e actualmente bastante adulterada, viu-lhe acrescentado posteriormente um lavadouro público.

 

Apresenta dois letreiros que se reportam à qualidade das águas por ela debitadas:

BOA.A/GOA.AN/TIGA/ANNO

MILHOR/AGOA MODERNA/1675

Datada de 1697, esta é conhecida por Fonte de Cima. Está dotada com um largo espaldar com as armas nacionais e a sua água é imprópria para o consumo.

Actualmente, é utilizada para abastecimento a chamada Fonte do Meio, também conhecida por Fonte do Olho de Água. Apresenta uma inscrição que diz: «Esgueira - 17 de Março de 1855». Apresenta no chão uma placa com as letras J. F. E. (Junta de Freguesia de Esgueira).

 

A Fonte da Mina foi estruturada em aparatoso conjunto de muretes com uma abertura de recorte lanceolado protegido por uma artística grade de ferro tipo “arte nova”. Apresenta uma carranca e um tanque em semicírculo. É um trabalho original seiscentista com acrescentos posteriores.

página anterior  Página inicial  página seguinte