Acesso à hierarquia superior.


Acerca deste Batalhão

Primeiro estandarte do Batalhão, antes da formação das companhias e sua mobilização para Angola. Clicar para ampliar.

O Batalhão de Caçadores 3848 foi formado no RI 2 de Abrantes. Antes da constituição das diferentes companhias e sua mobilização para Angola, apresentava como estandarte o exemplar actualmente existente no RI 2 aqui reproduzido.
 

Uma vez constituídas as diferentes companhias e efectuada a sua mobilização,  embarcou a 7 de Julho de 1971 no Vera Cruz e chegou a Angola a 16 de Julho. O estandarte foi alterado, passando a conter nos vértices as designações das quatro companhias e, ao centro, o grafismo que constituía o crachá de todos os elementos. Tinha como lema «Excelente e Valoroso».

Estandarte final do Batalhão após sua mobilização para Angola, no qual constam as designações das diferentes Companhias. Clicar para ampliar.

Nas listas de pessoal que integrou este batalhão não constam os nomes dos elementos angolanos que fizeram partes das quatro companhias.

Finda a comissão, o regresso fez-se de avião. Todas as companhias chegaram a Figo Maduro, em Lisboa, no mesmo dia do embarque. Foi a seguinte a ordem de regresso:

● CCS              –►  26 de Agosto de 1973
● CCaç. 3388  –►  30 de Agosto de 1973
● CCaç. 3386  –►  4 de Setembro de 1973
● CCaç. 3387  –►  5 de Setembro de 1973

 

Nas páginas seguintes, apresentam-se transcrições de três documentos acerca deste batalhão, compreendo os elementos constituintes e a síntese operacional (extraídos do 8º Volume das Campanhas em África), a Força de Intervenção e Nambuangongo.


  Página anteriorInícioPágina seguinte

Última actualização
29-05-2019