SOB o aspecto turístico, pode afirmar-se que Vale de Cambra é uma das regiões com condições para largo desenvolvimento. Dentro da área do concelho encontram-se os castros da Farrapa, do Falcão, do Castelo e do Chão do Carvalho. Merecem ser visitados os lugares de Sordelo, Baralhas, Cavião e Covo de Castelões. Na freguesia de Roge existem uma igreja e um cruzeiro considerados monumentos nacionais; além do panorama local, que é soberbo, vê-se ali a Barragem do Castêlo, que é imponente. São de notar, ainda, os túmulos celtas de Arões e o pelourinho de toda a região.

Com o alargamento da estrada entre Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra e a construção dos seus ramais para S. João da Madeira e Sever do Vouga, todos em curso, muito beneficiará toda a região.

Uma das maiores aspirações do concelho de Vale de Cambra é a sua ligação por estrada com Sever do Vouga, encontrando-se concluído o estudo respectivo até ao lugar de A Descide.

Paços do concelho de Vale de Cambra

A actual Câmara Municipal, de que é presidente o sr. dr. Armindo Ferreira de Matos, está muito empenhada na realização desses importantes melhoramentos.

Sobre a actividade da Câmara Municipal de Vale de Cambra, é interessante referir o que tem sido a obra, a todos os títulos notável, que tem levado a efeito.

Recentemente promoveu-se a colocação da rede de esgotos e pavimentou-se a avenida dos combatentes.

Em Macieira de Cambra, reconstruiu-se a escola Luís Bernardo de Almeida, que em parte havia sido destruída por um incêndio; na Junqueira, em Vila Cova de Perrinho e Vilar foram, também, construídas escolas e, com o auxílio particular, construíram-se postos de ensino em Macinhata e Cabanes.

Na Junqueira e em Areias procedeu-se à construção de lavadouros, tendo sido realizada a reparação de diversos bebedouros e fontanários em várias freguesias.

A construção de estradas tem merecido a melhor atenção, estando já concluídas algumas do vasto plano, como, por exemplo, a da Tonegeira à ponte de Areias, a de Relva à Ribeira de Lordelo; entre a E. N. 32-2.ª e a ponte de S. Simão (Arões); entre Roge e Sandiães e entre a Junqueira e o lugar dos Couços.

Igreja de RogeMuitos outros melhoramentos estão projectados, entre eles um plano de urbanização da sede do concelho, que a Câmara pensa em elaborar logo que esteja concluído o respectivo levantamento topográfico.

Em matéria de assistência há muito que fazer, impondo-se a construção dum hospital. A Câmara dispõe de um legado do falecido médico dr. António Joaquim de Matos, de Castelões, mas é ainda insuficiente para levar a efeito uma obra de tal natureza.

A assistência resume-se, por enquanto, no fornecimento de medicamentos aos pobres a expensas do benemérito comendador Luís Bernardo de Almeida, o que, entretanto, é muito, se considerarmos que se trata de uma valiosa iniciativa individual.
 

 

Página anterior Página seguinte

181