Murtosa (Pardelhas)

A pequena região da Murtosa constitui um dos mais pitorescos cartazes do distrito de Aveiro. E tem a seu favor um factor importante: é que a propaganda da Murtosa, antes de mais nada, é feita pela tradicional hospitalidade dos seus habitantes e pela proverbial gentileza das suas mulheres.

A vila da Murtosa, que engloba a povoação de Pardelhas, muito desenvolvida, é constituída por mais três freguesias, que são Monte, Bunheiro e Torreira, tendo esta uma das mais simpáticas e populares praias de Aveiro.

Uma vista da TorreiraCingida pela Ria, que generosamente dá á Murtosa todo o encanto da sua luz e a fina transparência das suas águas, esta alegre terra possui maravilhosos aspectos de paisagem campestre e lacustre que o visitante não esquecerá, se os souber ver e apreciar.

Quem poderá esquecer certos momentos, ao despontar de madrugadas primaveris, ou ao entardecer dos dias de Outono, na contemplação desse empolgante panorama que oferece a Ria, visto da rotunda da Bestida?

Os olhos não podem despegar-se dessas águas azuis onde vogam, docemente, os mais lindos barcos de Portugal, com as quilhas pintadas garridamente e suas velas doiradas de sol.

As margens pitorescas da Murtosa e o arraial marítimo da Torreira! Quantos emigrantes, lá longe, não estarão, moídos de saudades, a sonhar com a sua linda terra! Quantos pintores não se têm enfeitiçado neste ambiente de laguna, procurando dar o traço airoso dos esbeltos barcos moliceiros!

É bem certo que a Murtosa vale como um agradável passeio para o turista que gosta de coleccionar impressões e lindas fotografias.

Mas não se devem encarar estas bonitas terras apenas pelo lado pitoresco. Elas também valem pelo espírito progressivo da população, bem patente no desenvolvimento que está atingindo a Murtosa, embora seja concelho de recente formação.

Mercado de sardinhaHavendo sido criado em 1926, é curioso ver como o concelho da Murtosa se tem desenvolvido em dezassete anos, apresentando boas estradas, ruas e largos bem tratados, excelentes edifícios, serviços públicos bem instalados e um comércio animador, que tende, sempre, a progredir.

Para estes melhoramentos muito tem concorrido a Câmara Municipal e as condições de trabalho da população, que em toda a parte, tanto os homens como as mulheres, patenteiam ânimo forte e amor ao trabalho. Além dos diligentes esforços da Câmara Municipal, incansável dentro do seu magro orçamento, não deve esquecer-se a acção da Junta Autónoma da Barra de Aveiro, que tem feito importantes obras, como são os cais na Bestida, Torreira, Ribeira de Pardelhas e outros lugares. Murtosa é uma daquelas simpáticas terras cujo futuro próspero não oferece dúvidas.
 

 

Página anterior Página seguinte

108