1 – A minha primeira letra está em ajuda e não em auxílio; a segunda em deserto e também em oásis; a terceira em povoação e não em povo; a quarta em árvore e não em planta. O meu todo é o nome dum apóstolo.

2 – A minha primeira letra encontra-se em triste e não em alegre; a segunda em arte e não em ofício; a terceira em salgado e não em azedo; a quarta em ovo e não em galinha; a quinta em milho e não em trigo; a sexta em mão e não em pé; a sétima em bom e não em mau. O meu todo é o nome dum rei de Israel.

3 – A minha primeira letra está em alegre e não em triste; a segunda em querido e não em aborrecido; a terceira em amor e não em ódio; a quarta em elevado e não em inferior; a quinta em humilde e não em orgulhoso; a sexta em leal e não em infiel, a sétima em novo e não em velho; a oitava em discreta e não em inconfidente. O meu todo é um rio de Portugal.

4 – A minha primeira letra está em ajuda e não em auxílio; a segunda em mar e não em rio; a terceira em nome e não em apelido; a quarta em maravilha e não em prodígio; a quinta em viagem e não em jornada; a sexta em convés e não em tombadilho; a sétima em camarote e não em beliche. O meu todo é uma ilha das Antilhas.

Pesquisa de Cristina Borges

 

FACTOS E NOMES

04-06-1891
Morre Ângelo Frondoni

Nasceu em Parma, Itália, mas fez a sua carreira como compositor e maestro em Lisboa. Tomou partido pela causa "popular" da Maria da Fonte (o que lhe não foi perdoado por D. Maria lI, embora mais tarde D. Fernando lhe manifestasse o seu apreço). A ele se deve o "Hino do Minho", depois conhecido por "A Maria da Fonte".


15-06-1970
Morre o escritor e pintor Almada Negreiros
Nós não somos do século de inventar as palavras. As palavras já foram inventadas. Nós somos do século de inventar outra vez as palavras que já foram inventadas. – Almada Negreiros


23-06-1897
Experiência alucinatória

Heffter, médico e químico alemão, obteve um agente alucinatório a partir de alcalóides no cacto peiote e registou a seguinte experiência feita nesta data: "Quando leio aparecem manchas verdes e violetas no papel".


24-06-1935
Morre Carlos Gardel, figura-mito do tango

Numa segunda-feira de chuva, no pequeno aeroporto de Medelin, o bimotor em que seguia explode. Hoje repousa num mausoléu de Buenos Aires coberto por mais de 230 placas de bronze. Na maioria delas se diz que Gardel "está vivo" no coração do seu povo, porque é "imortal".


30-06-1771
Inauguração, em Lisboa, do Teatro Nacional de S. Carlos
A sua arquitectura está intimamente ligada ao nome do arquitecto José Costa e Silva. O teatro marca uma afirmação social e política da burguesia que desejava o seu teatro – a "Corte" de todos os que não tinham acesso a ela, mas podiam pagá-la.


Soluções dos enigmas: 1 - João;  2 - Salomão;  3 - Guadiana  4 - Jamaica


9

 Boas razões para uma promessa      Ficha Técnica      Moçambique      Sonhos
Poesia     Dia da mãe     Prosa primaveril      Passatempos    Anedotas, provérbios e adivinhas

 Enigmas, factos e nomes    Quercus      Hora da natureza      Cantinho dos Pais

 

Página anterior Página seguinte