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4ª Série - Número 4 - Maio de 2001 - pp. 89-107


Liceu de José Estêvão

Memórias de

José Maria Gouveia

 

1925 foi o ano da minha primeira entrada no Liceu de Aveiro. Saí em 1928 (direi porquê) e regressei em 1933.

Assim, para falar da importância que o "meu Liceu" teve na minha vida, faço-o, naturalmente, com a perspectiva de quem vive em 2001, a perspectiva do "nosso tempo" que é de um "presente" com um longo passado.

Após o exame da 4.ª classe, entrei na "escola grande", o Liceu de Aveiro, que então se chamava Liceu Central de Vasco da Gama.

Aluno n.º 10 da classe 1, turma A, com lugar marcado ao fundo da sala do 1.º andar do Anexo, "abrigado" no vão de uma porta de ligação com outra sala. Ia "longe" o tempo do "atendimento personalizado" de que beneficiara, com os meus companheiros, na escola primária de Ílhavo, por parte do professor José Lourenço Catarino.

Ílhavo foi a terra que o trabalho fixara para residência dos meus pais, Aníbal e Maria Emília.

Estarreja, a terra onde nasci a 14 de Fevereiro de 1915, numa casa da Rua José Falcão, do "Outeiro da Marinha".

Ali perto, com seis anos, estava eu na escola da dona Joaquina, entretido a sacholar um cantinho de terra que a professora destinara no jardim para eu "semear" quando a Lurdes, que vivia connosco – a minha mãe tinha-a ido buscar a um asilo – me chamou.

A Lurdes perdera a mãe, quando esta, ao tentar salvar uma peça de roupa que lhe fugia na corrente, foi apanhada pela roda grande da azenha do rio Antuã. Que íamos para Ílhavo, dizia a Lurdes, para uma terra chamada Gafanha de Aquém.

No cais do esteiro de Estarreja, o barco mercantel estava já carregado com todas as pertenças da nossa casa. Os meus pais e os meus dois irmãos aguardavam "a bordo" a nossa chegada para iniciarmos a viagem, através da ria, a caminho da nova morada, lá longe.

Para trás ficavam as recordações: as idas ao Porto, a casa do tio Dias, a descida do comboio para evitar a travessia da ponte, os eléctricos, os carros dos bombeiros movidos a quatro cavalos e as lembranças, ainda muito vivas, da ocupação das tropas monárquicas e dos tiros dos republicanos, vindos da Senhora do Monte e a fuga da nossa casa para a da nossa tia Mariana, camponesa da Póvoa, que nos oferecia segurança e abrigo. E as saudades: a avó Amélia, os tios e primos, os ferreiros e os da serração, a "senhoril" mas afectuosa, tia Quinhas e a irmã dela, a colossal, tão pequenina e tão grande, de trabalho, de simplicidade, de atenção aos outros, à dezena de filhos, aos amigos a eles / 90 / ligados, aos servidores ... a tia Guidinha.

Outros e bem diferentes eram os valores deixados pelos meus pais. Para além da alteração profunda de uma convivência de 40 anos com familiares e amigos, a profunda alteração no trabalho de ambos: a minha mãe era obrigada a sacrificar a actividade de costura a que se dedicava, desde menina, com interesse e amor, mas o meu pai podia assegurar melhor a nossa sobrevivência, ao ser nomeado aspirante de finanças para o concelho de Ílhavo, deixando o seu modestíssimo e aleatório emprego de "escrivão da paz".

Decorria o ano de 1921. Íamos empreender uma nova caminhada, agora sobre a água.

Com a falta de vento, o esteiro de Estarreja parecia não ter fim. Os barqueiros não paravam. Chegados à larga ria, então as velas enfunaram e o barco obedecia ao vento. Ao largo ficava-nos a Torreira, mais além S. Jacinto.

Já anoitecia, à vista do Forte. Começavam as manobras das velas e do mastro, que eram arreados, para a passagem da primeira ponte. Novas manobras para o novo lanço da ria e, finalmente, a chegada à ponte de Juncal Ancho, na Gafanha de Aquém.

Caía uma chuva miudinha quando atracámos, logo após a passagem da ponte. Seguiu-se uma longa espera que nos intrigava. A dúvida e o medo apoderavam-se de nós.

Súbito, uma voz no escuro chuvoso:

– Vamos p'ró Sul!

Só mais tarde o "mistério" deixaria de o ser:

O meu pai, não encontrando casa na então vila de Ílhavo, pediu a um amigo (o Sr. Reigota ou "Ti Manel Russo") que lhe arranjasse uma casa na Gafanha de Aquém. E ele assim fez. Mas porque pensou também numa casa vazia, pertença do seu amigo Rufino, vai a casa deste, na noite da nossa chegada, e dispara:

– Está ali o Sr. Aníbal que vem p'rá tua casa.

– P'rá minha casa?

– Sim, p'rá tua casa que está vazia e fica perto da estrada. Ele vem p'ràs finanças e vai ficar aqui com a família.

– Ah isso é que não vai. Manda lá nas tuas coisas que eu mando nas minhas. / 91 /

E não saiu da sua. Valeu ao "Ti Manel Russo" e a nós, principalmente, a segunda casa, essa, sim, contratada como devia ser.

O poder caciqueiro e a sua falta de diálogo caíam, assim, frente à dignidade ferida.

E a regra dos contrários também aqui funcionou, pois contribuiu para o estreitamento das nossas relações de amizade com a família Rufino.

Um pouco mais a sul, acostámos de novo. Ficava ali a casa que seria nossa durante 4 anos, a 100 metros da ria e a 200 do pinhal, no meio de terras lavradas e semeadas, ora a milho, ora a trevo.

Do pinhal corriam valas de límpida água, onde, no Inverno, a montante de ocasionais lavadeiras, me lavava de manhã cedo. No Verão, e sempre que havia bom tempo, o meu pai levava-nos a mergulhar na ria. Ali aprendemos a nadar. Na maré baixa, um pé no fundo, um impulso...

Mas, na água, o perigo espreita. Um dia, o meu irmão mais novo, (tinha 5 anos), a brincar em água pouco funda, ia sendo arrastado pela corrente. A minha mãe, atenta, correu a agarrá-lo, antes que nós, que também brincávamos, o fizéssemos.

Noutra ocasião – éramos mais espigados – quando nós, os três irmãos, com o nosso amigo Claudino, corríamos para uma das lagoas que se formavam nas dunas do pinhal, 3 ou 4 metros antes da água, fomos absorvidos até acima da cintura. Valeu-nos a todos o meu irmão mais velho, que gritou para não nos mexermos. Depois, com o sobretudo que tinha vestido e que puxou, formou uma base em que se apoiou e saiu. Em seguida, puxou-nos um a um, com alguma dificuldade. Foi tal o susto que não voltámos àquele local.

Foi nesta aldeia, toda voltada ao sol e batida pelo vento, tendo em frente Ílhavo e a Vista Alegre, ladeada a nascente pela ria e a poente pelo pinhal, que vivi com os meus, durante quatro anos.

Não havia luz, nem fontes, nem estradas, nem transportes. As distâncias percorriam-se a pé.

Os lavradores – que o eram no sentido verdadeiro – constituíam a quase totalidade da população. Lavravam, semeavam, regavam, colhiam. Abriam pequenos poços para usos caseiros e outros maiores destinados à rega dos seus terrenos.

Para um caminho de carro, ao longo da ria, confluíam os que eram privativos das habitações espalhadas nas terras de cultivo: esboço das estradas actuais. A nossa alimentação, ao pequeno-almoço e ao almoço era a do costume de pessoas que não trabalhavam no campo. À noite era a "ceia": bacalhau ou peixe conservado em sal, batata, hortaliça e pão de milho – broa ou bôla quente (em dias de forno).

Recordo serões em casa de vizinhos, à luz da lareira. O seu comer "de baciada", as suas histórias de "almas penadas" e de "lobisomens" que não me preocupavam porque nelas não acreditava.

A "escola" era "ao norte" da aldeia, na casa do Sr. Teófilo: Lá aprendi as primeiras letras e as primeiras contas; primeira e segunda classe.

Na 3.ª classe fomos para a escola da Lagoa, em Ílhavo. Ali fizemos o exame da / 92 / 4.ª classe. A minha mãe, na aldeia, era conhecida pela "senhora professora". Não ensinava a ler, nem a fazer contas. Mas sabia de costura e gostava de ensinar o que sabia. "Herança" que me ajudaria mais tarde a vencer os "vendavais" que a vida nos reserva.

Também nos levou a aprender a "doutrina" na "senhora mestra" da rua do Espinheiro. Para aqui e para encurtar distâncias, a minha mãe, que aprendera a manejar uma bateira, à vara, levava-nos à Barquinha, "praia fluvial" onde a "malta" de Ílhavo aprendia a nadar. Dali, à "senhora mestra", através dos campos, era um salto.

Aos domingos, íamos à missa à Igreja de Ílhavo. As luzes, as cores e a música (os cânticos) atraíam-me e o "catecismo", se me ajudou a consolidar o que aprendera de leitura nas primeiras classes, contribuiu também para o aparecimento das minhas primeiras dúvidas. É que eu lia e relia o pequeno livro.

A entrada no Liceu criou a necessidade de nos aproximarmos de Aveiro, sem perdermos a ligação a Ílhavo, pois aqui continuava o trabalho de meu pai. A morada encontrada foi na Quinta da Boa Vista, em Verdemilho, com fácil ligação à cidade e ao Liceu. O meu irmão mais novo, o Amílcar, foi para a 1.ª classe da Escola de Aradas. O Orlando, mais velho que eu ano e meio, foi comigo para o 1.º ano do Liceu.

 

A diferença entre o ensino vigiado e "apoiado" da Escola Primária e o ensino "livre" do Liceu foi por mim bastante sentida. Não fui bom estudante, a não ser "a espaços". O ambiente na Quinta não era favorável. Brincávamos muito. Bela Quinta!

No Liceu havia professores que captavam a nossa atenção. Bastava estar atento nas aulas do Dr. Álvaro Sampaio – e não havia outra maneira de estar – para aprender o que ele nos ensinava em Ciências (perdão, em "Sciências"...) Um "momento" numa das suas aulas: «Os mamíferos são animais que nos primeiros tempos de vida mamam.». Uma aluna sorriu.

– Menina Laura (...) saia da aula. Leva uma nota de mau comportamento. Se tiver outra, reprova.

 

A "presença" do Dr. José Tavares era respeitosa, calma e propícia ao gosto pela disciplina, o Português. O professor de Matemática, no 1.º ano, era o capitão Amílcar Gamelas. Explicava muito bem, mas não se "zangava" se não soubéssemos responder... "Acordei" a tempo.

As memórias da Escola Primária "renasceram": o desenho cuidado dos algarismos, a planificação dos cálculos, a execução das operações e a sua inclusão nos exercícios escritos, o conhecimento da diferença de designação das operações e dos seus resultados: adição/soma; subtracção/resto, excesso ou diferença... Mas "nasceram" novas linguagens. Por exemplo: o professor empregava com frequência a expressão "é evidente que" e eu não percebia o que ele queria dizer. Eu tinha dez anos, sem muita convivência com pessoas mais velhas. Talvez fosse esta a razão de eu não perceber. O certo é que, ainda hoje, perante a clareza das coisas, é aquela expressão que uso, pois não gosto do "é / 93 / óbvio" embora tenha gostado muito do "obviamente, demito-o"...

 

A propósito do cuidado a ter quando se escrevem os números, conto o seguinte: um dia sou avisado para pagar uma conta de água. «Até ao dia 25», dizia o aviso. Fui à repartição no dia 24. Está fora do prazo é até ao dia 20 – disseram-me – mas o pior é que o Sr. como não tem depósito, tem de o fazer agora e são cinco mil escudos». – "Não faço, não Sr.ª, estou dentro do prazo. Aqui diz "até ao dia 25". Só os chefes, cuja presença reclamei, decidiram a meu favor. O zero, por estranho que pareça, tinha a forma de um cinco.

 

Do 1.º ao 3.º ano transitei por média, mas no final deste último ano fui admitido a exame e reprovei. Eu e o meu irmão. Ainda hoje, mais de 70 anos passados, "ouço" o som gutural com que o contínuo Moreira pronunciou, após o nosso nome, a palavra funesta REPROVADO! Muito sofri. Não tanto pela reprovação, que "passou". Mas pelas suas consequências.

 

Estávamos no ano lectivo de 1928/29. O meu pai ao pretender matricular-nos – éramos 3, pois o meu irmão mais novo terminara a instrução primária, – foi informado que os alunos repetentes teriam de pagar propinas em dobro. Éramos 3, valíamos por 5. O meu pai chegou a casa muito preocupado. Não podia ser. O seu ordenado era pequeno. Mesmo 3 era difícil, quanto mais... Receava pelo nosso futuro. Só que a vida tem muitas soluções, ainda que seja "nenhuma solução".

Constou-nos, mais tarde, que aquela decisão tinha sido anulada. Mas nós já estávamos afastados.

Afastados do Liceu e dos companheiros que muito prezávamos. Dentre eles destaco o Joaquim Seabra Diniz, de Sangalhos, que, com 13 anos, recitava, como gente grande, na aula do Dr. José Tavares e o Póvoa dos Reis, de Eirol. Às vezes, nos intervalos das aulas, sentados num dos bancos do recreio, ele e eu nos "divertíamos" com a "novidade" das expressões algébricas. Notáveis cidadãos se tornaram. O Seabra Dinis, médico psiquiatra de grande valor. O Póvoa dos Reis foi padre, cientista e humanista.

Decorria o ano de 1928. Comemorava-se em Aveiro o 1.º centenário da revolução liberal de 16 de Maio de 1828. Festas grandiosas, solenes e populares, recordando a revolta contra os opressores da liberdade:

Nobreza e clero, "educados" por 3 séculos de absolutismo, que descobriam na confusão do pais, após a morte de D. João VI, ocasião favorável à destruição das conquistas de 1820. Revolta que a proclamação de D. Miguel, como rei absoluto, tornara inadiável. Joaquim José de Queirós, o seu perseverante organizador. Um aveirense. Derrotas, no começo, mas a vitória chegaria com a Convenção de Évora Monte, em 26 de Maio de 1834.

Contrastante, a generosidade dos liberais vencedores com a repressão dos absolutistas, pletóricos de ódio, sedentos de sangue. Quero aqui recordar o nome dos aveirenses Mártires da Liberdade: Francisco Manuel Gravito de Vieira / 94 / e Lima, Francisco Silvério de Carvalho Magalhães Serrão, Clemente de Meio Soares de Freiras, Manuel Luís Nogueira, Clemente de Morais Sarmento, João Henriques Ferreira.

Assisti aos festejos de 16 de Maio de 1928, às homenagens, em que o nosso Reitor tomou uma parte activa, ao lançamento da primeira pedra do monumento à Liberdade, na Avenida Central.

Já passaram 73 anos sobre estes festejos. Terão de passar muitos mais para o monumento ser construído? Para quando o acordar dos aveirenses do sono que os impede de se honrarem e à cidade, restabelecendo o dia 16 de Maio como o do feriado municipal?

1928... Este foi também o ano de mau augúrio, o ano em que o Salazar, com pés de lã – tirara as botas – entrava no Governo, como ministro das finanças. Será que foi ele a mexer os cordelinhos das propinas? Talvez não, ele ainda não me conhecia...

Frente ao meu velho Liceu, que "parecia" querer negar-me uma nova oportunidade, ficava a Escola Comercial, de seu nome completo Escola Industrial e Comercial de Fernando Caldeira, que nos abria as portas de par em par. Ensino gratuito. Ainda fomos a tempo de nos inscrevermos nesse ano. Mas como algumas disciplinas eram diferentes da que se estudavam no Liceu, só pude matricular-me no 2.º ano.

A Escola Comercial funcionava em dois períodos: das 16 às 19 horas, para os mais novos, e das 19 às 23. Não havia, portanto, aulas de manhã. Mas era uma boa escola, com alguns bons professores e empregados. Todos preocupados com o bom nome do colectivo. O estímulo da "vizinhança" ajudava.

Completei o "Curso Comercial" que era de 4 anos, em 1931. Desde então acompanha-me o princípio, ali aprendido, "quem recebe, deve/quem dá, tem a haver", que pode traduzir-se por "bem fazer" para "bem receber”.

As "Noções gerais de comércio" e a "Escrituração comercial" eram dadas pelo professor Cardoso, um homem bem disposto. Com o Dr. Fernando Homem Cristo podia aprender-se bem o Francês, lido e falado, desde que se estivesse com atenção. A maior parte não estava, ou melhor, estava atenta a alguns "tiques" de vaidade do professor. Era um Parisiense. Vivera largos anos em Paris. Quando, ao passear nos "Arcos" lhe caía o monóculo, não hesitava um segundo a tirar outro do bolsinho do casaco e a colocá-lo com "estilo" no respectivo olho. Eu gostava da aula de Francês.

O professor que mais se identificava com a Escola Comercial era o Dr. Manuel Marques Damas. O seu nome lembrava a Escola. Falar ou pensar na Escola era lembrar o seu nome.

O Dr. Damas foi o professor que teve uma influência decisiva na minha vida. A ele devo o meu regresso ao Liceu. Terminado o curso, procurei-o na Escola: – O Sr. Doutor pode ajudar-me a fazer o 5.º ano do Liceu?

– Sim, senhor. Vamos a isso. – Respondeu-me com a amizade que lhe conhecia. / 95 /

Durante dois anos – 1931/32 – eu ia a casa do professor, na Vista Alegre, a 7 km de Aveiro. Se não levasse um resumo, pequeno que fosse, de 20 estâncias dos "Lusíadas", "abanava-me", brincando, contra uma porta, um pouco solta, que fazia muito barulho. E eu ficava com vergonha das filhas dele, que ouviam, de certeza (10 ou 12 anos mais tarde 2 delas viriam a ser minhas alunas).

E que bem me fizeram esses pequenos resumos dos "Lusíadas". Quão importantes eles foram, 40 anos depois, no meu exame de admissão à Universidade, em 1972.

A minha preparação para o exame do 5.º° ano do Liceu foi pouco segura. Resultou do grande número de disciplinas, do pouco tempo que eu dispunha para o ensino e do tempo ocupado a trabalhar como marçano-caixeiro-pracista (esta a evolução) numa casa comercial em Aveiro. E sobretudo do meu temperamento. Beneficiei, no entanto, do "estatuto" de estudante, com que entrei, aos 13 anos, para o campo do trabalho. Não era obrigado a cumprir um horário que existia ao sabor de quem mandava. É claro que o meu "ordenado", que entregava à minha mãe, era condizente com a minha disponibilidade.

Passava-se isto no princípio da década de 30. Cheguei a fazer parte do Sindicato que reclamava o horário de 8 horas. Sindicatos, "armas carregadas de futuro" (numa citação do Macedo, do Sindicato dos Professores).

A este propósito, uma retrospectiva: Salazar e os seus bem-mandados fizeram inscrever no "Estatuto dos funcionários civis do Estado" o seguinte preceito: «Os serviços terminarão quando o respectivo chefe os der por findos.» Mentalidades carregadas, derreadas de passado...

A 1.ª tentativa de exame do 5.º° ano foi no Liceu Rodrigues de Freitas, do Porto, em 1931. Não fui admitido à oral. Na minha caderneta escolar não há qualquer referência a este facto. A 2.ª tentativa foi no ano seguinte, no Liceu Alexandre Herculano e teve um êxito "estrondoso", pois fui aprovado com dispensa de prova oral.

A grande alegria que senti comparo-a hoje à do 25 de Abril de 1974. Corri a casa do Rocha e Cunha a dar a boa notícia ao Joaquim, o meu fidelíssimo amigo que, todos os dias, às 3 e meia da tarde, me esperava à porta da loja, onde eu trabalhava, como a avisar-me que eram horas de ir para a Escola.

Em seguida, sempre a correr, fui a casa, nas "Pombinhas" à entrada de Aveiro. Dada a boa nova, de bicicleta, voei à Vista Alegre a abraçar o professor. Como um "maratonista", mas de bicicleta, fui expandir a minha imensa alegria à Costa Nova e à Barra, após o que regressei a casa a pensar no meu futuro imediato. Ciências? Letras? E a loja?

Matriculei-me no 6.º ano de Letras e a minha sala foi, de novo, no Anexo (regresso completo), no rés do chão, com janela para o recreio das alunas. Era o ano lectivo de 1933/34.

Logo nos primeiros dias, um "desconhecido", com um pronunciado acento ribatejano: «Os colegas dão licença? Apresenta-se Manuel Romeiro Vaz Velho, transferido do Liceu de Santarém.»

Foi um dos espíritos mais brilhantes que passou pelo nosso Liceu. Inteligente e extremamente popular, o Vaz Velho marcou uma época.

Recordo os professores, Drs. António Salgado Júnior, Francisco Assis Maia, / 96 / Armando Coimbra, Alexandre Barbas, o saber, a solidariedade, a amizade, a camaradagem. E Agostinho da Silva. O sonho de um mundo novo, com a libertação da criança que existe dentro de nós. Criador de utopias realizáveis, se... E de alguns mitos, também. Defeitos? Quem os não tem? Até os deuses, que criaram este mundo, podendo fazer melhor... Deixaram-nos essa tarefa? Então, mãos à obra!

Foi Agostinho da Silva quem trouxe a ideia das "solidárias". Cada turma uma "solidária" com o seu patrono: Camões, Herculano, Garrett, ...

O nosso, no 6.º ano, era Leonardo da Vinci. Cada "solidária" elegia um presidente e um secretário. A reunião de todos formava uma Assembleia de onde saía, democraticamente eleita, a "Direcção dos Estudantes do Liceu de José Estêvão", formada pelo presidente da academia e os directores das diferentes secções: cultural, desportiva, recreativa, de tesouraria.

Já antes havia notória actividade cultural e desportiva. O prestígio duma instituição, como o nosso Liceu, é obra da dedicação de reitores, professores e de alunos. Teatros, conferências, festivais. No desporto, o basquetebol de há muito ganhara o entusiasmo dos alunos, que formaram equipas de bom nível distrital. Só que a chegada de Agostinho da Silva e a sua permanência no nosso Liceu, durante dois anos, graças à sua inteligência e aos seus extraordinários dons de expressão e de iniciativa, foi como se, por todas as janelas abertas, entrasse a refrescante brisa desta planície aveirense.

O Dr. José Pereira Tavares, no seu livro "Exame de Consciência" diz: «Nesse ano (1935), foi demitido do cargo de professor liceal o professor Agostinho da Silva, por se negar a assinar a declaração exigida a todos os funcionários, de que não pertencia a qualquer associação secreta! Assim se viu despojado o Liceu de um professor de real valor, estimadíssimo por colegas e alunos...»

Momentos altos se viveram no Liceu, por iniciativa ou preponderante intervenção dos alunos, nos anos de 1934 a 1937.

Pesadas sombras ameaçadoras de guerra escureciam os céus. Em artigos publicados no nosso jornal “A Voz Académica”, os estudantes mostraram o seu amor à paz, reclamando contra as causas conducentes à guerra. Como consequência dessa larga e persistente campanha, a Federação Internacional dos Antigos Combatentes – FIDAC –, em reunião realizada em 1935, em Varsóvia, capital da Polónia, resolveu atribuir a "A Voz Académica" a medalha escolar "FIDAC".

A este respeito, transcrevo o teor duma carta do Presidente da Secção Portuguesa FIDAC, general Ferreira Martins:

 

Lisboa, 12 de Fevereiro de 1936. Ex.mo Senhor Dr. Armando Coimbra. Liceu de José Estêvão, Aveiro. Ex.mo Senhor. Só agora me foi possivel – perdôe-me V. Ex.ª a confissão – ler o número 6 de "A Voz Académica", do 1.º de Dezembro último, já há muito recebido e que muito agradeço. Começarei por felicitar V. Excia como orientador do jornal académico e os jovens estudantes que constituem a sua Direcção e Redacção por verem coroados de êxito os seus esforços e, pelo prazer que os orgulha, de fazerem entrar o interessante jornal no segundo ano de publicação. Que em boa hora nele entre e lhe traga as prosperidades que bem merece! Neste número que tenho presente merece-me, porém,/ 97 /

particular interesse e especial referência o notável artigo "Pacifismo" em que João Costa – que julgo ser o moço redactor principal – a par da sua interessantíssima lição histórica que nos dá sobre as "as aspirações de paz" aponta com flagrante oportunidade, o movimento académico mundial para "arrancar do mundo as raízes geradoras da guerra" e apela com fervor para a academia / 98 / portuguesa para que secunde esse movimento pacifista. E porque a doutrina e o objectivo desse artigo está absolutamente dentro dos princípios que orientam a acção da FIDAC, eu peço a V. Ex.cia o obséquio de transmitir ao seu autor as felicitações e os agradecimentos que, em nome dela aqui sinceramente lhe dirijo. A grande parte que nessas felicitações e agradecimentos cabe a V. Ex.ª na sua qualidade de criterioso orientador do jornal digne-se V. Ex.ª aceitá-la com as homenagens desta Secção e o meu testemunho pessoal de particular apreço e alta consideração. O Presidente da Secção Portuguesa FIDAC a) – General Ferreira Marfins. P.S. Desejaria divulgar o artigo "Pacifismo" em jornais dos antigos Combatentes. Quereria V. Ex.ª obsequiar-me fazendo que, para esse efeito, me fossem enviados três ou quatro exemplares do número 6 do jornal? Muito lhe agradeceria a) G. F. Marfins. 

Em sessão pública realizada no Teatro Aveirense, em 9 de Abril de 1937, recebi, na qualidade de Presidente da Academia, no ano de 1935/36, das mãos do representante da Secção Aveirense da FIDAC, a medalha escolar daquela instituição que, de imediato, transmiti ao novo Presidente da Academia, António da Rocha e Cunha.

Nesse acto pronunciei o discurso que foi publicado em "A Voz Académica", no seu número 20, de 30 de Abril de 1937. Apenas algumas passagens:

«A entrega da medalha da Paz, galardoando o esforço feito pelos estudantes de Aveiro, em prol da difusão dos ideais pacifistas, constitui um motivo de regozijo para a Academia Aveirense.

Em diferentes momentos a Academia tem sabido patentear duma maneira bem clara, o seu grande entusiasmo pelos ideais que verdadeiramente nos dignificam(...) Foi assim que, em “A Voz Académica”, se iniciou uma campanha aturada, persistente em que se procurou desenvolver no aglomerado académico o espírito pacifista.

Por princípio, por responsabilidade e ainda por instinto de conservação, devemo-nos tornar paladinos da harmonia entre os povos. A conquista da Paz é uma conquista e liberdade. É a libertação do espírito para a orientação voluntária dos nossos destinos. / 99 /

Sem uma organização do trabalho regularmente elaborada, sem uma justa distribuição das riquezas e dos confortos que do desenvolvimento da técnica-científica resultaram, sem uma com participação modelar dos bens que as descobertas científicas legaram à humanidade, a Paz é irrealizável. A disputa entre os homens continuará, violentamente, enquanto o problema da miséria não for solucionado.

Companheiras! Raparigas que vos preparais para a vida melhor do que as vossas antepassadas, que adquiris, com a vossa formação intelectual e moral uma mais perfeita consciência da vossa missão, digo-vos como disse Marta Mesquita da Câmara: "Os homens podem destruir o mundo independentemente das mulheres, mas não conseguem reconstruí-lo sem o auílio delas.

E Companheiros, estudantes aveirenses, que recebeis hoje a consagração merecida pelo esforço dispendido a favor duma ideia generosa e altruísta, e que possuis entusiasmo, impulsividade e arrebatamento: transmito-vos a medalha que é hoje vossa pertença. Que ela seja um incentivo para que continueis a unir os vossos esforços por uma causa que é bem a causa vital da Humanidade!»

Por outra causa e bem nobre se ergueram e uniram os alunos do Liceu: o protesto contra a ofensa à memória de José Estêvão. Estávamos no ano lectivo de 1934/35. Começaram a chegar-nos notícias (corriam mais devagar, nesse tempo) de protestos em Lisboa, contra a retirada da estátua de José Estêvão da frente da (actual) Assembleia da República para um pátio interior.

"Ardiam" essas notícias numa espécie de lume brando, quando em Aveiro se leu no "Diário da Manhã", ou noutro jornal "semelhante", um artigo de Alfredo Pimenta – vesgo historiador da área salazarista justificando e apoiando esse cobarde feito dos inimigos da liberdade.

Tanto bastou para que diversas associações aveirenses conjugassem os seus esforços e organizassem uma grande manifestação de protesto. A Banda de José Estêvão a convocou. Manifestação popular. Só popular. Dela se alhearam as "entidades oficiais". E porquê? Não se pense que era para não dar muita importância ao sectário jornalista... Não! Foi por medo! Por medo do risco. Salazar entrou a governar com pés de lã, mas calçou as chancas. E os instalados e instaláveis sentiam isso. Lenta e progressivamente se instalava também o medo – o mais duradouro sentimento nos 48 anos de ditadura.

Depois de sucessivas recusas dos "notáveis" de Aveiro de aceitarem ser porta-voz da indignação dos aveirenses, os organizadores vieram apelar aos estudantes. Recaiu sobre mim a escolha. O cortejo já partia do Rossio, enquanto eu, sem experiência em discursos sérios (dos "outros" havia, claro) procurava alinhar algumas frases apropriadas para dizer junto da estátua do grande tribuno. Todas me pareciam (e eram) sem o brilho necessário. Mas foram ditas, não havia outras. No dia seguinte realizou-se, na sede da Banda, um banquete de 3niversário e, então, aí, tendo sido convidado, pude exprimir com mais cuidado, os sentimentos colectivos da cidade. Dos presentes ouvi agradecimentos 30S estudantes do Liceu que galhardamente se tinham associado e distinguido na homenagem ao Patrono comum. / 100 /

Nesse mesmo ano, viveu-se internamente no Liceu um movimento de solidariedade contra a "suspensão por dois anos" que se dizia ter sido aplicada a um aluno do 6.º ano.

O "Manel Codim" – Manuel Nunes de Oliveira – estava inocente. A palavra ofensiva que, manuscrita, estava a seguir ao nome de uma aluna, na planta da aula, não foi ele que a escreveu. Era uma palavra de quatro letras. Mas o professor pensou que talvez um exercício escrito pudesse ajudar a descobrir o culpado. Dizem haver em cada um de nós um poeta. Também há um polícia. E o Manel foi apontado. Acusado, disse não ter sido ele. A malta procurava-me. Que era preciso defendê-lo Encontro-o a jogar à bola, no largo frente ao Liceu. Corria, chutava, não parava.

– "Manel! Quem escreveu aquilo lá na turma?"

– "Não sei. Eu não fui". – E continuava a correr, a chutar.

– "Vai ter com o Reitor e diz-lhe que estás inocente".

– "Eu disse, mas ele diz que fui eu"...

Só se viesse a polícia é que o jogo acabava...

Os companheiros afirmavam-me que ele era assim. Era um rapaz simples. Não podia ter feito aquela parvoíce. Mas não sabia defender-se.

Fui a casa dele, em Ílhavo, junto ao cruzeiro, em Cimo de Vila. O pai era oficial da marinha mercante, com muito boa fama, calmo e bondoso. A mãe, mãe de meia dúzia de filhos. "Aquele filho é "assim". Não fazia uma garotice dessas. Tem irmãos e irmãs. Conhecemo-lo bem..."

Reuni com a malta. Estávamos convencidos. Só faltava um "abaixo-assinado" e colher assinaturas.

O João Costa e eu sentámo-nos a uma mesa e redigimos uma petição ao Sr. Reitor. Não pedíamos clemência. Pedíamos justiça com base na nossa convicção. Num universo de 500 alunos, colhemos 300 assinaturas, apesar da campanha negativa que o professor investigador andou a fazer em várias salas de aula.

Acusado e defensor chamados ao Conselho Escolar. Os drs. João Pires (Reitor), Álvaro Sampaio e Assis Maia aguardavam-nos. (Sabíamos que as suas ideias preconcebidas se baseavam em exame comparativo de letras, mais que falível).

O Reitor (excelente cidadão!) não interrogava, acusava. Mostrava-se magoado com a má-criação e ofendido com os termos do abaixo-assinado. Que iria investigar para saber quem tinham sido os seus autores Logo ali ficou esclarecido. Tomava a responsabilidade, por mim e pelo meu colega João Costa. Isso permitiu que, atentamente, ouvisse a minha exposição.

À tarde a malta informou-me: "O Reitor perguntou por ti". Corri ao seu encontro. "Diga ao aluno que pode continuar a frequentar as aulas" (e subindo de tom) "Mas as investigações continuam!"

Se houvesse um castigo, mínimo que fosse, seria um erro. O Manuel estava inocente, como previa. Anos mais tarde, recordando cenas passadas, com um seu antigo companheiro, este revelou-me ter sido o autor da garotice. Viu a asneira que fez e o mal que podia causar. Mas teve medo. Não se acusou... / 101 /

Todos defendiam o Manel.

Também houve uma "Rebelião" ... folclórica.

No 6.º ano tínhamos feito uma excursão ao Minho. Foram dois dias de alegre convívio, que teve o seu ponto culminante na recepção que nos prepararam professores e alunos do Liceu de Viana. Aliás, na tradição de amizade entre as duas cidades.

No 7.º "sonhámos" com uma excursão de 3 dias ao Ribatejo. O beneplácito do Reitor era essencial, como é evidente. Concedeu-nos 1 dia e fez um comunicado, que foi lido em cada uma das "solidárias" do Complementar, dizendo que a excursão que pretendíamos não era "exequível". Esta expressão ribombou em todas as salas.

Estávamos a comentar esta decisão – que não aceitámos – quando vimos passar um almocreve com o seu burro à arreata. "Associação de ideias"... E deu "burricada". Não, lá na minha terra, o único burro é este. Onde os senhores podem encontrar os que quiserem é em Sanchequias, além de Vagos". Lá fui, de bicicleta, com o Zé Madaíl. As ruas da aldeia eram de areia. Sentadas à porta de casa, pessoas com lepra.

Contratámos 22 burros a 15$00, cada. Sem que pedíssemos, os donos (ou os que falavam em seu nome) prometiam limpar muito bem os animais e pôr-lhes em cima mantas limpas. Em Aveiro juntaram-se dezenas de bicicletas.

Enfeitados os burros como pudemos, percorremos algumas ruas da cidade, após o que nos dirigimos a Ílhavo onde nos esperavam as nossas colegas com flores e muito povo.

De novo a caminho de Aveiro. Na Avenida, junto à Capitania, / 102 / dispostos em fila, uns nas montadas, outros nas bicicletas, tomámos parte na recepção a um numeroso grupo de teatro de revista, de Viana do Castelo, que vinha dar um espectáculo no Teatro Aveirense.

Era já tarde quando libertámos os burros e os seus donos das tarefas. "Cumprimos" apenas...

À noite, junto ao Teatro, éramos multidão. Tínhamos conquistado o "direito" a borlas. – "Quantas?" Perguntou-me o Sr. Osório, gerente do Teatro, ao avistar-me. – "Para quem tiver capa" – gritei-lhe. E foi "um vê se te avias" de troca de capas, através das portas na presença do sorriso benévolo dos porteiros. Grande espectáculo, teatro ao rubro!

"Ela" atravessava o Largo do Liceu. Levava nos ombros um pequeno xaile preto. Pareceu-me que vestia toda de preto. Não sei bem. Sei que levava um xaile preto. Eu descia a Rua Coimbra, pelo passeio do lado esquerdo. Ela ia já longe. O Largo ficou vazio. Isto é, deixei de a ver. Só isso. Não fiquei ansioso, sequer perturbado. Lembro-me que sorri, comigo só. Depois esqueci-me de sorrir...

Eu tinha completado o curso complementar de letras do Liceu em Junho de 1935. A entrada na Universidade era um sonho mal sonhado, dadas as condições do momento que vivia. Não iria desistir. Sentia que era um adiamento.

O professor Dr. Alexandre Barbas, cuja amizade semelhava camaradagem, bem nos incitava a mim e ao Vaz Velho, a irmos para Lisboa. Lá, venceríamos, dizia. Mas o Vaz Velho estava preso à sua Manuela e à família Lemos, por laços de amor e de amizade. Eu tinha forças de "ficar" não de "partir". O espírito aventureiro não é obrigatório ser próprio do português.

Decidi, então, ficar. Iria candidatar-me a funções públicas. Entretanto, fazia o que mais gostava: ajudar a estudar, estudando e ensinando.

Procurava dar a conhecer o interesse prático do estudo que fazíamos, para que a atenção ficasse mais desperta, o empenhamento fosse maior. Alertava para o facto de cada ciência, cada arte, cada profissão ter a sua linguagem de que fazem parte expressões e conceitos-base, que têm de ser conhecidos, sob pena desse linguajar não ser entendido pelos que o ouvem. Quando os médicos falam uns com os outros, os juristas, os mecânicos, os marítimos, ficamos a ver navios (Sabem o que é "paiol grande"? Não sabem, mas se lhes disser que é o mar, já entendem.)

E a matemática (falo sempre nela, porque muito me ajudou) tem os seus códigos. Só quem os conhecer poderá descodificar a sua linguagem e, portanto, compreendê-la. Às vezes, para levar a água ao meu moinho, invocava os logaritmos e as suas relações para concluir que sozinhos não somos nada, que é errado pensarmos e dizermos que contamos só connosco. Não esquecia a fundamental ligação do Português a ... a tudo.

Pois é... Como disse, "fiquei". E aceitei tomar parte nos ensaios e últimos espectáculos de uma revista regional, organizada pelo Clube dos Galitos, de Aveiro, que se chamava "Ao cantar do Galo".

E "ela" estava lá. Ávia, se chama. Casámos em Junho de 1940. Temos dois filhos. José Manuel e Carlos Alberto são os seus nomes. Deles, netos e destes / 103 / bisnetos.

Após curta passagem pela C.G.D., como aspirante estagiário, esse foi o 1.º cargo público que exerci (posse em 1 de Julho de 1938), fui nomeado aspirante estagiário da D.G.C. Impostos e colocado em Lamego, tendo tomado posse em 12 de Agosto de 1939.

Tempos sombrios ensombravam o nosso país. "Os sinos dobravam" por Espanha (Hemingway). É dessa época que as divisões no seio do povo se acentuaram. À aspiração de paz e de liberdade que era sentida pela maior parte do nosso povo, respondia o Poder ditatorial com a criação e desenvolvimento de forças repressivas que instalaram a dúvida, a desconfiança e o medo na nossa sociedade. E a década de quarenta chega. Com ela, uma das maiores tragédias sofridas pela humanidade: a guerra de 1939/45. Portugal não era beligerante... Mas fazia parte do mundo e todo o mundo foi atingido por mortes, sofrimentos e miséria.

Ílhavo e outras terras a Ílhavo ligadas pela actividade pacífica da pesca e da navegação viveram os dramas da guerra marítima. Torpedos, minas trouxeram o luto a muitos lares ilhavenses. A tal ponto que não havia ninguém na nossa terra que não chorasse a perda de um familiar ou de um amigo na guerra dos mares.

Em Abril de 1942 fui transferido para Ílhavo, onde permaneci até ser promovido, mediante concurso a 3.º oficial e colocado em Portalegre em Dezembro de 1948.

Decorria a campanha para a eleição do Presidente da República. O candidato da Oposição era o general Norton de Matos. Na véspera da ida às urnas, a que a oposição se recusou, dada a ausência de condições, a polícia política efectuou centenas de prisões em todo o país. / 104 /

Os períodos eleitorais, só aparentemente, eram períodos de liberdade. A vigilância aumentava e os vigilantes-rafeiros presos apenas à trela das suas contradições.

Os democratas sabiam isso. A sua dignidade, porém, obrigava-os a usar a liberdade consentida para a transformar em liberdade conquistada.

Só em Portalegre foram presos 10 trabalhadores que faziam parte da comissão eleitoral. Julgados, foram condenados a ano de prisão que se alongaram com as famigeradas "medidas de segurança". / 105 /

Em Janeiro de 1951, saí de Portalegre, transferido para a Direcção de Finanças de Aveiro.

Aqui, em 8 de Maio de 1952, à saída do meu trabalho, fui preso pela 1.ª vez (outras se seguiriam em 55 e 62). Após 78 dias de isolamento nos vários "curros" ou "gavetas" do 3.º andar do Aljube, seguiu-se idêntico período de transferências sucessivas de Caxias- Aljube, Aljube-Caxias. Era a instabilidade na própria prisão. Os esquemas de trabalho (ensino a camponeses) e de estudo eram destruídos.

Em 3 de Outubro do mesmo ano, sou restituído à liberdade, sem processo judicial, pelo que regressei ao serviço na direcção de finanças de Aveiro.

A consciência dos graves problemas que se viviam no nosso país exigia tomadas de posição que pudessem, sem violência, travar o agravamento desses problemas. Não se devia, não se podia ignorá-los. O Tarrafal, que sobrevivera aos fascismos derrotados. No Alentejo, agrários protegidos, camponeses explorados. Em todo o pais "alianças" estranhas...

Em Aveiro, desde longa data que se tomavam posições pela liberdade, a favor dos oprimidos, contra os opressores. Lembrei aqui os que se "ergueram" em 16 de Maio de 1828. Lembro hoje, 16 de Maio de 2001, um grande cidadão do "nosso tempo", Mário Sacramento.

O seu nome, ele próprio, esteve ligado a todos os movimentos de libertação do nosso país. / 106 /

Foi também um brilhante aluno do nosso Liceu, fundador e 1.º director de "A Voz Académica" e presidente da academia de 1937/38.

Com Mário Sacramento e Manuel Andrade, fui um dos responsáveis pela folha volante "16 de Maio", nos anos 50.

Como apoiante do M.N.D., movimento democrático, sediado no Porto e dirigido por Ruy Luís Gomes, Virgínia Moura e, Lobão Vital, Albertino de Macedo e José Morgado, fui preso, 2.ª vez, em 5 de Março de 1955 e libertado, sob fiança, em 13 de Setembro do mesmo ano. Processado, fui julgado no Tribunal Plenário do Porto. Ainda sob fiança, fui suspenso das minhas funções na Direcção de Finanças, em 30 de Dezembro de 1955. Condenado naquele Plenário a 1 ano de prisão, perda das funções públicas que exercia, o Supremo, para o qual recorri, baixou a prisão para 6 meses, mas manteve o principal que foi a perda das funções públicas. Apesar do Tribunal reconhecer "não se verificar nenhuma agravante, tendo-se provado, pelo contrário, a seu favor as seguintes atenuantes: "o seu bom comportamento anterior, ser homem honesto e bom chefe de família, ter sido durante 16 anos funcionário zeloso e cumpridor, ter-se mostrado em vários passos da sua vida dotado de elevado espírito de solidariedade humana, ser estimado por todos que privam com ele, merecendo a maior simpatia e consideração", e ainda a circunstância de ser "funcionário público de situação económica modesta".

Companheiros de prisão e de julgamento, os antigos alunos do nosso Liceu Mário Sacramento e Manuel Andrade. A minha sentença "apenas" excedeu a do Mário na perda de emprego. Mas o Mário seria "compensado" com medidas posteriores. Não faltava imaginação aos que pensavam ser donos do nosso país. O Andrade iria cerca de 5 anos para o Forte de Peniche, pois consideraram-no merecedor de "medidas de segurança".

Este julgamento realizou-se ao arrepio do pedido de uma ampla amnistia para os presos políticos (cuja existência era negada pelo ditador), pedido assinado por milhares de pessoas entre as quais o Reitor do nosso Liceu, José Tavares, o Director de Finanças do nosso distrito, José IIharco e o Bispo de Aveiro, Evangelista de Lima Vidal.

Era o ano de 1958. Todo o país tinha vibrado, vivido, momentos de grande unidade e esperança na libertação, com o aparecimento do general Humberto Delgado.

O povo o apoiou. O ódio dos fascistas, do topo à base, não o esqueceu. E matava-o.

A partir do meu afastamento da função pública, como me sentia vocacionado para o ensino, optei pela actividade de explicador, a única que, nesse campo, estava ao meu alcance, pois só possuía os cursos do ensino secundário. Mais tarde fui admitido como professor num externato de Aveiro (Externato João Afonso de Aveiro).

Entretanto obtivera um primeiro prémio no curso superior de língua francesa, no Instituto de Francês do Porto.

No ano seguinte, 1962/3, com 15 Aveirenses, fui de novo e pela 3.ª  vez preso em Caxias e Aljube. / 107 /

Explicador e professor, que era, tinha de ser estudante: Por outro lado, se queria ser professor a nível oficial, num futuro ainda incerto, tinha de prosseguir os estudos. Era além do mais, consequência natural da minha actividade.

Assim, em 1972, quando ainda era professor no Externato, fui admitido, mediante exame, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Em 15 de Julho de 1978 concluí a Licenciatura em Filologia Românica daquela Faculdade, tendo-me sido atribuída a informação final de bom, com 14 valores.

Estava no 2.º ano e colocado como professor provisório na Escola Preparatória Manuel Trindade Salgueiro, em Ílhavo, quando surgiu o 25 de Abril. Vivi a surpresa e a alegria desse dia em Coimbra, com o entusiasmo que devem calcular.

No entanto, não pude satisfazer o meu desejo de, a partir daí, me dedicar ao ensino. Pensava que seria mais útil numa escola do que numa repartição. O meu afastamento dos serviços tinha sido muito longa... Mas um decreto, publicado logo no dia seguinte à revolução de Abril, prescrevendo a reintegração dos funcionários públicos demitidos por motivos políticos, previa apenas o seu regresso às antigas funções. Fui reintegrado como subdirector de finanças. A justeza da decisão foi muito valorizada pela rapidez com que foi tomada. Sinal de libertação!

Agora, antes de terminar o meu testemunho sobre a marca profunda que o "meu Liceu" imprimiu na minha vida, lembro uma conversa tida com José Barreto, subdirector do jornal "O Ilhavense" que me perguntava o que Abril trouxe de novo ao povo português:

Só quem não conhece o passado pode ignorar o quanto Abril nos trouxe. Na marcha da humanidade sempre alguém sai prejudicado. Os regressados das colónias foram-no e muito: Mas para a larga maioria do povo português, o 25 de Abril foi a libertação, sem deixar de ser como lhe competia, o braço da solidariedade: Para sintetizar digo-lhe que, para os democratas foi a libertação do terror fascista e para todos, para toda a população do nosso país foi o fim da guerra. Não mais mobilizados, não mais telegramas, não mais heróis. A guerra, "mal de todos os males" acabara. Começava a liberdade, fonte da vida.

Ílhavo, 16 de Maio de 2001.

José Maria Oliveira Gouveia