Acesso à Hierarquis Superior.

Prólogo

Quando o Manuel Pacheco me convidou para escrever um Prólogo para o livro Os Artistas de Aveiro, quase que apanhei um choque. Mas como é possível tal Convite?

E esse choque tem uma explicação num passado longínquo, no tempo em que estudava no Colégio de Albergaria e tinha feito os exames do 5.º Ano (agora o 9.º) e tinha passado, mas com uma deficiência a Português. E como é que agora sou convidado para fazer um escrito?

Dado este resultado, meu Pai achou melhor ir frequentar umas aulas, ou conversas, com um conceituado e culto escritor, o Dr. Vasco de Lemos Mourisca, mais tarde criador e director do jornal "O Arauto de Osselôa" em Albergaria-a-Velha. Assim, às segundas feiras, ia para casa do Vasco para "conversar". E boas conversas aconteceram, o que agradeço profundamente.

Assim, aqui estou a falar sobre Os Artistas de Aveiro, Artistas que a exemplo de muitos Artistas de outros lados, sempre tiveram que lutar e trabalhar bastante para virem a ser reconhecidos. Há alguns que tiveram a vida um pouco facilitada, por já estarem inseridos num meio próximo de ambientes culturais já estabelecidos e reconhecidos. Mas outros, a maioria, sempre tiveram de trabalhar longa e profundamente, para virem a ser reconhecidos. Infelizmente estamos num País em que a Cultura tem sido um parente pobre e pouco apoiado. E por vezes apoiado por razões políticas o que nada tem a ver com Cultura.

Daí, temos de enaltecer aqueles que, após estranhas lutas de estudo, trabalho, dedicação, dificuldades, e sabe-se que lá mais quê, conseguiram vir a ser reconhecidos como exemplos culturais na nossa vivência.

E este livro vem a ser uma justa homenagem a todos aqueles que têm lutado pela elevação cultural da nossa Região de Aveiro, quer estejam por cá ou por esse mundo fora, tendo Aveiro como Saudade num cantinho do seu coração. / 20 /

Obrigado Manuel e Armando por criarem um testemunho de todos os que são referidos no livro e de muitos outros que nem chegamos a conhecer, pois este é um modo diferente e de qualidade de referenciar a Cultura de todos nós.

Zé Lu Martins Pereira
 

 

Página anterior. Índice Página seguinte.