Escola Secundária José Estêvão, n.º 5, Out. - Dez. de 1991

Quem não gostaria de escrever um pequeno texto, um artigo, um livro sem se preocupar com a sua correcção gramatical? Tudo isto, que parecia difícil de concretizar, é hoje quase realidade. Com efeito, no ano passado, apareceram no mercado informático os primeiros correctores gramaticais em francês e em inglês (Hugo Plus, Sans-Faute Grammaire, Grammatik, Gram R). Estes programas verificam automaticamente os erros mais comuns de ortografia e sintaxe. Indo mais longe, sugerem mesmo algumas correcções estilísticas aos autores.

As limitações destes programas são ainda consideráveis e prendem-se sobretudo com a complexidade das regras gramaticais, o grande número de excepções e a resolução dos problemas ligados à plurissemia. Deste modo, a qualidade dos programas está sobretudo na quantidade de formas gramaticais que contêm e a maior parte dos correctores gramaticais recorre a um sistema de análise por semelhanças. Esta análise faz-se em três etapas.

Primeira etapa: identificação das palavras que compõem a frase. A análise da frase realiza-se do inicio para o fim. O programa verifica se as palavras correspondem às formas que estão agrupadas no seu dicionário. No caso de não existirem ou não corresponderem é proposta a sua correcção (automática ou manual)

Segunda etapa: o agrupamento e análise da categoria das palavras segundo a sua função (nomes ou grupos nominais, verbo ou grupo verbal, atributos, complementos, etc.). A correcção gramatical começa aqui: se um destes componentes não respeitar as regras de base, o programa propõe uma nova correcção... ou começa a confessar as suas próprias limitações.

Terceira etapa: o programa inicia a verificação das regras que "conhece": o grupo nominal deve concordar em género e em número, o verbo com o sujeito, o atributo com o grupo nominal, o acordo do particípio passado, etc.

Muitos dos correctores gramaticais são ainda capazes de detectar repetições, falta de negações e elisões, erros com os pronomes relativos, frases incompletas, pontuação indevida, frases longas, etc.

O teste que se segue, para todos os leitores, é um exemplo sobre o qual um corrector gramatical poderia actuar. O melhor corrector detectaria 81 erros em 30 segundos, o "menos bom" 26 erros em 45 segundos. Quantos identifica você em 3 minutos?

Frases:

La dame que je regardais était ravissant. I Ce que V. Hugo disaient est tres révélateur. I La femme est souvent moins bien payé que l'homme. I Nous nous en tenons au promesse du mois dernier. I Ce autobus est rouge. I J'ai vu la femme de le boulanger. I Le mystere de la femme decoupée en morceuax demeure entiers. I Je lui ai fait dont de mon corps. I Nous nous sommes trahi I Si je viendrai, je dirais tout. | Quand il venait, il me fait la bise. I Ce joli fauteuil a des accoudoirs sculptés. I Le professeur à démontré le théorème. I Vingt-trois pomme sont sur la table. I Il faut que se soir parfait. I L'écureuil qui se baignent est roux. I Nous achèteront ce logiciel. I Viens me voir. I Elle me semble vraiment très charment. I Les marins, à quelques heures du but, abandona. I La montre qui est devant moi est joli. I Savez-vous planter les choux. I La mer, malgré ses dangers biens connus, est très apprécié en été. I Donne le moi tout de suite. I La petite poule rouge mentais bien. I Est ce que tu viens? I Ving-cinq bateuax arriva au port. I La femme que j'aime me regard bizarrement. I Alexandre et Jeanne a vu Babar. I Le développent a été rapide. I C'est de qu'affirma les deuxs suspects. I Telle mère tel fille. / Tout les soiors je me rase. I Elle viendra des qu'elle aura fini. / Tu et ma préférée. / Dis moi ou est la faute. I L'agneau a ´té mangé par le loup. I Je te montre se que je sais faire. I Il n'y a pratiquement de dégat. I Je lui ait dit daller se faire voir. I Ces fauteuils on des bras. I Um bon soldat doit être obéissante. I Vous étés plutôt dans mon genre. I Je suis content que fosses la vaisselle juste aplrés le repas. I Existe-il un tel ouvrage? I Elle m' a di!: "Tu viens? II

Conseguiu? Bravo!

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* Professor do quadro de nomeação definitiva do 8° B, destacado no Pólo de Aveiro do Projecto Minerva.
 

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

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