Escola Secundária José Estêvão, n.º 25, Novembro de 1999

 

12.º Dê - ATELIER DE DESPORTO

 

A Área-Escola do 12.º De realizou-se no dia 25 de Março pela manhã, no pavilhão do Indesp. Constou na apresentação de um Atelier de Desporto, para apresentação e divulgação de algumas modalidades desportivas: shudo, jogos tradicionais, defesa pessoal (Filipe Conceição e Filipe Ildefonso), minigolfe, capoeira, kick boxing, muay thai, full contact, aeróbica e mini-trampolim (toda a turma).

Para além da participação da turma, estiveram presentes alguns convidados: Professor Nuno Rocha com a Academia de Shudo, Miguel Marques e vários atletas do GimLine, Professor Chico e seus alunos de capoeira e professora Cristina Lopes na Aeróbica.

A actividade superou as expectativas em termos de organização, relacionamento e participação da turma e demais intervenientes.

Apenas de salientar negativamente a reduzida participação do corpo docente da Escola, especialmente do grupo de Educação Física.
 

 

12.º F (de) Festa (e) de Finalistas

 

Os alunos desenvolveram todas as actividades previstas no seu projecto e ainda outras relacionadas com a angariação de fundos para a sua viagem de estudo, tendo a esmagadora maioria deles participado de uma forma organizada e empenhada. De entre essas actividades pode-se salientar:

– A realização de um inquérito destinado a sondar a população escolar relativamente à pertinência de uma 'Festa de Finalistas', bem como a obter uma estimativa do número de pessoas que participariam e em que condições;

– Organização de um 'Concerto de Bandas';

– Filmagem do concerto em vídeo;

– Concepção e realização de um cartaz alusivo à 'festa de finalistas';

– Contactos com vista à contratação da banda, à realização do jantar e à angariação de patrocínios;

– Preparação do Ginásio para a realização do baile. / 24 /

Atendendo ao tipo de tarefas que os alunos tiveram de desempenhar, poder-se-á dizer que foram cumpridos objectivos previstos no anexo I ao Despacho n.º 142/ME/90, nomeadamente os referidos nas alíneas f) e g):

f) A ligação entre os saberes teóricos adquiridos ao nível de matérias de ensino ou das disciplinas e a sua aplicação prática;

g) A concretização de actividades que promovam o desenvolvimento do espírito de iniciativa, de organização, de autonomia e de solidariedade, aspectos fundamentais da formação integral do aluno.

Na sua avaliação do trabalho desenvolvido, os alunos referiram-se de alguma maneira á consecução dos objectivos atrás citados, manifestando uma certa satisfação e considerando-o muito positivo. As dificuldades mencionadas mais frequentemente são as relacionadas com a obtenção de patrocínios, com a falta de tempo e com problemas a nível de comunicação e de tomada de decisões.

DT

 

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

págs. 23 e 24