Escola Secundária José Estêvão, n.º 25, Novembro de 1999

 

ÁREA-ESCOLA UMA OPINIÃO

 

Área-Escola, na minha opinião, seria necessário um debate em cada estabelecimento de ensino, de modo a que os profissionais deste ramo tomassem consciência do que realmente pensam os alunos sobre o assunto. A verdade é que provavelmente irão descobrir que mais de metade dos estudantes não concorda com a área-escola. Uma das razões é, com certeza, a falta de vontade para ocupar os seus tempos livres com trabalho... é a realidade! Mas não será mais importante uma segunda razão? A área-escola não é significativa para os jovens. E se isso acontece, então não há motivo para que exista.

Se perguntar a um aluno o que fez o ano passado na área -escola, ele provavelmente dirá:

"Não sei, já não me lembro!". Porquê? Será porque nem todos trabalham o mesmo ou porque simplesmente somos obrigados a participar...então? Também não sei, mas se é suposto que a área-escola estimule o gosto pela aprendizagem, percebe-se que não está a resultar.

De qualquer modo não há só a face escura. De modo algum!

Empenhámo-nos em mostrar o que fizemos aos outros, investigámos assuntos novos, desconhecidos, contactámos com as pessoas, etc. Pessoalmente acho que os temas são bem escolhidos: abrangentes, interessantes, actuais, úteis (por exemplo o ano passado – "OS DIREITOS HUMANOS" – foi uma excelente escolha, aliás a melhor área-escola que eu já tive).

Penso que a área-escola não é um mau caminho para o estímulo, mas haverá melhores estímulos. Poderíamos, à semelhança de outros países, reduzir ligeiramente os horários (porque eu sei que também não se podem fazer milagres); e em vez de irmos para casa nessa altura, teríamos actividades extra-escolares, mas dentro da escola! Actividades essas que estariam relacionadas com as disciplinas, mas que cada um escolheria as mais adaptadas a si. Deste modo o programa não "pesaria" tanto (nem aos alunos nem aos professores), a aprendizagem seria mais eficiente e menos desgastante. O gosto pela escola enriqueceria, pois deixaria de ser o local dos testes, das notas, das aulas, para passar a ser uma espaço de aprendizagem e lazer!

A escola deverá, não só a ajudar os seus alunos a adquirir conhecimentos, mas também prepará-los para que no futuro sejam bons e satisfeitos profissionais.

MARIA LEONOR SARDO

N.º 15 – 12.º B
 

 

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