Área-Escola, na minha opinião, seria necessário
um debate em cada estabelecimento de ensino, de modo a que os
profissionais deste ramo tomassem consciência do que realmente
pensam os alunos sobre o assunto. A verdade é que provavelmente
irão descobrir que mais de metade dos estudantes não concorda
com a área-escola. Uma das razões é, com certeza, a falta de
vontade para ocupar os seus tempos livres com trabalho... é a
realidade! Mas não será mais importante uma segunda razão? A
área-escola não é significativa para os jovens. E se isso
acontece, então não há motivo para que exista.
Se perguntar a um aluno o que fez o ano passado
na área -escola, ele provavelmente dirá:
"Não sei, já não me lembro!". Porquê? Será porque
nem todos trabalham o mesmo ou porque simplesmente somos
obrigados a participar...então? Também não sei, mas se é suposto
que a área-escola estimule o gosto pela aprendizagem, percebe-se
que não está a resultar.
De qualquer modo não há só a face escura. De modo
algum!
Empenhámo-nos em mostrar o que fizemos aos
outros, investigámos assuntos novos, desconhecidos, contactámos
com as pessoas, etc. Pessoalmente acho que os temas são bem
escolhidos: abrangentes, interessantes, actuais, úteis (por
exemplo o ano passado – "OS DIREITOS HUMANOS" – foi uma
excelente escolha, aliás a melhor área-escola que eu já tive).
Penso que a área-escola não é um mau caminho para
o estímulo, mas haverá melhores estímulos. Poderíamos, à
semelhança de outros países, reduzir ligeiramente os horários
(porque eu sei que também não se podem fazer milagres); e em vez
de irmos para casa nessa altura, teríamos actividades
extra-escolares, mas dentro da escola! Actividades essas que
estariam relacionadas com as disciplinas, mas que cada um
escolheria as mais adaptadas a si. Deste modo o programa não
"pesaria" tanto (nem aos alunos nem aos professores), a
aprendizagem seria mais eficiente e menos desgastante. O gosto
pela escola enriqueceria, pois deixaria de ser o local dos
testes, das notas, das aulas, para passar a ser uma espaço de
aprendizagem e lazer!
A escola deverá, não só a ajudar os seus alunos a
adquirir conhecimentos, mas também prepará-los para que no
futuro sejam bons e satisfeitos profissionais.
MARIA LEONOR SARDO
N.º 15 – 12.º B
|