Escola Secundária José Estêvão, n.º 22, Junho de 1998

ALIÁS

22

1998, JUNHO

Voluntaria ou involuntariamente colaboram neste número: Delfim Rodrigues. Raquel Ruivo, Alda Oliveira e Jacinta Afonso, Arsélio Martins, alunos dos projectos da área escola de várias turmas, Stacy Atkinson, Luísa Catarino e professores de S. Jacinto. …

Propriedade: Escola Secundária José Estêvão

Direcção e composição: Arsélio Martins

Impressão: reprografia da escola

Tiragem: 250 exemplares

ISSN: 0873-3082 [22]


Nota sobre a edição

Os trabalhos sobre a área-escola publicados neste Aliás são parte daqueles que foram apresentados para publicação. Não são representativos do trabalho das turmas. De facto, há um grande número de trabalhos que, pelo seu volume e pela forma que assumiram, não podiam ser reprodutíveis e careciam de apresentações sumárias por parte de algum dos seus responsáveis. A redacção não teve tempo para fazer o tratamento e para dactilografar resumos de todos os "dossiers" a que teve acesso. Acresce ainda que considerou não ser sua missão substituir os directores ou delegados de turma.
 

Área-Escola 97/98
 

Um primeiro balanço

Em nosso entender, e a julgar pelo modo como decorreram as actividades nos dias 2 e 3 de Abril, destinados à ultimação e apresentação dos projectos de cada turma, a avaliação global é extremamente positiva.

Apesar de estarmos conscientes de que, no actual contexto educativo, sobretudo no ensino secundário, é grande a dificuldade de planificar e desenvolver o que se preconiza na filosofia da área-escola, viveram-se momentos de grande envolvimento e entusiasmo que ultrapassaram as expectativas originadas pela imagem menos positiva que ao longo dos anos foi sendo interiorizada.

Cada turma desenvolveu um projecto, de acordo com as orientações que haviam sido estabelecidas pelo Conselho pedagógico. Em meados de Fevereiro foi feita uma avaliação intermédia e foram fornecidos elementos para a organização do decurso das actividades nos dias da área-escola. Nestes dois dias, toda a escola se mobilizou na concretização dos projectos, verificando-se mesmo uma saudável partilha de experiências inter-turmas, o que demonstra o interesse despertado pelos diferentes trabalhos (exposições, debates, visionamento de filmes, teatro, conferências, bancas de informação, (…).

Verificou-se ainda que o resultado final de cada projecto foi fruto    ►►►

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

pág. 2