Escola Secundária José Estêvão, n.º 20, Dezembro de 1997

Conselho Pedagógico / 97-98

Secção do Projecto Educativo

OS GRUPOS & AS TAREFAS
 

Coordenação: Alcino Cartaxo

 

GRUPO 1: definição da escola

1. COMPOSIÇÃO: Jacinta Afonso, José Nunes, José Fidalgo, Anunciada Magalhães, Representante da APEEJE, Representante dos Alunos.

2. TAREFA: DEFINIÇÃO DE ESCOLA

▪ Porquê um projecto para esta escola?

▪ Princípios básicos (concepção de educação e de escola, valores fundamentais)

▪ Enquadramento legal
 

 

GRUPO 2: caracterização interna da escola

1. COMPOSIÇÃO: Carlos Leite, Lourenço Santos, Duarte Morgado, Vera Lúcia Matos.

2. TAREFA: CONTEXTUALIZAÇÃO INTERNA DA ESCOLA

Caracterização da escola e do seu funcionamento

▪ História da escola

▪ Estrutura curricular (dia/noite)

▪ organograma da escola: as hierarquias e a gestão intermédia

▪ os recursos materiais: estruturas, equipamentos, conservação e funcionamento

▪ os recursos humanos estrutura da população escolar

1. população docente: n.º e evolução num dado período; habilitações académicas e profissionais (por sexo), média de idades; mobilidade e estabilidade; experiência na decência; experiência na formação de professores; absentismo; cargos desempenhados; publicação de obras de índole pedagógico-didáctica;

2. população discente: n.º e evolução (igual aos professores); n.º de alunos por professor; taxas de aprovação/reprovação por disciplinas, por anos, segundo origem social e cultural dos alunos; taxas de abandono escolar; níveis dos resultados escolares; processos de aprendizagem e de apoio aos alunos; medidas de complemento educativo; medidas de apoio pedagógico; origem sociocultural dos alunos (instrução dos pais e caracterização socioprofissional); causas prováveis de sucesso/insucesso.

3. pessoal não docente: n.º, evolução e funções desempenhadas; habilitações académicas e profissionais; absentismo; média de idades, estabilidade da escola.

▪ utilização dos recursos (audiovisuais, laboratórios, museu, biblioteca, gimnodesportivos, refeitórios, etc.) pelos alunos e por outros agentes do meio.

▪ integração dos alunos: distúrbios, agressões, outros problemas

▪ os clubes, os intercâmbios nacionais e europeus, os projectos, actividade cultural (jornais, revistas, etc.)

 

 

GRUPO 3: grupo coordenador

1. COMPOSIÇÃO: António Matos Santos, Rosário Ruivo, Alcino Cartaxo, Representante da APEEJE

2. TAREFA: CONTEXTUALIZAÇÃO EXTERNA DA ESCOLA

▪ enquadramento geográfico: localizar no país, no distrito, no concelho, na cidade; transportes

▪ contexto socioeconómico e cultural estrutura da população face ao emprego, distribuição da população activa por grupos profissionais, distribuição da população segundo o nível de instrução (INE. censos de / 8 / 1991); emigração; tipos de famílias; problemas sociais.

▪ rede escolar e acessibilidade enquadramento na rede escolar da área educativa

▪ contactos com a comunidade política cultural e empresarial.

▪ relacionamento interinstitucional.
 

 

GRUPO 4: caracterização da comunidade educativa (pais/alunos)

1. COMPOSIÇÃO: Susana Catela, Manuela Pinto, Isabel Vidal, Rosa Mancelos, Representante da APEEJE, Representante dos Alunos .

2. TAREFA: QUESTIONÁRIOS PAIS/ALUNOS

▪ funcionamento da escola: organização e gestão

▪ Órgãos de gestão na actualidade: CD, CP, CA, quanto à composição, eleição, participação e funcionamento;

▪ Órgãos intermédios: funcionalidade, natureza do desempenho das funções;

▪ Centralização/dependência/autonomia;

▪ Clima da escola: ambiente formal e informal entre os vários intervenientes, especialmente entre professores; satisfação dos vários agentes; níveis de qualidade e de bem estar; tipos de relacionamento dos actores educativos entre si e com os outros,

▪ Relações escola-meio: uso de equipamentos; participação em festas; forma como o meio e a escola se percepcionam;

▪ Participação dos pais na formação dos filhos; dos pais e de outros agentes na vida da escola e em especial nos órgãos de direcção e de gestão; motivação/disponibilidade para participar em projectos da escola.

▪ população a inquirir (posição dos vários agentes e perspectivas face às questões antes equacionadas)

▪ sobre conforto e bem estar: inquirir professores, alunos, pessoal não docente, outros.

▪ sobre a gestão e funcionamento da escola actual aos vários níveis (CD, CP, CA, ÓRGÃOS INTERMÉDIOS) inquirir professores, alunos, EEs.

▪ níveis de participação e de cooperação: inquirir professores, alunos, EEs.

▪ visibilidade externa da escola: inquirir professores, alunos, EEs, outros agentes do bairro e do sistema educativo.
 

 

GRUPO 5: caracterização de comunidade educativa (docentes/não docentes)

1. COMPOSIÇÃO: Manuela Seiça Neves, Dulcínia Aires

2. TAREFA: QUESTIONÁRIOS PROFESSORES/PESSOAL NÃO DOCENTE

▪ funcionamento da escola: organização e gestão

▪ Órgãos de gestão na actualidade: CD, CP, CA, quanto à composição, eleição, participação e funcionamento;

▪ Órgãos Intermédios: funcionalidade, natureza do desempenho das funções;

▪ Centralização/dependência/autonomia;

▪ Clima da escola: ambiente formal e informal entre os vários intervenientes, especialmente entre professores; satisfação dos vários agentes; níveis de qualidade e de bem estar, tipos de relacionamento dos actores educativos entre si e com os outros;

▪ Relações escola-meio: uso de equipamentos; participação em festas; forma como o meio e a escola se percepcionam;

▪ Participação: dos pais na formação dos filhos; dos pais e de outros agentes na vida da escola e em especial nos órgãos de direcção e de gestão; motivação/disponibilidade para participar em projectos da escola. / 9 /

▪ população a inquirir (posição dos vários agentes e perspectivas face às questões antes equacionadas)

▪ sobre conforto e bem estar: inquirir professores, alunos, pessoal não docente, outros.

▪ sobre a gestão e funcionamento da escola actual aos vários níveis (CD, CP, CA, ÓRGÃOS INTERMÉDIOS): inquirir professores, alunos, EEs.

▪ níveis de participação e de cooperação: inquirir professores, alunos, EEs.

▪ visibilidade externa da escola: inquirir professores, alunos, EEs, outros agentes do bairro e do sistema educativo

 

INFORMAÇÕES

1. Na biblioteca, existe um dossier com documentação útil para a realização das diferentes tarefas;

2. É urgente que os grupos, de acordo com as disponibilidades, iniciem a organização do respectivo trabalho;

3. A apresentação das tarefas do 4.º e 5.º grupo fornece dados que não respeitam apenas aos grupos educativos que lhes forem atribuídos; é intenção dar, a cada grupo, uma imagem global do que se pode perguntar aos diferentes corpos organizacionais, aquando da construção dos respectivos inquéritos;

4. A estrutura global do trabalho constitui tão só um conjunto de sugestões; a nossa criatividade deve funcionar;

5. Às quartas-feiras, estarei na escola, à disposição do projecto educativo

17/11/1997

Alcino Cartaxo


 

 

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