Escola Secundária José Estêvão, n.º 20, Dezembro de 1997

Sala de Estudo 97/98

Coordenação: Alda Oliveira
 

De acordo com a legislação (LBSE, Despacho Normativo 98-A/92 e Despacho 178-A/ME/93), a escola deve proporcionar aos alunos actividades e medidas de apoio de carácter disciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar que contribuam para a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso educativos.

Porquê uma sala de estudo? Constatamos frequentemente que uma das causas de insucesso e desmotivação dos alunos se prende com o facto de não saberem como estudar, como organizar as suas tarefas de modo a tirar o melhor partido do seu tempo e do seu esforço. Pensamos que a sala de estudo poderá apoiar e facilitar a organização e o desenvolvimento do trabalho dos alunos, levando-os, através de estratégias diversificadas e motivadoras, a uma progressiva autonomia, gosto pela escola e sucesso escolar.

Os objectivos gerais da sala de estudo serão os seguintes:

▪ apoiar os alunos na aquisição e aperfeiçoamento de alguns métodos e técnicas de estudo;

▪ ajudar os alunos a organizar o seu trabalho escolar de modo progressivamente autónomo e eficaz. / 6 / 

Das actividades a realizar na sala de estudo salientam-se as seguintes:

▪ organização de um horário de estudo;

▪ realização de tarefas escolares: pesquisas, trabalhos de grupo;

▪ resolução de fichas de trabalho;

▪ consulta de obras de referência (dicionários, prontuários, gramáticas, manuais.);

▪ elaboração de resumos ou esquemas;

▪ esclarecimento de dúvidas;

▪ aquisição e aperfeiçoamento de métodos e técnicas de estudo com recurso à resolução de inquéritos e à consulta de material de apoio cedido pelo psicóloga da escola;

▪ actividades lúdico-didácticas (Jogos, enigmas, etc.)

Os destinatários serão, por um lado, os alunos propostos pelos Conselhos de turma com base em dificuldades devidamente fundamentadas e, por outro, os alunos que se queiram dirigir por iniciativa própria à sala de estudo.

Os materiais de apoio irão sendo progressivamente enriquecidos, com a colaboração dos diversos grupos disciplinares, com fichas de trabalho auto-correctivas ou não, manuais, roteiros de investigação, etc..

A sala 36 encontra-se organizada de forma a possibilitar a realização de trabalho individual e de grupo e tem um armário constantemente aberto para facilitar o acesso ao material de apoio. Existe um quadro e um placard que podem ser utilizados pelos utentes sempre que considerado útil e/ou para dar a conhecer trabalhos realizados ou iniciativas a concretizar no âmbito da sala de estudo. É possível ainda proporcionar música de fundo que criar um ambiente acolhedor e conducente à motivação para as diversas actividades.

Na sala encontra-se um livro de ponto onde são registadas as presenças e indicadas as principais actividades realizadas. Disponível também está uma pasta onde os alunos poderão ir colocando sugestões para a sala de estudo.

Os professores que têm horas na sala de estudo provêm de diversas áreas disciplinares, embora predominem os de línguas e os de matemática. Será regularmente feito o ponto da situação para se ir tentando encontrar novas formas de melhorar o funcionamento da sala de estudo. ■

Alda Oliveira

 


Salas de estudo de matemática;

de comunicações; biblioteca virtual

A comissão de horários teve também instruções no sentido de libertar uma sala para a Matemática. Ainda não foi desta que se conseguiu uma sala completamente livre para sala de estudo e também não foi desta que se conseguiu uma sala completamente livre para aulas de pequenos grupos de Matemática. Continuaremos a fazer esforços para libertar completamente estas salas, de forma a possibilitar a realização integral das intenções que presidiram à sua criação.

As alterações criadas com a sala de estudo e com a sala de matemática acabaram por permitir a concentração de material tecnológico de comunicação na área dos audiovisuais que melhoram em muito os trabalhos práticos do curso tecnológico de comunicação.

A biblioteca foi enriquecida com dois computadores abertos à internei Fica assim melhorado o acesso ao mundo que até agora só se podia fazer pelos computadores das salas de aula e de professores.
 

 

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págs. 5 e 6