Escola Secundária José Estêvão, n.º 16, Jan.-Mar. de 1996

   

Como vem sendo habitual, a Secção "Escola-Meio" do Conselho Pedagógico organizou mais uma ceia de Natal para professores e funcionários da escola. Este ano, a ocasião serviu para homenagear as professoras Esmeralda Assunção e Luísa Pelaio e o auxiliar técnico de laboratório José Grego, que se aposentaram no termo do ano lectivo passado.

O convívio da Ceia que começou às 20 horas do dia 15 de Dezembro na cantina da escola, nataliciamente ornamentada para o efeito, reuniu cerca de 100 pessoas. Foi servida uma refeição confeccionada (e bem!) pelas cozinheiras escolares e regada por saboroso néctar (AO&AO) que ficou conhecido por contributo para um melhor ambiente (de animada cavaqueira).

Após a refeição, Augusta Rego e Rosa Mancelos entregaram as lembranças às pessoas homenageadas que puderam discursar. O período dos discursos veio a ser encerrado com um discurso de Manuel Arcêncio da Silva, em representação do Conselho Directivo.

Na sala de professores, foi servido café, bolo-rei e mais convívio.

(Ângelo Centeno fez a reportagem fotográfica.)

(Albino Oliveira)

Aliás, Escola Secundária José Estêvão


N.º 16 - Janeiro a Março de 1996
 

Colaboraram neste número: Arsélio Martins, Maria Antónia Correia, Manuel Arcêncio Silva, Duarte Morgado, Amílcar Sacadura, Goretti Santos, Susana Santos, José Manuel dos Reis Caseiro, Albino Oliveira, Costa Lobo, José Manuel Nunes, Maria Luísa Catarino, Eduardo Veloso, Renato Roque, Jaime Carvalho e Silva, João Pedro Martins (AI).
 

Dactilografia e Composição: Arsélio Martins
 

Edição e Impressão: Escola Secundária José Estêvão, Aveiro, Abril de 1996
(200 exemplares)
 

ISSN: 0073-3002 [16]

 

Aliás, 16

Por proposta do 8.º Grupo A e aprovação do Conselho Pedagógico, incluída no plano de Actividades da Escola, realizou-se no dia 28 de Fevereiro a Acção de Formação "Didáctica das línguas Clássicas".

A acção desdobrou-se em dois momentos de relevante interesse para a formação contínua dos 30 docentes de Latim e Grego da Escola José Estêvão e das escolas vizinhas que nela participaram, bem como para sensibilizar o razoável número de alunos assistentes no estudo das línguas e cultura clássica.

De manhã, os Doutores Cerejeira e Torrão, da Universidade de Aveiro, dissertaram sobre a MOTIVAÇÃO E ESTRATÉGIAS NA AULA DE LATIM.

De tarde, ouvimos a palavra douta e bem documentada dos Doutores Victor Jabouille e Cristina Pimentel do Departamento de Línguas Clássicas da Universidade de Lisboa, sobre a didáctica e valores civilizacionais e universais do Latim e do Grego.

A acção foi interrompida, das 13 às 15 horas, para o saboroso e inesquecível almoço-convívio entre docentes e alunos na cantina da escola.

O 8.º grupo A agradece ao Conselho Directivo toda a colaboração: fotocópias de documentos, comparticipações no serviço de bar e no almoço – e bom acolhimento dado aos dinamizadores da Acção. A Acção foi considerada digna de repetir-se nas Escolas do Distrito.

Dos dias 25 a 28 de Abril, durante a interrupção de aulas para o ENTE, vai realizar-se a m edição do périplo romano-árabe que junta alunos e professores da Escola José Estêvão e doutras escolas. Nesta edição, contando com o apoio dos diversos ayuntamientos, serão visitadas as cidades de Sevilha, Córdova e Granada.

(Amílcar Sacadura)

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

pág. 2