Escola Secundária José Estêvão, n.º 15, Set.-Dez. de 1995

Um dos problemas a resolver pelos organismos dirigentes da escola é o da excessiva diversificação de escolhas de disciplinas pelos estudantes do ensino secundário que teve como consequência a criação de turmas completamente desequilibradas, agrupamentos de diversas turmas de diversos anos para formar turmas desta ou daquela disciplina e semanários/horários de turmas com um número excessivo de horas. Esta situação não pode agravar-se. A gestão dos espaços para a multiplicidade de situações existentes já é quase impossível. Começa a parecer impossível também garantir uma informação adequada sobre os currículos de cada um dos estudantes. Se a liberdade de escolha pode parecer um bem por si só, ela traduz-se, por outro lado, em instabilidade e cria, só por existir, uma ansiedade e procura de acertos sistemáticos por parte dos estudantes e das suas famílias, face a cada pequena contrariedade. Do mesmo passo, a complexidade das respostas organizacionais com os poucos recursos disponíveis transforma a organização escola em obstáculo a leccionações flexíveis, em garrote de todas as experiências livres de estudantes e professores.

Faz parte do plano de actividades da escola, o estudo de um esquema seguro de oferta de serviços de ensino secundário da escola. Publica-se, neste "Aliás", a primeira proposta de oferta, turma a turma, estudada por António José Antunes, responsável pela execução dos horários. O Conselho Directivo agradece ao António José Antunes mais este pontapé de saída. Espera-se das secções do Conselho Pedagógico que aproveitem, e com urgência, para estudar este assunto que interessa a todos: estudantes, pais, professores, etc.

Este estudo / proposta de António José Moreira Antunes é feito sobre a actual rede escolar e pretende normalizar as futuras intenções de matrícula dos nossos estudantes a partir da actual frequência. Da discussão, em que pode e deve participar toda a comunidade escolar, não se espera a luz, mas espera-se uma proposta (porto seguro) para orientar as escolhas dos estudantes e para possibilitar uma organização geral das escola que as pessoas possam compreender e na qual possam basear a construção de todas as combinações possíveis de livre organização para cada actividade que a escola integra ou deve integrar.  (CD)

 

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

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