Escola Secundária José Estêvão, n.º 6, Jan.-Maio de 1992

No n.º 5 do "Aliás", e na sequência de um projecto que elaborámos, fizemos algumas considerações sobre a concha, já que o Museu da nossa Escola possui uma quantidade notável de conchas que dizem respeito aos vários Oceanos e às respectivas costas marítimas de origem.

Ora, durante alguns meses, uma equipa de professores veio dedicando algumas das suas horas livres à delicada tarefa de arrancar ao amontoado desordenado de conchas existentes no Museu de Ciências da Natureza, certos dos seus belos e significativos exemplares, não só com a intenção de as salvar do pó acumulado pelos anos, mas também para as apresentar em exposição, a realizar, em tempo oportuno e conveniente, na Escola Secundária José Estêvão, apontando-se desde já, como provável, o próprio dia da Escola.

É evidente que a apreciação da concha depende dos interesses variados de quem fizer tal visita. Há, todavia, exemplares considerados de grande beleza, quer pelas diferentes formas, quer pelo colorido natural da ornamentação original. Entendemos, por isso, que merecem ser vistos e admirados.

As conchas já preparadas serão apresentadas com alguns esclarecimentos dados por escrito; e os exemplares serão acompanhados por uma pequena e possível mostra filatélica, relacionada com algumas das muitas famílias existentes no Museu.

Entendemos que foi um impulso inicial, o arranque para uma série de trabalhos que jamais poderão parar e de que a Escola necessita, muito para além das horas distribuídas na própria  carga horária de cada professor. Serão, assim, trabalhos de boa vontade e de dedicação pessoal.

Avançámos com a execução desta ideia, porque nos pareceu inútil a existência de uma riqueza praticamente escondida e lançada ao desprezo, da qual se podem tirar diferentes mas significativas ilações, de acordo com as várias áreas de ensino ministradas na Escola.

É claro que tais tarefas começam por ser realizadas somente por pessoas dedicadas e disponíveis; mas elas são de tal modo envolventes que outros colegas poderão continuar a ajudar, no sentido de tornar mais agradável e funcional uma das instalações da Escola que, ao longo de muito tempo, a maior parte dos professores nem sequer sabia que ela existia com esse recheio, quanto a nós, valioso e digno de menção.

Acompanhará também à exposição um pequeno conjunto de conchas trabalhadas pela mão do homem como objectos de adorno e de decoração e ainda um grupo de colares feitos com o mesmo material. ■

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

pág. 11