Escola Secundária José Estêvão, n.º 1, Out.-Dez. de 1990

 

ESCOLA 1990-1991


Gabinete de Psicologia – Plano de actividades

 

I. ACTIVIDADES DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL


I.1. – Junto dos alunos do 92 ano

As actividades serão desenvolvidas em sessões de grupo, ocupando um tempo semanal extra-curricular, e em entrevistas individuais. Estas realizar-se-ão no 3.º período e terão como objectivo efectuar, com cada aluno, o balanço das actividades e reflectir sobre o seu projecto vocacional.

O trabalho das sessões de grupo pretende:

– proporcionar aos alunos o conhecimento e clarificação dos seus interesses e aptidões, com vista à construção de um projecto vocacional;

– desenvolver nos alunos atitudes de reflexão sobre si próprios que conduzam a um maior auto-conhecimento;

– incentivar atitudes de procura e tratamento de informação de natureza escolar e profissional, que facilite a construção dos seus projectos.

Estes objectivos serão concretizados através de:

– realização de testes de interesses e de capacidades, com a consequente reflexão acerca dos resultados obtidos;

– discussão de temas;

– tarefas de exploração em torno das profissões.

N.º de alunos inscritos – 135

Total de grupos – 12

N.º de sessões previstas – 20

 

I.2. Junto dos alunos do 10.º ano do Curso Técnico-Profissional

Dando cumprimento ao despacho normativo 194-A/83, que estipula que os alunos destes cursos serão acompanhados em actividades de orientação escolar e profissional, apresentaremos os objectivos das mesmas e as tarefas a desenvolver:

– contribuir para a consciencialização da escolha efectuada e criar condições que conduzam à sua implementação, tendo em conta que a realização escolar se relaciona, entre outros factores, com a consciência que o aluno tem da sua escolha e com a estabilidade e bem estar que ela lhe provoca;

– contribuir para o sucesso escolar do aluno, através da dinamização de um programa de apoio psico-pedagógico;

– contribuir para o desenvolvimento pessoal dos alunos, mediante acções que incentivem a auto-análise e conduzam o aluno a obter um maior conhecimento de si. Pretende-se também promover a sua aproximação ao grupo, por forma a intensificar as trocas inter-pessoais e a favorecer o relacionamento entre os membros do grupo;

– analisar questões relacionadas com o ingresso no mundo do trabalho. / 12 /

As sessões de grupo desenrolar-se-ão semanalmente num tempo lectivo extra-curricular.

N.º de alunos inscritos – 13

Total de Grupos – 2

N.º de sessões previstas – 15

 

I.3. Semana da Informação escolar e profissional

Com esta intervenção pretende-se não só sensibilizar os alunos para a problemática da escolha, mas também fornecer-lhes um conjunto de informações sobre profissões, saídas escolares e profissionais.
 

I.3.1. Iniciativas a desenvolver

▪ Sensibilização junto das turmas do 8.º e 9.º ano de escolaridade para a questão da escolha, fornecer, informação de natureza escolar e profissional (áreas de estudo, cursos do ETP, ingresso no ensino superior, etc.) que facilite a construção dos seus projectos.

▪ Dinamização de uma exposição contendo material de âmbito escolar e profissional.

 

II. ACTIVIDADES DE APOIO PSICO-PEDAGÓGICO
 

II.1Junto dos alunos do 9.º ano

Por solicitação da Directora das turmas A e F, acompanhamos em grupo alguns alunos que apresentam dificuldades ao nível dos métodos de estudo.

Os objectivos das actividades, nas quais colabora também a referida directora de turma, visam a promoção de competências de estudo, sendo a intervenção fundamental dirigida ao nível de:

▪ motivação para o estudo

▪ organização do tempo

▪ métodos de estudo

▪ atitudes durante as aulas

▪ facilitação da capacidade de concentração

▪ ansiedade relativamente à avaliação

N.º de alunos inscritos   – 25

Total de grupos – 3

N.º de sessões previstas – 16

 

III. ACÇÕES A NÍVEL INSTITUCIONAL
 

III.1. Com professores

População: professores provisórios Tema: A relação professor-aluno

Objectivos gerais e algumas questões susceptíveis de serem abordadas:

▪ reflectir sobre algumas crenças e atitudes relacionadas com a prática docente. Exemplos:

"Para que eu seja bom professor basta que seja competente na matéria que vou ensinar."

"Ser bom professor é uma característica inata."

"O bom professor é aquele que mantém os alunos disciplinados e em silêncio."

Pensamos que estas e outras crenças irracionais são susceptíveis de criar insegurança e ansiedade no professor e orientar a sua prática num sentido não muito produtivo, gerando-se um ciclo vicioso que poderá conduzir a uma auto-imagem profissional negativa.

▪ Sensibilizar para a importância que a relação professor-aluno assume na determinação do sucesso escolar:

▪ Considerações gerais, perspectivas teóricas e estudos efectuados; ▪ O papel das expectativas do professor face ao rendimento escolar dos alunos;

▪ As competências de relacionamento: empatia, respeito, autenticidade, etc.;

▪ Treino dessas competências:

▪ Discussão de casos práticos.

Calendarização: 1.ª ou 2.ª semana depois das férias da Páscoa.

 

III.2. Com auxiliares de acção educativa

Tema: O aluno adolescente nas suas relações com o A.A.E.

Objectivos: Esclarecer acerca das mudanças mais evidentes vividas na adolescência, por forma a que isso permita ao funcionário conhecer melhor o aluno adolescente e compreender mais facilmente os seus comportamentos.

Questões a abordar:

▪ Discussão acerca das imagens que o grupo tem de adolescente;

▪ As modificações ao nível do corpo, com incidência especial nas implicações que têm ao nível psicológico: as dificuldades em aceitar e em consciencializar uma "imagem" em formação-transformação:

▪ As dificuldades nas relações com os outros;

▪ As competências de relacionamento.

Calendarização: Final do 2.º período

 

III.3. Com pais e encarregados de educação

População: Pais dos alunos do 7.º ano de escolaridade.

Tema: "Atitudes dos pais face à escola e suas influências no rendimento escolar dos filhos".

Objectivos: Esta intervenção pretende ser mais um contributo para que a relação escola/família se processe de modo eficaz. A escolha desta população justifica-se, entre outros aspectos, pelo facto de, a este nível de escolaridade haver ainda algum envolvimento dos pais na vida escolar, pretendendo-se deste modo aproveitá-lo e reforçá-lo.

Questões a abordar:

▪ Importância das relações pais filhos nesta fase de desenvolvimento

▪ Atitudes dos pais face à escola. Sem querer tipificar atitudes ou culpabilizar os pais, reflectiremos acerca de:

▪ demissão dos pais:

▪ ansiedade e perfeccionismo;

▪ autoritarismo e agressividade;

▪ atitudes favoráveis ao estudo e que promovem o desenvolvimento pessoal do aluno

– A "presença" da escola em casa:

▪ Como é que a escola é falada em casa e que aspectos assume esse diálogo:

▪ O acompanhamento do trabalho escolar em casa;

▪ Atitudes dos pais em relação ao resultado escolar.

Calendarização: 16 e 18 de Janeiro

Maria do Rosário Ruivo

 

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

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