Acesso à hierarquia superior.

vae victis

A enorme perda do «Santa Mafalda», embora profundamente sentida, não provocou desânimo e imediatamente se pensou num projecto de construção duma nova unidade de arrasto pela popa, nos moldes do «Santa Isabel» e do «Santa Cristina», para substituir o naufragado.

Muito embora os planos de construção sejam os mesmos que serviram para aqueles dos navios, há porém, alterações sensíveis que irão influenciar na sua exploração.

O novo arrastão dispõe de quatro porões distintos, dois dos quais com uma capacidade de 1.140 m3, capazes de possibilitar a salga de 17.000 quintais de bacalhau, sendo os outros dois, com uma capacidade total de 480 m3, destinados a cerca de 340 toneladas de peixe congelado.

O sistema de propulsão e auxiliares das máquinas sofreram também algumas alterações, não só por um aumento de potência de 180 HP nas máquinas principais, como no critério a que obedeceu o arranjo do sistema.

O equipamento consta de:

2 motores principais Werkspoor de 1 350 HP cada.

1 caixa redutora da M. W. D.

1 linha de veios e hélice reversível KaMeWa.

2 geradores cc. 250 KW para o guincho de pesca, da Hansa.

3 grupos electrogéneos diesel Stork e alternadores Hansa de 160 KVA.

Aqui foram eliminados os dois geradores acoplados aos motores principais e por consequência anulado o conversar que os servia.

/ 32 / Os geradores que eram integrados no veio entre os motores e a caixa redutora, neste navio aparecem ligados por tomada à caixa redutora, da qual tiram movimento.

A casa das máquinas, provida de dois rufos com as respectivas chaminés, torna possível que cada motor tenha o seu colector de gases de evacuação independente e de comprimento semelhante, o que evitará desequilíbrios.

O equipamento de frio, de origem dinamarquesa, marca Sabroe, consta de 3 compressores com motores de 50 HP cada, trabalhando com fréon 22. A congelação é servida por 2 armários de placas de contacto verticais, com uma capacidade de 7,5 toneladas diárias para peixe inteiro e 1 armário de placas horizontais, capaz de congelar 7,5 toneladas diárias de filetes ou peixe inteiro, em blocos de 80 mm de espessura.

A preparação das capturas, além do processo normal, é feita por máquinas Baader.

Na linha de peixe salgado, há uma máquina Baader 414 de descabeçar, que alimenta uma máquina de escalar 440, passando este peixe por uma máquina de lavar Waco, antes de ser levado ao porão de sal.

A filetagem é servida por um conjunto Baader 38, constituído por 1 máquina de descabeçar, uma de filetar e duas de depelar. Este conjunto permite filetar cerca de 2.100 peixes de comprimento entre 30 a 60 cm de comprimento, por hora, preparando-os tal qual saem do mar, isto é, sem qualquer prévia operação.

Um dos grandes melhoramentos desta unidade é o sistema de ventilação e aquecimento de todo o navio por um sistema de ar quente. Tendo sido eliminado o aquecimento central por circulação de água, anularam-se assim as condensações e humidade tão pouco salutares, principalmente nos espaços entre pavimentos.

joão laruncho são marcos
 

 
 

 

página anterior início página seguinte