Acesso à hierarquia superior.

Intervenção de Henrique Tenreiro

Falou a seguir o Sr. Almirante Henrique Tenreiro, que depois de saudar e agradecer a presença do Sr. Subsecretário de Estado da Indústria. salientou o carinho que esse Membro do Governo sempre tem dispensado aos problemas da indústria da pesca.

Dirigindo-se depois ao Sr. Egas Salgueiro, agradeceu as palavras amigas que lhe tinha dirigido, felicitando-o depois pelas instalações que acabavam de ser inauguradas e que concorriam para engrandecer a Empresa de Pesca de Aveiro. Deteve-se então em algumas considerações sobre o enorme progresso da E P A, desde 1936, altura em que tinha começado a trabalhar nos Organismos das Pescas, em especial no Grémio dos A. de N. da Pesca do Bacalhau. Nessa época, a E P A apenas dispunha de uma unidade de pesca, como se lembrava, e agora, o caminho andado estava perfeitamente documentado no quadro que tinha ante os seus olhos, não só no sector da frota, como também nas suas infra-estruturas e outras realizações.

Afirmou que o ligavam a Aveiro grandes recordações, não só pelo lançamento à água de navios, mas também pelos problemas sociais e de pesca que constituíam e ainda constituem um dos principais motivos desta terra.

Por tudo isso, sentia ainda maior satisfação em estar presente no momento em que se dava vida a novas realizações, na linha de continuidade de tantas outras ocasiões em que aqui se tinha deslocado para realizar, para sentir nas águas o marulhar dum casco que iria engrandecer mais a indústria de pesca portuguesa.

Terminou recordando o esforço desenvolvido durante 30 anos por uma política que nenhum português devia esquecer, hoje mais que nunca, e na base da qual se encontra o obreiro de Portugal, Salazar.

 

 

página anterior início página seguinte