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história da pesca do bacalhau

joão laruncho de são marcos

O início da pesca do bacalhau pelos portugueses data do século XIV, comprovada por documentos históricos, que atestam o interesse com que as pescas eram olhadas e o incremento que teriam já, nessa recuada época da nossa história.

Nos primórdios da nacionalidade, eram os pescadores olhados com respeito e considerados como classe de elite. Profundamente cristãos, os portugueses encontraram na religião a razão do seu respeito pelos pescadores, chegando a julgá-los nobres e cumulando-os de imensos privilégios.

Assim foram criadas condições óptimas ao advento dos marinheiros que mais tarde iriam às descobertas.

No Reinado de D. Pedro I, em 1353, foi firmado com Eduardo III de Inglaterra um tratado que autorizava os pescadores portugueses a exercerem durante 50 anos a pesca nas costas daquele país, em cujos mares abundava, como principal espécie ictiológica, o bacalhau e à pesca do qual se dedicavam os povos ribeirinhos.

Em meados do século XV, com a descoberta pelos irmãos João e Gaspar Corte Real dos Bancos da Terra Nova, imensamente ricos em bacalhau, iniciou-se uma era de prosperidade para a indústria bacalhoeira portuguesa. Foi tão grande e rápido o desenvolvimento atingido que, 50 anos mais tarde, aparecem as primeiras leis de coordenação económica impostas à indústria.

Na ilha da Terra Nova, estabeleceram os portugueses feitorias que utilizavam durante o período de pesca, de Maio a Outubro, e aonde preparavam o pescado – escalando, salgando e secando – que no regresso a Portugal enchia os seus porões.

Destas feitorias, podemos mencionar as de Conception e Portugal Cove, aglomerados populacionais que, na Conception Bay, ainda hoje nos recordam os portugueses bacalhoeiros do século XVI.

/ 15 / No «Tratado das Alfândegas em Portugal», Sales Lencastre refere que «o produto das pescarias de bacalhau opulentou várias terras de Portugal, principalmente Viana da Foz do Lima e Aveiro, chegando a sair desta última cidade sessenta navios, em 1550, para o exercício desta pesca».

Em 1506, D. Manuel I promulga uma lei impondo que seja para ele arrecadada a dízima do pescado da Terra Nova.

No Reinado de D. João lII e D. Sebastião, esta actividade mereceu aos governos tão grande atenção que, com o fim de proteger a indústria, foi publicado um regimento privativo para as frotas que anualmente seguiam para essa pescaria.

Porém, com o advento dos Filipes em Portugal e devido às guerras que Filipe I manteve contra Isabel de Inglaterra e Holanda, foram os portugueses afastados dos mares da Terra Nova pelos ingleses, sofrendo a indústria um golpe decisivo que a levou ao desaparecimento.

Durante dois séculos, abandonámos completamente essa pesca e só em 1835 nos aparece de novo, com a criação da «Companhia de Pescarias Lisbonense», que mandou vir de Inglaterra seis escunas equipadas para a pesca do bacalhau, bem como os respectivos mestres de pesca e marinheiros. Esta companhia foi dissolvida por decreto de 27 de Abril de 1857, mas estava lançada de novo a semente da indústria da pesca do bacalhau em Portugal.

Apesar disso, é só a partir de 1880 que ela nos aparece definitivamente, chegando aos nossos dias sem solução de continuidade.

O Capitão Ferreira, açoriano de nascimento e pescador em Boston, regressa a Portugal e arma o primeiro navio do que podemos considerar terceiro período da indústria no nosso país. Saído da Figueira da Foz com destino a Boston, aí se abasteceu e muniu dos apetrechos necessários ao exercício da pesca, tais como dorys e sua palamenta, linhas e anzóis, facas, etc..

Imediatamente, outros armadores apareceram a mandar os seus navios aos bancos da Terra Nova, mas todos, antes / 16 / de iniciar a campanha, rumavam a Boston a abastecer-se.

Daqui a razão por que a nomenclatura dos apetrechos bacalhoeiros é quase toda constituída por nomes ingleses ou vocábulos dessa língua deturpados.

Contam-se às dezenas estas palavras e até a cozinha, nestes navios, se apresenta eivada da mesma influência.

Ao cozinheiro era dada uma categoria de tal relevo a bordo, que ele quase se media pela bitola do imediato.

Esta situação era originada pela necessidade que havia, dada a morosidade das viagens e as pequenas dimensões dos navios, relativamente ao número de homens que alojavam, de que o paiol e a aguada fossem inesgotáveis, por qualquer processo possível ou imaginário, para não comprometer o bom êxito da campanha. Este intrincado problema era solucionado pelo mestre cozinheiro, a quem os capitães entregavam os paióis de mantimentos.

Ainda hoje, nos navios da pesca à linha, este elemento da mestrança é o chefe do pessoal pescador dentro do rancho, impondo a todos a disciplina e os preceitos de higiene.

Cerca de 1900, era a frota nacional de pesca do bacalhau constituída por pequenos veleiros que não ultrapassavam em capacidade os 3.000 quintais e a sua tripulação não ia além dos trinta homens. Quando a Parceria Geral de Pescaria de Lisboa reconstruiu o «Gasela I», único lugre patacho que ainda cruza os mares com matrícula portuguesa, dando-lhe uma capacidade para cerca de 6.000 quintais, era tal a desproporção desta unidade, comparada com as da época, que foi alcunhada pelos pescadores como o «Gaselão» e de tal forma os intimidava que se lutou com dificuldades para formar a sua companha.

Em 1930, a indústria bacalhoeira atinge um ponto tal que o seu desaparecimento está eminente. Os navios que constituem a sua frota são velhos veleiros e os bancos da Terra Nova estão exaustos ou pelo menos, as suas condições não são óptimas para que o bacalhau os procure. Por informações de pescadores franceses, sabe-se que nos Bancos da / 17 / Groenlândia, dentro do Estreito de Davis, a pesca é abundante.

É então que o capitão João Pereira Cajeira tenta a subida do estreito, mas, sem outra carta marítima além do plano geral do Norte Atlãntico, cai sobre o Cabo Farwell e a tripulação, sem agasalhos para se poder defender dos frios do Árctico, roga ao velho capitão que volte ao Grande Banco.

Em 1931, Egas Salgueiro, figura primordial dos armadores portugueses da pesca do bacalhau, inicia uma nova era para a indústria bacalhoeira nacional, ao reunir os seus capitães e ao resolver com eles jogar a grande cartada, tentando a exploração dos Bancos da Groenlândia.

Já não estamos na época das descobertas, mas sem dúvida devemos admirar o feito, visto tratar-se duma tentativa na defesa da indústria, tentativa que poderia redundar em queda abissal da empresa que o seu autor geria.

Os navios também não são já as velhas naus de antanho, mas para quem conhece o estreito de Davis, com os seus gelos em campos infindáveis e as suas névoas e sabendo que os navios eram simples veleiros sem qualquer propulsão mecânica, ao sabor das correntes e dos ventos, muitos dos quais tinham mais abatimento do que seguimento, por certo que saberá dar o merecido valor aos que tal viagem empreenderam.

Batidos de novo os Bancos da Terra Nova / 18 / nesse ano, nada se encontrou que prometesse uma boa safra. E sem que nada soubessem uns dos outros, além do que em terra tinham acordado com o seu armador, pois que nenhum meio de comunicação existia, verificando cada um por si o depauperamento dos Bancos, seguiram uns após outros com rumo ao W., para o Ártico, dentro do Estreito de Davis. Foram quatro os navios portugueses que em 1931 pescaram dentro do círculo polar: os lugres «Santa Joana», do comando do capitão João da Cruz, «Santa Isabel», comandado pelo capitão Manuel Labrincha e «Santa Mafalda», pelo capitão João Pereira Cajeira, da Empresa de Pesca de Aveiro e o lugre «Santa Luzia», da Empresa de Pesca de Viana, do comando do capitão Aquiles Bilelo, que conhecedor do que os seus camaradas iam tentar, se dispôs a arcar com todas as responsabilidades inerentes ao empreendimento e seguiu também / 19 / para o Norte. Eram tais as condições náuticas deste último veleiro que, tendo-se cruzado durante a viagem com o «Santa Mafalda», passou-lhe este um cabo de reboque para o aguentar a barlavento. Assim navegaram os dois veleiros, ligados durante 56 horas, até que uma tempestade rebentou o cabo.

Salvo este contacto, nada mais souberam uns dos outros até à sua chegada a Portugal, com um farto carregamento.

Em 1935, de novo Egas Salgueiro aparece num grande empreendimento. Apesar de ter sido já tentada a pesca do bacalhau por arrasto pela Parceria Geral de Pescarias, com o navio «Elite» e de ter sido gorada a tentativa, Egas Salgueiro manda construir na Dinamarca um grande navio de 1.200 toneladas de carga, o «Santa Joana», apetrechado e destinado exclusivamente à pesca do bacalhau na modalidade de arrasto, sob a orientação e moldes dos arrastões franceses. Suportados os reveses das duas primeiras campanhas, consegue por fim uma pesca frutífera, lançando desta maneira mais uma modalidade para a indústria.

De tal ordem tomou incremento esta modalidade que, em quinze anos, foi possível, mediante as facilidade concedidas pelo Governo depois da criação do Grémio dos Armadores de Navios da Pesca do Bacalhau e da Comissão Reguladora do Comércio de Bacalhau, construir e armar vinte e dois grandes arrastões para a pesca do bacalhau.

(continua)

 

 

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