Acesso à hierarquia superior.

 
 

escrever para ser lido

 

 

Se muitas pessoas têm já muita dificuldade em se fazerem compreender, que dizer daquelas que não sabem escrever! Numa conversa, é muito fácil verificar na cara do interlocutor a impressão que lhe produzem as suas palavras. Se ele não compreender perfeitamente, poder-se-á repetir. Quando se escreve, não existe segunda oportunidade. As palavras escritas ficam no papel e, quer sejam boas ou medíocres, comprometem do mesmo modo.

A Impressão que V produz nas outras pessoas com os seus escritos é muito importante. Não falarei da apresentação material. Qualquer secretária digna desse nome já ultrapassou esse estado, pois cuida particularmente da disposição dos parágrafos e conhece a ortografia e a pontuação.

Mas isso não é suficiente se quiser que o seu texto seja lido e não apenas percorrido por um olhar distraído do seu correspondente, é preciso pensar na impressão que pretende produzir-lhe.

Lembre-se das suas próprias reacções de irritação perante um relatório longo e complicado. Esforce-se por conseguir um estilo claro e simples. Escreva de maneira a que o seu leitor compreenda todo o seu pensamento com o mínimo esforço.

Quem é o seu leitor? Eis uma pergunta importante e a que nem sempre é fácil responder. Convença-se que nunca se insulta a inteligência do leitor, mesmo culto, pelo facto de lhe apresentar um texto simples, E ao adoptar um estilo claro e simples, ter-se-á a possibilidade de se ser compreendido ao mesmo tempo pelo sábio e pela porteira.

20

 

página anterior início página seguinte