FIGURAS EM AVEIRO LIGADAS AO DESPORTO

António Lemos «a revelação»

Quinta-feira, 3 de Dezembro de 1998 – pág. 17 Daniela Sousa Pinto

António Dias de Lemos tem 64 anos. Nasceu em Fermentelos. O futebol é o desporto que mais o encanta, mas não despreza nenhum dos outros. Professor de educação física aposentado, é, ainda, um homem cheio de ideias que defende, com unhas e dentes, os projectos em que se envolve. Um homem simpático que afirma ter sido o "jogador-revelação" do Beira Mar. Os clubes do seu coração: Benfica, Académica e Beira Mar.

 

Chegou com cerca de 10 anos à cidade de Aveiro, onde fez toda a sua formação desportiva. «O desporto escolar tinha um peso extraordinário na formação das pessoas. Praticávamos atletismo, salto, andebol, futebol, basquete, hipismo, remo, vela, volei. Tínhamos uma gama de actividades que, agora, os jovens não têm. Mas é preciso ter em atenção que Aveiro tinha 10 mil habitantes ou coisa parecida. Hoje serão uns 60 mil. O que significa que poucas pessoas tinham oportunidade para se dedicarem aos estudos.»

Nos seus tempos de miúdo, o Beira Mar era o modelo. «Os jogadores eram referências para nós. Nós íamos para o campo só para os ver.» Todos os rapazes da sua idade, que gostavam de futebol, tinham no Beira Mar o culminar de todos os sonhos. E os seus ídolos eram todos aqueles grandes jogadores da época: o Magalhães, o Pião e outros... Hoje, o Beira Mar faz formação, mas naquela época isso não acontecia. E só aos 17 anos podiam integrar os juniores daquele clube. É então que na altura em que, finalmente, se podia dedicar ao futebol objectivo principal naquela idade Amónio Lemos é «apanhado por um chumbo» e vai para parar a um colégio no Porto, o "Almeida Garrett". A estudar no Porto, começa a sua carreira de futebolista; começou por jogar na equipa da sua terra natal: o Fermentelos. Depois, passou para o União de Paredes, onde teve como treinador «aquele grande internacional que foi o Araújo», e, posteriormente, foi para o Águeda. «Estudava no Porto e só vinha fazer os jogos, porque no colégio fazíamos os treinos.» Entretanto, integrou o plantel aurinegro, e «fui uma das grandes revelações do Beira Mar. No ano seguinte, tive convites do Benfica, Sporting, Braga, Académica... Foi uma confusão!» Acabou por optar pelo Académica, onde jogou durante dois anos, porque foi estudar para Coimbra. O sonho era jogar no Benfica, mas os estudos eram também um objectivo de vida, e a pressão feita por um tio para que terminasse o curso ditaram o seu destino. A sua vida alterou-se com a mobilização para a Índia, em serviço militar, «mas acabei por não ir», e a sua carreira de futebolista termina aos 23 anos. «Era um jogador diferente. Jogava futebol de outra maneira e com uma característica que, hoje, não há: eu era um goleador nato. Antigamente, o grande objectivo era marcar golos. Agora, o objectivo é defender, por isso, é a desgraça total.»

A equipa do Beira Mar em 1967

A maior contribuição que deu ao futebol foi como treinador. «Fiz o curso de educação física e um curso de treinadores.» E, em 1980, quando « o Dr. Madail aparece como presidente do Beira Mar, eu vou para o clube, como responsável por todas as camadas jovens e preparador físico da equipa. Durante três anos fizemos um trabalho único em Aveiro.» Um trabalho de treino com base naquilo que António Lemos sempre defendeu: o aproveitamento das potencialidades do distrito.

Em Aveiro, há muito bons jogadores, mas «a formação carece de gente com uma visão global da forma como deve ser tratado um jogador. É preciso ensinar os jovens a serem capazes de se tornarem profissionais, com capacidade para não se sentirem frustrados quando chegam ao futebol profissional. A formação está totalmente fora do espírito aveirense. Para o futebol, em Aveiro, ganhar dimensão é preciso outro clube que faça formação. Mas não defendo que o Beira Mar deixe de o fazer.»

O futebol foi sempre competição, mas «antigamente, tinha uma marca mais ocupacional. Jogava-se futebol por prazer. Agora, joga-se por dinheiro. O golo era o objectivo; o espectáculo estava no golo. Não quero dizer que não assistamos, ainda, a grandes espectáculos de futebol.»

Gosta de ir ver o Beira Mar jogar, e não fica desiludido com os resultados: «Este clube não será muito mais do que isto. O que se pode explicar pelo facto de Aveiro ser uma terra que importa gente. E essas pessoas não são aveirenses. Gostam de Aveiro, mas não são da cidade. Há aqui um vazio que provavelmente será preenchido pelos filhos destas pessoas, que já nascem na cidade e que vão ter para com ela um carinho, uma afeição diferente.»

Homem preocupado com os problemas da sociedade, em especial pelo abandono a que os velhinhos estão votados, não se recusa a apoiar todos os projectos em que acredita. Ama a cidade onde diz terem acontecido grandes momentos históricos: «A contra-revolução aconteceu em Aveiro. Não é o Mário Soares nem a fonte luminosa, mas o bispo de Aveiro, quem fez a contra-revolução em Portugal. O bispo terminou a missa pedindo aos fiéis: "Acordem! Que andam a dormir há muito tempo.» Lutador: «Quando quero uma coisa e não a consigo alcançar penso: ou isso está totalmente fora do meu alcance ou então, perspectivei mal o caminho para atingir os meus objectivos. As coisas nem sempre estão ao alcance de todos». Defende que o futebol é o desporto mais completo, e adora a modalidade. Teve uma carreira curta como jogador, mas tem muitos projectos e ideias para recuperar o futebol que sempre o apaixonou.

«Fui um dos jogadores mais representativos de Aveiro. Mas, curiosamente, só joguei um ano no Beira Mar.»


Ora, bolas!

António Lemos conta:

«A estupidez é um direito de todos. E, lamentavelmente, em Aveiro e no futebol, têm aparecido muitos estúpidos.»

«O futebol era muito discriminado. Para se fazer um campo de futebol era obrigatório que se construísse uma pista de atletismo. Sem pista não havia subsídios.»

«O VaIadas era uma grande figura. Foi ele que me convidou para jogar no Benfica.»

«Os treinos eram às sete da manhã e os banhos de água fria! O que era altamente salutar.»

«O futebol português tem que parar, para pensar como é que vai sair desta situação.»

«O Figo é o melhor jogador português. O João Pinto do Benfica também é muito bom.»

« O Eusébio foi o melhor jogador...»

«Aveiro nunca soube fazer o aproveitamento dos talentos da sua região.»
 

António Lemos aos 20 anos.

«Hoje as equipas não têm avançados.»

 

Jogador: António Dias de Lemos

Posição: avançado

Características: bom marcador

 

 

Página anterior.

Página seguinte.