Acesso à hierarquia superior.

farol n.º 31 - mil novecentos e sessenta e nove ♦ setenta, págs. 4 e 5.

Sessão Solene de Abertura das Aulas

Nilton Pinheiro

No passado dia 1 de Outubro realizou-se, no Ginásio do nosso Liceu, como de costume (mas este ano com maior brilho), a abertura solene do novo ano lectivo que numerosos Professores, alunos e familiares acompanharam com explicável interesse.

Estiveram presentes as Autoridades da cidade de que destacamos Sua Ex.ª Rev.ma o Sr. Bispo de Aveiro e os Ex.mos Srs. Governador Civil e Presidente da Câmara.

Presidiu o Ex.mo Subsecretário de Estado da Educação, Doutor Justino Mendes de Almeida, que foi alvo de inequívocas provas de simpatia por parte dos Professores e alunos do liceu, assim como da numerosa assistência que enchia por completo o ginásio.

Primeiramente, o Sr. Reitor proferiu palavras de saudação a todos os presentes, referiu-se à instituição de novos prémios e sintetizou as actividades do Liceu, no ano transacto.

Usaram também da palavra o Sr. Dr. Idálio de Oliveira, o Sr. Governador Civil, o Sr. Subsecretário de Estado e o Sr. Dr. Álvaro Sampaio, antigo professor do Liceu, a quem foi entregue a Comenda da Ordem de Instrução Pública.

Finalmente o Sr. Reitor procedeu à leitura dos nomes dos alunos que tiveram média de frequência de 12 ou superior a 12 valores e foi feita a entrega dos Prémios aos melhores alunos do ano findo, como recompensa justa pelo trabalho dispendido, e que constitui exemplo digno, e que a seguir referimos:

Prémio Governador Civil Nicolau Bettencourt – melhor média de frequência – Maria Fernanda Ferreira Romão, do 5.º ano.

Prémio Dr. Santos Reis – melhores provas de carácter ao longo do curso Rui Manuel da Silva Morujão, do 7.º ano.

Prémio da Sociedade dos Antigos Alunos – melhor classificação a Português – Maria Aline Salgueiro de J. Ferreira, do 3.º ano.

/ 5 /
Prémio João Carros – Dr. Armando da Cunha Azevedomelhor classificação em todo o Liceu – João Freitas Raposo, do 6.º ano.

Prémio Dr. Armando da Cunha Azevedo – melhor classificação em Matemática – Maria Consolação C. Janeirinho, do 5.º ano.

Prémio Dr. José Pereira Tavares – melhor classificação em Latim – Jorge Manuel Martins Estima, do 7.º ano.

Prémio Dr. Assis Maia – melhor classificação em História – Vasco Afonso da Silva Branco, do 3.º ano.

Prémio D. Dinis (instituído pela Sociedade Central de Cervejas) – finalista melhor classificado – Mário Bastos Rodrigues, do 7.º ano.

Prémio Plano de Formação Social e Corporativa (instituído pela Junta da Acção Social) – João Manuel Matias da Rocha Calisto, do 7.º ano.

Prémio Engenheiro Manuel dos Santos Mendonça (instituído pela Companhia Portuguesa de Celulose) – Ema Manuela da Silva, do 7.º ano.

Prémio Manuel Maria Pereira Bóia (instituído pela viúva e filhos) – João Carlos Francisco Sarabando, do 7.º ano.

Prémio Dr. Armando Dias Coimbra (instituído pelos seus antigos alunos) – José Augusto Ventura da Silva, do 7.º ano.

Prémio Dr. Álvaro da Silva Sampaio (instituído pelos seus antigos alunos) – António Luís da Silva Sá, do 7.º ano.

No final da sessão o Ex.mo Sr. Subsecretário de Estado da Administração Escolar reuniu-se com o Sr. Reitor e os Ex.mos Professores com quem trocou algumas impressões num ambiente de franqueza e cordialidade.

 

página anterior início página seguinte

11-06-2018