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farol n.º 30 - mil novecentos e sessenta e oito ♦ sessenta e nove, págs. 22 e 23.

12 horas de Sebring

As 12 hores de Sebring constituíram a segunda prova do Campeonato deste ano.

Se, em Deytone, os Ford GT 40 de John Wyer foram batidas em resistência e em velocidade, demonstrarem, nesta prova, que são muito capazes de repetir o êxito alcançado no último campeonato.

Foi muito duro e repleto de surpresas, como ê hábito em provas deste género. A atestá-lo está o facto de ter havido, durante a competição, nada menos do que treze comandantes, que se revezaram ao longo de quase toda a prova.

A Ferrari entrou oficialmente em prova com o seu protótipo 312 p nas mãos de Amon e Andretti, que o colocarem na 1.ª fila da grelha de / 23 / partida, ao efectuarem o melhor tempo dos treinos. Forte em número e em qualidade, a Porsche esperava, como adversários mais temíveis, a Lola de Donohue e Bucknun, o Ferrari e os GT 40 de Hobbs-Hailwood e de Ickx-Oliver.

À partida, Mitter e Siffert denunciaram os seus propósitos ao imprimirem um ritmo demoníaco à corrida. Para os contrariarem encontravam-se o 312 p de Amon e a Lola de Donohue. Amon, excelente piloto, conseguiu meter o Ferrari entre as duas máquinas alemãs e seguia colado a Siffert, que era o líder. As duas GT 40 já tinham sido dobradas e encontravam-se em 7.º 8.º postos.

Tudo deixava transparecer que de entre os Porsche, o Ferrari e a Lola sairia o vencedor. Porém, com quase três horas de prova, Siffert sente a sua máquina sem obediência aos seus apelos. A Lola, mercê de um comportamento regular, passa para a frente. Mas pouco depois abandona, imitada pela Porsche de Herrman-Ahrens. vítimas de avarias na suspensão. É então a Ferrari que beneficia passando para primeiro lugar. Mas também não seria por muito tempo, pois encostaria às «boxes» para desobstruir o radiador, deixando o comando à Porsche de Mitter-Schutz. E não ficou por aqui a troco de comandantes. Mitter foi obrigado a encostar com avaria no chassis. E é então que a GT 40 de Ichx-Oliver ocupa o primeiro lugar para não largar mais.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
 

1.º ICKX-OLIVER

FORD GT 40 239 voltas

2.º AMON-ANDRETTI

FERRARI 312 p 238

3.º BUZZETTA-STOMMELEN

PORSCHE 908 3L 233 voltas

4.º MITTER-SCHUTZ

PORSCHE 908 3L 233 voltas

5.º SOLER-ROIG – UNS

PORSCHE 908 3L 233 voltas

6.º LESLIE-MOTSCHENBACHER

LOLA-CHEVROLET 229 voltas

7.º ELFORD-ATWOOD

PORSCHE 908 3L 228 voltas

8.º SMOTHER-BAKER

PORSCHE 908 3L 214 voltas

Além de vencerem a prova, Ickx e Olver, bateram o recorde, que estava na posse de MacLeren-Andretti, ao fazerem 2 063 Km à média de 166, 400 Km/h.

 

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11-06-2018