Acesso à hierarquia superior.

farol n.º 27 - mil novecentos e sessenta e sete ♦ sessenta e oito, págs. 5 e 18.

Prémio Dr. Armando da Cunha Azevedo

João Raposo
(5.º ano)
 

COMO é do conhecimento geral existe no nosso Liceu o prémio Dr. Armando da Cunha Azevedo, destinado a galardoar o aluno que, ao longo do ano, mais se distinguir na disciplina de Matemática.

Como todos, também este prémio tem a sua história.

Assim, o Dr. Armando Azevedo nasceu em Aveiro em 1867, tendo-se formado em Medicina na cidade do Porto. Exerceu clínica na sua terra natal, onde casou com a Senhora D. Berta da Rocha Martins da Cunha Azevedo. Foi nomeado médico municipal do concelho, em Janeiro de 1904. Tendo mostrado sempre grande inclinação para a Matemática, de que possuía profundos conhecimentos, foi convidado a exercer o cargo de professor no nosso Liceu no ano de 1899, em substituição do Dr. Ildefonso Marques Mano. O acto de posse foi a 9 de Janeiro. No ano seguinte substituiu, a partir de Maio, o Dr. Manuel Gonçalves de Figueiredo.

Faleceu em 1938, tendo sido sempre bastante devotado a este estabelecimento de ensino.

O carácter do Dr. Armando Azevedo era sinónimo de bondade, dedicação e simpatia. Alma simples, a todos acolhia com o seu bom modo de sempre, muito humano e dedicado.

Em sua memória a Senhora D. Berta Azevedo instituiu o já mencionado prémio, que todos os anos vinha entregar ao aluno galardoado.

A esposa do ilustre clínico aveirense nasceu em Oliveira de Azeméis em 1872. Fixou-se mais tarde em Aveiro, depois de ter estado em várias terras.

/ 18 /

Foi aqui que casou e passou quase toda a sua vida. Falecida há pouco, foi como o marido, modelo de aprumo e energia. «Desejando que o prémio perdurasse para além da sua morte, deixou em testamento uma disposição segundo a qual será convertida em títulos de renda perpétua a quantia necessária para assegurar um juro anual do montante do prémio que vinha concedendo». Gesto louvável, merecedor da nossa mais profunda gratidão.

Com estes dados creio ter ilustrado, embora muito incompletamente, a origem do premio Dr. Armando Azevedo. Estas palavras constituem, pois, uma singela homenagem ao casal com ele tão directamente relacionado.

 

página anterior início página seguinte

09-06-2018