Acesso à hierarquia superior.

farol n.º 26 - mil novecentos e sessenta e seis ♦ sessenta e sete, págs. 20 e 21.

A CLAVE DE SOL


   

◄●► «Os Beatles e o Cinema»◄●►

26 de Dezembro – estreia da primeira curta metragem dos «Beatles», «Magical Mistery Tour». Conta-nos a viagem de um autocarro amarelo e azul através do mundo maravilhoso do irreal e da música. O filme, como seria de esperar numa comédia do género, termina na alegria e no absurdo, com os «Beatles» a cantar, envergando elegantes casacas brancas.

A crítica foi-lhes desfavorável, classificando o filme como o primeiro fracasso completo do famoso quarteto. Os rapazes não se preocuparam muito com isso, alegaram que também tinham direito a falhar e prometeram para breve nova tentativa, desta vez de mais alto nível. Nela serão, mais uma vez, os principais protagonistas, os realizadores, os produtores e os criadores do argumento.

Quanto à banda sonora de tão discutida produção, o 2.º Esq.º considera-a bastante fraca, salientando apenas «The fool on the hill» e «Flying».

Para terminar, diremos que a penúltima gravação dos «Beatles», « HelIo, goodbye» foi disco de ouro nos Estados Unidos em Dezembro de 1967.


«Morreu Otis Redding»

10 de Dezembro – Num brutal acidente de aviação, ocorrido nos Estados Unidos, perdeu a vida um dos reis do Rhythm and Blues. Referimo-nos, é claro, a Otis Redding. Com ele morreram também o seu empresário, Jimi King, e a quase totalidade dos membros do conjunto que o acompanhava (os «Barkeys»). Apenas um elemento, o trompetista Ben Coley, conseguiu salvar-se. O avião que, segundo se crê, era conduzido por Otis, despenhou-se num lago perto de Madison.

O Rhythm and Blues começou a ser conhecido na Europa em 66 e 67, graças à divulgação da Stax. Durante o ano findo a crítica fora unânime em classificar Otis Redding e James Brown os expoentes máximos desta curiosa expressão musical.

Entre os inúmeros sucessos de Otis, destacamos «Shake», «My girl», «Tramp», «Fa, fa, fa, fa, fa» e «Respect».

«Algo de novo»

Abriu em Nova Iorque um clube nocturno fora dos moldes habituais. Frequentado exclusivamente por hippies, a sua decoração é feita à custa de técnicas visuais ultra-modernas. Possui, além disso, um ecrã onde se projectam actuações de conjuntos famosos, quer americanos, quer britânicos. Finalmente, o clube chama-se Palm Garden.

«As 10 revelações de 67»

(segundo a classificação do 2.º Esq.do)

 

10.º – Strawberry Alarm Clock
9.º – Amen Corner
8.º – Jimi Hendrix Experience
7.º – Quarteto IIII
6.º – Lulu
5.º – Move
4.º – Jefferson Airplane
3.º – Association
2.º – Procol Harum
1.º – Bee Gees

Para terminar, numa singela homenagem aos primeiros classificados da nossa lista, publicamos as canções que perante nós os impuseram:

 

7.º – Craise Finton Kirk Royal Academy of Arts
6.º – One minute Woman
5.º – To love somebody
4.º – Sir Geoffrey saved the World
3.º – Spicks and specks
2.º – Holiday
1.º – I am the World


E por agora é tudo,

Até ao próximo FAROL!
2.º Esq.do

 

página anterior início página seguinte

09-06-2018