Acesso à hierarquia superior.

farol n.º 25 - mil novecentos e sessenta e seis ♦ sessenta e sete, pág. 23 e 24.

Concurso literário

«A Mocidade e o Natal»

Obs.: Do Comissariado Nacional da M. P. recebemos as normas para os eu Concurso Literário, subordinado ao tema «A Mocidade e o Natal», que muito gostosamente publicamos e para o qual chamamos a devida atenção dos nossos leitores.


O Comissariado Nacional da Mocidade Portuguesa leva a efeito, no Natal de 1967, um concurso literário que denominou «A Mocidade e o Natal».

As normas que regulam esse concurso são as seguintes:
 

I - Categorias

O concurso é aberto a todos os jovens portugueses, agrupados em três categorias:

Categoria A – Jovens dos Centros Extra-Escolares, dos 10 aos 13 anos; alunos dos Centros Escolares, frequentando o 1.º ciclo do Ensino Liceal e ciclo preparatório do Ensino Técnico, não ultrapassando a mesma idade.

Categoria B – Jovens dos Centros Extra-Escolares, dos 14 / 23 / aos 17 anos; alunos dos Centros Escolares, frequentando o 2.º ciclo do Ensino Técnico, não ultrapassando a mesma idade.

Categoria C – Jovens dos Centros Extra-Escolares, dos 18 aos 19 anos; alunos dos Centros Escolares, dos 18 aos 19 anos; alunos dos Centros Escolares, frequentando o 3.º ciclo do Ensino Liceal ou preparatórios para a admissão aos Institutos, não ultrapassando a mesma idade.

 

II – Modalidades


– Conto
– Poesia

Os trabalhos, que terão de ser inéditos e originais, não poderão exceder 5 folhas dactilografadas a 2 espaços, ou, sendo manuscritos, 6 páginas de papel almaço de 35 linhas.


III – Apuramento

Em cada Centro Escolar ou Extra-Escolar um júri apreciará os trabalhos e enviará os dois melhores de cada modalidade e categoria ao Comissariado Nacional da Mocidade Portuguesa, Palácio da Independência, L. S. Domingos, em Lisboa, impreterivelmente até ao dia 24 de Novembro próximo.


IV – Prémios

O júri nacional, a instituir pelo Comissariado Nacional, atribuirá a cada categoria e modalidade três prémios, no valor respectivamente de 1.500$00, 1.000$00 e 500$00, e constituídos por objectos de interesse escolar e recreativo.

No entanto reserva-se esse júri o direito de não atribuir prémios na modalidade e categoria em que os trabalhos concorrentes não atinjam o desejado nível.


V – Distribuição dos prémios e edição duma antologia

A distribuição dos prémios será feita no decurso de uma festa de Natal, que se realizará no Palácio da Independência, em Lisboa em data a fixar oportunamente.

Far-se-á também uma edição ilustrada dos melhores trabalhos presentes a este curso.

 

página anterior início página seguinte

09-06-2018