Acesso à hierarquia superior.

farol n.º 16 - mil novecentos e sessenta e quatro ♦ sessenta e cinco, pág. 3 a 5.

«Vai ser construído no terreno de jogos um Pavilhão de Desportos, a utilizar pelos alunos do liceu e por todos os jovens aveirenses interessados em várias práticas desportivas»

– afirmou-nos o Ex.mo Sr. Reitor em
entrevista concedida ao nosso Jornal


CHEGOU até nós o rumor duma grande notícia: o nosso Liceu iria possuir um Pavilhão de Desportos, notável pelas suas proporções e pela aplicação de técnicas verdadeiramente revolucionárias. Achámos que era nosso dever informarmo-nos, para podermos dizer alguma coisa sobre o assunto aos nossos leitores, cumprindo assim com a missão que nos foi confiada.

E quem melhor do que o nosso Reitor, para nos dizer tudo o que de verdadeiro haveria na novidade? Se bem o pensámos melhor o fizemos e lá fomos bater à porta da Reitoria.

Como esperávamos, fomos recebidos com toda a amizade e compreensão pelo Sr. Reitor que imediatamente se pôs à nossa disposição para nos informar sobre o que pretendíamos.

E a primeira pergunta surgiu:

Tivemos conhecimento de que se projecta a construção de um Pavilhão de Desportos na área do Liceu. O que há de verdade nesta afirmação e a quem se destina?

– Sinto-me muito contente por Vos poder dizer que é verdadeira a informação: por despachos dos Senhores Ministros da Educação Nacional e das Obras Públicas e graças à boa compreensão do Ex.mo Director-Geral dos Desportos, antigo aluno deste liceu, vai ser construído no terreno de jogos um Pavilhão de Desportos, a utilizar pelos alunos do liceu e por todos os jovens aveirenses interessados em várias práticas desportivas.

À semelhança do que já acontece agora com diversas actividades as instalações do liceu estarão à disposição dos estudantes e da própria cidade, para que todos os rapazes possam valorizar-se / 4 / e prestigiar o liceu que tanto deseja servi-los.

Em que parte do Liceu será construído?

– A construção será levantada entre o actual ginásio e o portão do lado nascente, que dá para a rua de Jaime Moniz, ficando assim com a vantagem de a população da cidade e poder frequentar sem ter que atravessar o actual edifício do liceu.

Isso implica a destruição dos actuais campos de jogos. Onde serão depois fixados os campos desportivos?

– Efectivamente, os actuais campos de jogos serão ocupados em parte com a nova construção, mas o assunto já foi ponderado pelos Senhores Engenheiros-Directores dos Edifícios Nacionais e devem construir-se novos campos de jogos nas faixas laterais do terreno do Liceu, um do lado Norte e outro do lado Sul; deste modo, os alunos do Liceu ficarão com mais comodidades do que as actuais, para a prática de jogos desportivos ao ar livre.

Julgamos de grande interesse o conhecimento das suas dimensões, bem como de outros pormenores relativos à sua estrutura. Que poderá V. Ex.ª dizer-nos a este respeito?

– As dimensões do novo Pavilhão serão de 39m x 49m x 8m e, se nos lembrarmos que o actual ginásio tem 12m x 24m, conclui-se que a área será seis vezes superior. Com efeito, o Pavilhão comportará seis campos úteis, paralelos, para jogos de voleibol, basquetebol, ténis, badmington, etc.

Além disso, o Pavilhão terá bancadas para o público, com um dispositivo tal que permitirá a utilização do seguinte modo: em dias de actividade de rotina, as bancadas estarão retraídas e permitem o uso de todo o pavimento; em dias de competição ou exibições, as bancadas serão distendidas e acomodam os assistentes, limitando-se o campo de utilização às dimensões convenientes.

O modelo está estudado e o Senhor Director-Geral dos Desportos tem no seu gabinete uma maqueta que me foi dado apreciar, o que me habilita a informar-vos que o nosso liceu e a cidade vão ficar muito bem servidos.

Dentro de quantos anos ficarão aptas a ser utilizadas as suas instalações?

– Depois de várias diligências efectuadas junto do Senhor Subsecretário de Estado da Educação Nacional, Professor Doutor Alberto Brito, também natural do nosso distrito e profundo conhecedor de Aveiro, e do Senhor Director-Geral dos Desportos, Dr. Armando Rocha, e passado que foi o tempo necessário, recebi a agradável visita do Senhor Director dos Edifícios Nacionais do Centro, Engenheiro Costa Alemão e do seu Adjunto, Engenheiro Artur Pimentel que, sempre solícitos e diligentes quanto aos problemas do Liceu de Aveiro, me vieram comunicar um despacho do Senhor Ministro das Obras Públicas, ordenando a construção urgente do Pavilhão.

Após a troca de impressões preliminares que se impunha, estes senhores estarão certamente a trabalhar no assunto e calculo que dentro de uns dois anos poderemos usufruir desta magnífica regalia.

– Ousamos ainda perguntar: quais as consequências que a edificação do mencionado Pavilhão trará para o plano de actividades desportivas deste Liceu?

– Consequências? Plano de futuras actividades? Por temperamento, sou avesso a profecias, tanto mais que os projectos a prazo demasiadamente longo poucas vezes se realizam.

O que posso dizer é que confio em que os rapazes venham a ter iniciativas e realizações interessantes; para tanto, o Liceu acarinha-vos e incita-vos e a verdade é que passareis a dispor de um óptimo instrumento de trabalho que é o futuro Pavilhão.

Deponho nas vossas mãos e nas dos que vos hão de suceder a elaboração dos planos de actividades desportivas e confio nas vossas qualidades, como sempre tenho confiado.

Podeis dar estas belas notícias à massa estudantil do nosso Liceu e agradeço-vos a oportunidade que me destes de colaborar no nosso querido «Farol» que tanto carinho e dedicação vos merece.

A nossa curiosidade e o desejo de informarmos os nossos leitores estavam satisfeitos. Nada mais nos restava que agradecer ao nosso Reitor as informações prestadas e a gentileza e compreensão com que nos atendeu. Daqui lhe renovamos o nosso muito obrigado.

 

página anterior início página seguinte

08-06-2018