Acesso à hierarquia superior.

farol n.º 15 - mil novecentos e sessenta e quatro ♦ sessenta e cinco, pág. 23.

Curiosidades de Aveiro

– O Convento de Jesus foi fundado por D. Brites Leitão, de Ouca, e por D. Mécia Pereira e autorizado pelo Papa Pio II em 1461.

– Neste Convento se recolheu, em 1472, a Princesa-Infanta D. Joana, filha de D. Afonso V.

– O Museu Regional de Aveiro está instalado no edifício do antigo Convento de Jesus. Foi fundado em 1911, data em que, tanto a Igreja de Jesus como os anexos conventuais foram confiados à Câmara.

– O Museu é especializado em arte conventual e religiosa, possuindo uma das mais ricas colecções de paramentos e tecidos. Em pintura possuí uma colecção de primitivos valiosos dentre os quais se destaca o retrato da princesa Santa Joana em trajo de corte.

– Neste edifício está incorporada a igreja de Jesus, monumento nacional, maravilhoso exemplar de talha dourada dos séculos XVII e XVIII.

– No coro, debaixo do antigo convento de Jesus, encontra-se o túmulo de Santa Joana, em mármores embutidos, magnífica obra do arquitecto português João Antunes e construído em 1709.

– Entre muitas outras coisas que merecem visita, destacam-se os túmulos do Panteão, o Coro de Cima, as Capelas de N. S.ª da Conceição e do Senhor dos Passos, as capelas laterais do claustro, de portais góticos, o quarto-capela de Santa Joana, o célebre Ofício do Tempo Pascal e o Códice da fundação do convento e da vida da Infanta D. Joana.


PASSATEMPO

 

Pense um pouco

1) Um lenhador e seus dois filhos, na sua faina diária, precisaram de atravessar um rio. No entanto, o bote que utilizaram só suportava 100 quilos de cada vez. Como o lenhador pesa 100 quilos e os filhos 5 quilos cada um, não puderam atravessar o rio todos juntos. Pergunta-se: como se arranjaram eles?

 
     
     
     

Coloque os n.os 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90 no quadro, de maneira que somem 150 horizontalmente, verticalmente ou diametralmente.

 

Adivinhe se é capaz
 
Os homens me dão governo
E aos homens governo dou;
Mas se os homens me abandonam
O meu governo acabou.
Se não tenho água, só água posso beber
Mas se tenho água, por felicidade
Então bebo vinho à minha vontade.
Quem sou?

 

página anterior início página seguinte

08-06-2018