17º Festival Nacional de Folclore - 7 de Julho de 2001 – pp. 30 e 31

Grupo Folclórico e Cultural de Tardariz

O Grupo Folclórico e Cultural de Tardariz teve o seu aparecimento nos finais dos anos cinquenta, então denominado Grupo Folclórico de Tardariz.

Não era propriamente um Grupo Folclórico, mas sim um grupo constituído por habitantes de Tardariz, que percorriam em rusga as Feiras e as Festas das redondezas.

Este grupo acabou por se extinguir, no princípio dos anos sessenta, devido a uma boa parte dos seus membros emigrarem e, outros se terem integrado em Grupos Folclóricos organizados.

No ano de 1985, um grupo de antigos componentes, imbuídos do espírito da cultura tradicional popular, meteram mãos à obra e fizeram renascer a Associação que, a 7 de Setembro de 1985, seria denominada "Grupo Folclórico e Cultural de Tardariz".

Depois da sua fundação oficial, este Grupo tem levado e promovido a Cultura Tradicional de Tardariz, de São Pedro da Cova, de / 31 / Gondomar e da Região – de Norte a Sul do País –, bem como, além fronteiras, nomeadamente a Espanha, França, Suíça, etc..

É membro efectivo da Federação do Folclore Português, associado do INATEL e de outras Federações.

Representa o Folclore, a Etnografia, a Coreografia, a Educação Musical e os Jogos Tradicionais e os usos e costumes das nossas gentes.

Protagoniza, localmente, um Serviço de Solidariedade Sociocultural à Comunidade.

Em Novembro de 1999, iniciou a recuperação dos Jogos Tradicionais com programas integrados de Entretenimento e de Lazer para a Comunidade local.

Em Dezembro de 1999 e Janeiro de 2000, recuperou a Tradição do Cantar das Janeiras, porta a porta, no Lugar de Tardariz e na Freguesia de São Pedro da Cova.

Em Dezembro de 1999, foi criada a Escola de Música para a Educação Musical da tocata dos Grupos Folclóricos Sénior e Infantil, das Crianças, dos Jovens e Idosos do Bairro dos Lameirões e da Comunidade de São Pedro da Cova.

Em Dezembro de 1999, foi criado o Grupo Infantil de Folclore que é constituído por 40 Crianças.

O Grupo de Folclore Sénior é constituído por 56 elementos, entre tocadores, cantadores e dançarinos.

Em 1986 organizou o seu 1º Festival, tendo esta prática todos os anos, e, a partir do ano 2000, estão programadas várias actividades deste tipo, mas com denominações diversas, tais como: o Folclore em Festa, a Festa do Folclore, as Romarias, as Rusgas, etc., etc., etc..

 

 

página anterior início página seguinte