16º Festival Nacional de Folclore e 9º Internacional - 8 de Julho de 2000 – pp. 62 e 63

Grupo Académico de Danças Ribatejanas

O Grupo Académico de Danças Ribatejanas, de Santarém, foi fundado em 1956 pelo saudoso etnógrafo Celestino Graça, com o propósito de promover a recolha, reconstituição e divulgação de tão ricas tradições folclóricas de todas as regiões etnográficas do Ribatejo.

De então até aos nossos dias, mercê de uma constante e ininterrupta actividade, o Grupo Académico já participou em mais de dois mil espectáculos por todo o país, em festas e romarias ou em importantes festivais de folclore, bem assim como, extravasando as fronteiras nacionais, efectuou dezenas de digressões por toda a Europa, pelo Brasil, por Angola, por Israel e pelos Estados Unidos da América, tendo participado, em 1999, nas comemorações mundiais do 50º aniversário da / 63 / UNICEF, em Viena – Áustria, e em Praga, República Checa, integrou uma acção promocional do Campeonato Europeu de Futebol 2004. No corre participará no importante "Sommerfest" de Szazhálombatia – Hungria.

O Grupo Académico constitui com o Grupo Infantil de Dança Regional uma autêntica "escola de folclore" onde se transmite aos mais jovens o conhecimento das danças, das melodias e dos trajos característicos da região e o respeito pelas respectivas tradições.

Mantendo vivo o exemplo e o empenhamento do seu fundador, este Grupo escalabitano continua a representar condignamente o folclore do Ribatejo e anualmente organiza o Festival Internacional de Folclore "Celestino Graça – Santarém, certame que este ano regista a sua 41ª edição e cujo prestígio o coloca entre os mais importantes de quantos se realizam no país e no estrangeiro.

(Suprimida imagem por falta de qualidade)

 

página anterior início página seguinte