16º Festival Nacional de Folclore e 9º Internacional - 8 de Julho de 2000 – pp. 60 e 61

Rancho Folclórico Infantil e Juvenil

de Unhais da Serra

Em 1976, foi fundado o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Unhais da Serra, pela D. Maria da Luz Fabião e o Sr. António Chiquita. Este Rancho teve a sua primeira actuação em público numa festa que promoveu e realizou por ocasião do "Dia Mundial da Criança", no dia 1 de Junho de 1976. Era então composto essencialmente por crianças que variavam entre os 6 e os 9 anos.

É evidente que os componentes foram crescendo na idade e no aperfeiçoamento das danças e cantares, por isso se criou o Grupo Juvenil/Adulto. Deste modo constitui-se um grupo de jovens com provas dadas, na recolha da Etnografia das danças e cantares da nossa região, Serra da Estrela (Beira Baixa).

Este Rancho é composto por quatro grupos, o infantil, Juvenil/Adulto, Etnográfico "Jovens de 60 Anos" e Cantares Populares "Gira Estrela", sendo no Grupo Etnográfico e nas pessoas mais antigas da nossa Vila que são elaboradas todas as recolhas, da Etnografia e Folclore que o nosso Rancho representa, Trajes e Utensílios, Danças e Cantares usados pela nossa comunidade nos finais do século XIX e início do século XX. A Tocata é composta por Ferrinhos, Bombo, Adufes, / 61 / Toriecas (todos de fabrico artesanal), Viola, Realejo, Concertina e Acordeão. Dela soam belas músicas que, com os cantares simples mas belos e melodiosos, se reflectem nas lindas danças que recordam, com saudade, a salutar alegria dos tempos de outrora.

O nosso Rancho é membro da Federação de Folclore Português, filiado no I.N.A.T.E.L., e inscrito no Registo Nacional de Associações Juvenis (R.N.A.J.)

O Rancho tem tido ao longo destes anos inúmeras digressões de Norte a Sul do País, participações em Encontros/Festivais de Folclore, Nacionais e Internacionais, participou em vários Programas de Rádio e Televisão; "Canta connosco" em 1983 na RTP; As Janeiras"; "Ponto por ponto" em 1989 na RTP; "Natal nos Hospitais" em 1990 na RTP; Feira de Gastronomia de Santarém" em 1995 SIC, RTP, TVI; "Tudo pelos Outros" em 1996 SIC; "Praça da Alegria", 1997 e 2000 RTP. Tornou-se Internacional em 1987 ao efectuar uma digressão por vários Países Europeus (Espanha, França, Alemanha e Luxemburgo), em Abril de 2000 participou em França (St. Genis Laval) na Semana Portuguesa.

Actividades a realçar: Destacamos a organização do Tradicional Cantar de Janeiras, A Festa de Páscoa, Festival Nacional e Internacional de Folclore, Jogos Tradicionais, Colóquios, Debates, Exposições, Semana Cultural da Vila de Unhais da Serra, Gravação de quatro cassetes oficiais do Grupo e um Compacto Disco (CD).

As Danças: De entre outras destacam-se a Farrapeira, Pastora, Subi à Serra da Estrela, Laura, Loureiro da Portela, Mineiro, Margarida Moleira, Canta o Pintassilgo, Cantando Ó José cantando, Baile Mandado, fado, etc..

As Modas de Trabalho:
Como vindimas, sachas, ceifa, mondas, pastorícia e ainda modas de romaria e domingueiras.

Os Trajes: Domingueiros, Romaria, Trabalhadores e Pastores.

 

 

página anterior início página seguinte