Acesso à hierarquia superior.

Depois de terem percorrido demoradamente o navio, / 10 / ouvindo com muito interesse as explicações que lhes iam sendo dadas, os convidados dirigiram-se para o convés de tratamento de peixe, onde lhes foi servido um «copo de água».

Aos brindes, falou em primeiro lugar o Sr. Eng.º M. J. Vanderzijen, Director da Werkspoor N. V., que forneceu as máquinas principais para o navio, o qual afirmou sentir-se muito honrado por estar presente na cerimónia oficial de apresentação do magnífico navio que tinham acabado de visitar, aproveitando depois para oferecer ao Sr. Egas Salgueiro um quadro com uma perspectiva do «Santa Isabel».

Falou a seguir o Senhor Egas Salgueiro, em nome da empresa armadora, de cujo discurso transcrevemos algumas passagens.

Depois de saudar e agradecer a presença dos Senhores Ministro da Marinha e Secretário de Estado do Comércio, o Sr. Egas Salgueiro acrescentou:

«O desejo que tínhamos para esta visita ministerial era para que V. Ex.as verificassem que os armadores de navios da pesca do bacalhau estão procurando diligentemente colaborar com V. Ex.as, através das recomendações do Ex.mo Delegado do Governo junto dos Organismos das Pescas, para elevar o potencial económico do país dentro / 11 / do lema que Sua Excelência o Ministro da Economia recomenda, e que todos os industriais portugueses não podem esquecer: menos importações e mais exportações. Para isso e dentro das suas disponibilidades, a Empresa de Pesca de Aveiro se prepara, se apetrecha com material moderno, eficaz, não só para ter possibilidades de melhorar o abastecimento do mercado nacional, quer com bacalhau seco, quer congelado, mas ainda muito esperançada em poder dentro de breve tempo iniciar a / 11 / exportação de parte da sua pesca, na modalidade de congelado, se tal convier à economia nacional.

 
 
 

 

página anterior início página seguinte