Acesso à hierarquia superior.

Subsecretário de Estado da  Indústria

Para encerrar a sessão, levantou-se então o Sr. Subsecretário de Estado da Indústria, que, depois de manifestar a sua satisfação por ter o ensejo de inaugurar mais instalações fabris que constituíam um factor de enriquecimento da região de Aveiro, dirigiu saudações aos Srs. Governador Civil de Aveiro e Almirante Henrique Tenreiro. E declarou depois:

Ninguém ignora a fundamental importância que o peixe assume na dieta alimentar da população portuguesa e o papel relevante que a pesca desempenha na economia do País, constituindo uma actividade de elevado interesse nacional. Não está essa actividade, contudo, ligada somente ao abastecimento de peixe fresco, mas também à indústria de conservas, que na balança comercial tem ocupado posição de relevo, representando um dos mais fortes esteios da exportação portuguesa. Com efeito e referindo, por exemplo, o ano de 1963, a exportação portuguesa expressou-se em cerca de 72.000 toneladas e na ordem de um milhão e duzentos mil contos.

Sabemos que essa posição se deve ao prestigio há longos anos alcançado pela indústria, de sólidas tradições e com larga audiência de compradores no estrangeiro.

Mas sabemos também que não podemos repousar à sombra da posição obtida, pois temos responsabilidades que nos impõem a sua defesa e consolidação.

E mais adiante, acrescentou:

No âmbito do nosso desenvolvimento industrial e especialmente no plano da indústria conserveira, as instalações da Empresa de Pesca de Aveiro hoje inauguradas constituem um empreendimento valioso, que se espera vir a contribuir para o aumento de uma das mais importantes fontes de rendimento do país.

Na linha das suas tradições e da segura orientação com que, ao longo de 4 décadas, tem promovido o aumento dos meios da sua válida actividade, quer eles respeitem ao desenvolvimento da frota de pesca, quer à expansão das instalações terrestres, mais uma vez se não poupou a Empresa a esforços, consciente das exigências do progresso e assim procurou apetrechar estes novos elementos de trabalho dos necessários quesitos, dotando-os das condições indispensáveis para o fabrico de grandes quantidades de / 37 / peixe de várias espécies e para garantir a boa qualidade do produto. E entre essas condições, são de salientar o cuidado havido quanto à instalação de equipamento frigorífico, demonstrativo da atenção dispensada ao importante aspecto da conservação do produto e o sistema de secagem do bacalhau, através da utilização de túneis que poderão permitir uma produção de cerca de 30 toneladas diárias de bacalhau seco.

Registe-se com satisfação o facto da totalidade da maquinaria da fábrica, bem como boa parte da aparelhagem para o funcionamento dos túneis de secagem, ser de produção nacional, uma e outra, incluindo fabricos realizados nas próprias oficinas da Empresa, e ambas totalmente montadas pelos seus operários. Tal muito / 38 / honra o pessoal ao seu serviço e evidencia uma vez mais as aptidões do operário português, ao qual, pelas qualidades de trabalho e útil colaboração, eu dirijo as minhas saudações.

Na verdade, é na conjugação de esforços de patrões e trabalhadores e no entendimento mútuo que reside o factor essencial para que das realizações das Empresas e da sua actividade se possam colher resultados produtivos. Investimentos avultados foram feitos pela Empresa neste empreendimento e isso é revelador do espírito de iniciativa na aplicação de capitais em realizações de alcance no campo económico e que concorrem para o desenvolvimento nacional.

Uma palavra ainda para as instalações sociais da fábrica, que mereceram cuidada atenção, instalações essas que vêm enriquecer todo este vasto conjunto industrial que tivemos hoje o prazer de visitar.

Agradeço as amáveis palavras há pouco aqui proferidas por V. Ex.ª, Sr. Egas Salgueiro, das quais gostosamente serei intérprete junto de S. Ex.ª o Ministro da Economia.

E a terminar:

Novos e importantes elementos de trabalho foram erguidos, aptos a uma rendosa actividade e a servir o País. Demonstração inequívoca de que não pode parar a ambição que nos move de realizar mais, sempre cada vez mais.

E no vigor desta determinação está certamente o penhor seguro de serem servidos a economia e os superiores interesses nacionais.

 
 

 

página anterior início página seguinte