Acesso à hierarquia superior.

farol n.º 26 - mil novecentos e sessenta e seis ♦ sessenta e sete, págs. 22 e 23.

DESPORTOS

REMO
Desporto com gloriosas tradições em Aveiro

Augusto Manuel Maciel Estima
(5.º ano)

Ao ter a oportunidade de falar sobre desporto no «Farol», aproveito para dar a minha opinião sobre o remo, como praticante desta modalidade desportiva.

Como todos os desportos, exige uma vida regrada, sacrifício e força de vontade.

Considerado como um dos mais completos no desenvolvimento muscular e cardiovascular, necessita de um aumento gradual e fraccionado do esforço nos treinos. Sob o ponto de vista de equipe, carece de um entendimento perfeito entre os elementos que a formam, para melhor aproveitamento técnico do conjunto.

Existindo em Portugal como desporto pobre, apenas conseguiu reunir nos últimos campeonatos nacionais pouco mais de cento e cinquenta atletas. Mas, se por parte da camada jovem fosse revelado interesse, não faltam óptimas condições para a prática de remo em Aveiro, cidade com tradições vincadas no mundo do remo em Portugal.

Isento de lesões, o remador não tem medo ao contacto, por tal não existir. Esta é uma causa, que impede muitos jovens de marcarem posições de relevo noutros desportos.
 

Falando de Andebol

José Henriques Leal Costa
(5.º ano)

É com grande prazer que aproveito a oportunidade que o «Farol» me dá para escrever alguma coisa sobre o andebol do Liceu.

Tal como o meu colega Gamelas disse no número anterior acerca de Atletismo, também o Andebol atravessa no nosso Liceu uma fase bastante ingrata. Os nossos colegas, em especial os mais velhos, desinteressaram-se da prática deste desporto. A razão, não sei!

Acreditai que, segundo médicos afamados, esta modalidade é das que mais desenvolve o nosso corpo.

O ano passado, com o sacrifício dos atletas mais dedicados, ainda conseguimos fazer alguma coisa.
/ 23 /
No Nacional de Juvenis classificámo-nos em 3.º lugar, depois de termos deixado para trás equipes bastante valorosas, e de opor forte resistência ao campeão.

Em juniores já não aconteceu o mesmo, pois fomos logo eliminados, mas, assinale-se, em circunstâncias bastante enganadoras.

Os campeonatos deste ano estão à porta.

Temos o apoio dos nossos Professores, temos o saber do nosso treinador «o Sr. Diamantino», que nos ministrou os primeiros passos no andebol, e temos ainda a confiança que depositamos em todos vós.

Os nossos treinos são às quartas e quintas-feiras, no Campo do Liceu, pelas 15 horas.

Colegas!

O Liceu precisa de um titulo nacional!

Vamos trabalhar todos para o trazer para Aveiro.

 

página anterior início página seguinte

09-06-2018