Acesso à hierarquia superior.

farol n.º 25 - mil novecentos e sessenta e seis ♦ sessenta e sete, pág. 19.

DESPORTOS

Colegas! Ao ser-nos proposta a elaboração desta nova página do «Farol», resolvemos falar um pouco acerca de cada uma das diferentes modalidades desportivas praticadas no nosso Liceu, ao longo deste ano lectivo.

Como desejamos falar dos diferentes desportos e não temos um conhecimento muito profundo acerca de todos eles, desde já fazemos um apelo a todos aqueles que, mais directamente ligados a qualquer das modalidades, queiram colaborar connosco nesta página.

Finalmente esperamos que os temas que vamos abordar neste número sejam do vosso interesse.

Perdurará o desporto como uma escola de virtudes?

Ulisses Manuel Brandão Pereira
(4.º ano)
 

O «slogan» «desporto-escola de virtudes» corre grave risco, pois dia a dia mais se acentua uma onda de violência e fanatismo: avassalando todos os recintos onde se efectuam provas desportivas. E, se sérias medidas preventivas não forem tomadas, esta celebérrima frase modificar-se-á para «desporto-luta de paixões exacerbadas».

É necessário que todos, jogadores, árbitros, treinadores, e muito especialmente o público, se compenetrem que, acima de tudo, o desporto é uma salutar forma de desenvolvimento físico e cívico.

É desde o atletismo até ao râguebi, passando pelo futebol e para todos os outros desportos, pedimos à camada jovem, que como nós, ora se inicia nos segredos dessas modalidades, que em todas as competições em que entre, atirando para trás das costas o pouco que um resultado encerra, se preocupe em elevar cada vez mais alto, o conceito do desporto.

E mais não dizemos, porque o que pretendíamos realçar já o foi: o desporto merece que os seus praticantes olhem para ele e para o ideal que ele contém, com muitíssimo mais respeito.

 

página anterior início página seguinte

12-06-2013