Acesso à hierarquia superior.

farol n.º 15 - mil novecentos e sessenta e quatro ♦ sessenta e cinco, págs. 21 e 22.

Pelo Liceu

É com o maior prazer que informamos os nossos leitores de que a legação da Indonésia em Portugal nos solicitou a permuta do «Farol, com a sua publicação «Notícias da Indonésia».

– Realizou-se, no passado dia 21 de Novembro, uma reunião dos alunos do 6.° ano, para a nomeação da comissão que se encarregará do costumado almoço e baile.

Após votação sumária, ficou assim estabelecida a comissão:

Maria Amélia Coutinho
Maria João Machado
Maria de Lourdes Sachetti
Mário Jorge Pinho
Sérgio Manuel Gamelas
João Carlos C. G. Bento


1.º de Dezembro

Comemorou-se mais um aniversário da Restauração da Independência Portuguesa. Sendo este também o Dia da Mocidade, a Delegação Distrital de Aveiro mais uma vez tomou parte nas comemorações, cem representações dos vários centros da M. P. e M. P. F. e uma formação armada da Milícia do C. I. M. n.º 15.

A iniciar as cerimónias procedeu-se ao hastear das Bandeiras Nacional e da Mocidade, após o que os filiados seguiram para a Sé Catedral, onde assistiram a uma Missa celebrada por Mons. Aníbal Ramos, assistente religioso da M.P..

Seguidamente realizou-se uma Sessão Solene junto do Padrão dos Descobrimentos, presidida pelo Delegado Distrital da M. P., Sr. Dr. Fernando Marques, em que estiveram presentes várias individualidades civis e militares. Esta principiou com a leitura do compromisso de honra, que os filiados ratificaram, pelo graduado Anselmo Vieira, falando depois o filiado Carlos Vieira da Silva que evocou a data comemorada.

Em continuação, entregaram-se as insígnias a novos graduados e arvorados e procedeu-se à deposição, na base do Padrão, de coroas de louros e de flores, por dois graduados da M. P. e M. P. F..

A encerrar a Sessão falou o Sr. Dr. Fernando Marques que referiu o significado do compromisso público e da passagem de escalão, e apontou à juventude O exemplo daqueles que contribuem para a sobrevivência da Nação.

Fez-se ouvir em vários passos da Sessão, um coro de filiados do / 22 / Asilo-Escola Distrital (centro extra-escolar n.º 2), que entoou os Hinos da Mocidade, da Restauração e Nacional.

Após a Sessão efectuou-se o desfile em parada dos filiados, por várias artérias da cidade, sob o comando do graduado António Simões Dias.

À tarde, no lugar de Vilar, efectuou-se uma prova de corta-mato em que foram primeiros classificados Manuel Marques da Silva em vanguardistas A e Júlio Cirino Rocha em vanguardistas B. Ao centro escolar n.º 1 foi atribuído o troféu «Restauração».


Dia 8 de Dezembro

Festejou-se nesta data o Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal, associando-se-lhe também a comemoração do Dia da Mãe.

A M. P. F. não esqueceu este dia, mandando celebrar missas em diversas igrejas paroquiais das freguesias da cidade, por intenção de todas as Mães de Portugal e em louvor da Divina Mãe.

De tarde inaugurou-se uma Exposição de Berços e Enxovais, no Edifício da Secção Feminina do liceu, sob a orientação da Delegada Distrital da M. P. F., Sr.ª Dr.ª D. Alda Paiva Gomes, com a colaboração de diversas professoras.

A Exposição é composta por 21 berços e mais de 200 enxovais, confeccionados pelas alunas do Liceu e da Escola Comercial e Industrial, que serão distribuídos pelas mães pobres da área, depois de encerrada a Exposição.

– Reuniu, no passado dia 10, em sessão ordinário, o Conselho do Centro Escolar n.º 2 da M. P., sob a presidência do Ex.mo Sr. Reitor, Director do Centro, ao qual assistiram os Srs. Professores Dirigentes, os Graduados e a Direcção do «Farol».

Na reunião foi deliberado o seguinte:

– Louvar todos os graduados e filiados pelo seu bom comportamento nas comemorações do 1.° de Dezembro e nos dias de instrução.

– Promover um concurso literário à semelhança dos anos anteriores, cujo regulamento foi já afixado nos locais do costume.

– Relativamente ao «Farol» promover a sua permuta com outras publicações do mesmo género.

– Estabelecer um plano de actividades culturais e desportivas do centro.

Na reunião procedeu-se ainda à especificação dos trabalhos de cada secção do centro.

Festas dos Finalistas

As várias comissões das festas começaram a trabalhar, observando-se já alguns resultados. Assim:

– Realizou-se no dia 12 do corrente, no Teatro Aveirense, o tradicional baile dos finalistas, com a colaboração dos conjuntos «José Nóvoa» e «Orfeu».

– A comissão da excursão apresentou um projecto para uma excursão de 7 dias ao sul de Espanha, visitando Badajoz, Cádis, Gibraltar, Málaga e Sevilha.

– Dirigidos pelo Ex.mo Sr. Guerra de Abreu começaram os ensaios das peças «O Viveiro de Frei Anselmo» e «O Servidor da Humanidade» com vista à récita dos finalistas.

 

página anterior início página seguinte

08-06-2018