Exactamente. Para
escolher.
A Juventude será um tempo de
preparação. Uma recolha de dados, de experiências, de conhecimentos, o
estudo de
um problema complicado – a vida. Um tempo de estágio, em que se estuda
o lugar
que se vai preencher.
Põe-nos na frente muitas ideias mestras: a lei moral, a educação; a
cultura do nosso tempo, com a visão dos seus múltiplos aspectos; e depois, diante deste tudo, é preciso
escolher.
O mais importante será talvez um espírito
aberto, de verdadeiro estudante: desejo sincero de compreender o
mundo; uma certa fome de verdade; de verdade completa, de
Absoluto.
Depois duma base: civilização, princípios morais, cultura geral,
que
vêm passando de geração em geração até chegarem a nós começamos a
ter que decidir, que escolher:
– Grandes ideias: que é o mundo?
Quem nos criou? Qual o sentido da
vida? Perguntas grande, que exigem respostas de Homens que queremos
ser.
– O realizar duma vocação a carreira
a
seguir, profissão, mais tarde a escolha da
companheira para toda a vida; porventura outros rumos, para os mais generosos sacerdócio,
missões...
– Noutros tempos, na colonização da Austrália, a distribuição de
terras
era, em parte, feita pelo seguinte processo; os colonos faziam uma
corrida
empunhando bandeiras, em direcção aos talhões a distribuir; quem
chegasse primeiro
cravava a bandeira no terreno que lhe agradava mais, assegurando
assim a sua posse. Era puramente uma questão de fôlego (e sprint) como
se vê.
*
... Cravar uma bandeira bem longe e bem fundo. Ter a coragem de reconhecer que erramos. Ter a coragem de mudar resolutamente de rumo,
procurando
mais longe e mais alto. Isso é a verdadeira juventude – não uma
idade, muito mais que uma idade:
um estado de espírito.
*
A juventude não é um período da vida, é um estado da alma, um
efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intenção emotiva,
urna vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre
o amor do conforto.
Não é velho aquele que viveu um certo número de anos; mas é
velho o que abandonou o seu ideal. Os anos enrugam a pele, mas o que
renuncia ao seu ideal enruga a alma. As preocupações, as dúvidas, os
temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos fazem
inclinar para a terra e tornar-se poeira antes de morrer.
Jovem é aquele que se admira e se maravilha. Pede como criança
insaciável e depois desafia os factos, e acha alegria no ioga da
vida. Tu és tão novo como a tua fé; tão velho como as tuas dúvidas. Tão novo como a tua confiança em ti
próprio; tão novo como a tua esperança. Tão velho como a tua fraqueza.
Serás novo enquanto sentires o que é belo, bom e grande; sentires as
mensagens da natureza, do homem e do infinito.
Se um dia o nosso coração for mordido pelo pessimismo e roído pelo cinismo, Deus tenha
então piedade da nossa
alma de velho.
GENERAL
MAC ARTHUR
*
A juventude não se fez para o prazer, mas para o heroísmo.
– Paulo Claudel
*
A beleza da juventude está no
amor apaixonado das coisas grandes e
no desprezo do vício. – P. Janet
Os estudantes no Mundo
HORÁRIOS ESCOLARES
Inglaterra
– aulas das 9 h. às 12 h.; 14h. às 16,30 h. Seis dias de
aula por semana.
Holanda, Bélgica e Luxemburgo
– aulas das 9 h. às 12 h.; 14 h. às 16
h.
Não há aulas nas tardes de 4.as e sábados.
Dinamarca
– 8 às 14 h ou 9 h. às 15
h.; a aula dura 50 minutos.
Noruega
– 8,30 h. às 14 h.; a hora da
aula tem... 45 minutos.
Suécia
– 8 h. às 16 h., com uma hora para almoçar; hora de aula = 45 minutos.
Intervalos de 15 minutos.
Depois disto, ainda há alguém
que
sustente que 1 hora = 60 minutos?
Condensado de
TESTEMUNHO |