|
|
|
|
Aveiro antigo |
Elementos
de identificação |
|
|
Autor/Data
|
Fotógrafo: (?) - Data:
Princípios do séc. XX (1910?) |
Aspecto do movimento no Cais
dos Mercantéis, cerca de 1910. Ficheiro:
Avei3979.jpg - 127 KB |
|
|
|
|
|
Autor/Data
|
Fotógrafo: (?) - Data:
Princípios do séc. XX |
Aspecto do quartel de Sá e o
antigo fontanário actualmente inexistente Ficheiro:
Avei3980.jpg - 101 KB |
|
|
|
|
|
Autor/Data
|
Fotógrafo: (?) - Data:
Princípios do séc. XX (1920?) |
Estação do Caminho de Ferro de
Aveiro, por volta de 1920. Ficheiro:
Avei3981.jpg - 97 KB
|
|
|
|
|
|
Autor/Data
|
Fotógrafo: (?) - Data:
Princípios do séc. XX (1920/30?) |
Aspecto da Avenida Central, na
altura ainda vedada ao trânsito, actualmente com o
nome do Dr. Lourenço Peixinho, e a Rua Almirante
Reis, posteriormente a 1922, uma vez que já se vê
na foto a fachada do Hotel Avenida, construído
nesta data, de acordo com a inscrição existente no
cimo da fachada.. Ficheiro:
Avei3982.jpg - 94 KB |
|
|
|
|
Aveiro antigo |
Elementos
de identificação |
|
|
Autor/Data
|
Fotógrafo: (?) - Data:
1928 |
Aspecto da Avenida Central,
actualmente Dr. Lourenço Peixinho, em 1928. As
obras da sua abertura foram iniciadas em 3 de
Junho de 1918. Ficheiro:
Avei3983.jpg - 119 KB |
|
|
|
|
|
Autor/Data
|
Fotógrafo: (?) - Data:
1910 (+ -) |
Aspecto do centro da cidade de
Aveiro por volta de 1910, vendo-se barcaças na
doca do Côjo. Ficheiro:
Avei3984.jpg - 99 KB |
|
|
|
|
|
Autor/Data
|
Fotógrafo: (?) - Data:
1955 (+ -) |
Aspecto do centro da cidade de
Aveiro por volta de 1955, mostrando a mesma zona
equivalente à imagem anterior. Ao centro da
imagem, o antigo edifício da Empresa de Pesca de
Aveiro. Ao fundo, o «saca-rolhas» que assinalava a
entrada da Feira de Março.
A «ponte-praça»
foi inaugurada em 25/5/1952.
Ficheiro:
Avei3985.jpg - 80 KB |
|
|
|
|
|
Autor/Data
|
Fotógrafo: (?) - Data:
1915 (+ -) |
Aspecto do centro de Aveiro
ainda com as duas pontes, por volta de 1915. À
direita, a entrada da rua José Estêvão. Ficheiro:
Avei3986.jpg - 92 KB |
|
|
|
|
|
Autor/Data
|
Fotógrafo: (?) - Data:
1920 (+ -) |
Aspecto da Capitania do Porto
de Aveiro e abertura da futura Avenida Central,
por volta de 1920, cujos
trabalhos começaram em 3 de Junho de 1918. Ficheiro:
Avei3987.jpg - 84 KB |
|
|
|
|
Aveiro antigo |
Elementos
de identificação |
|
|
Autor/Data
|
Fotógrafo: (?) - Data:
Entre 1910 e 1920 |
No Chafariz dos Arcos, por
volta de 1920. Esta fonte encontra-se actualmente
junto do edifício da Caixa Geral de Depósitos Ficheiro:
Avei3988.jpg - 106 KB |
|
|
|
|
|
Autor/Data
|
Fotógrafo: (?) - Data:
Princípios do séc. XX (1920?) |
Aspecto da Ponte dos Arcos com
mulheres a caminho do chafariz, mostrado na imagem
anterior. Ficheiro:
Avei3989.jpg - 118 KB |
|
|
|
|
|
Autor/Data
|
Fotógrafo: (?) - Data:
1910 (+ -) |
Aspecto do cais e Escola
Industrial e Comercial Fernando Caldeira,
fotografia tirada por volta de 1910. Esta imagem
foi utilizada na época como postal ilustrado
editado por Alberto Ferreira, do Porto.
Ficheiro: Avei3990.jpg - 103 KB |
|
|
|
|
|
Autor/Data
|
Fotógrafo: (?) - Data:
Data: 1920 (+ -) |
Aspecto das pontes no centro de
Aveiro. A primeira, com grades de ferro, era
conhecida por Ponte dos Arcos. A outra, a seguir,
era a Ponte das Almas. Vide Nota
Ficheiro: Avei3991.jpg - 108 KB |
|
|
|
|
|
Autor/Data
|
Fotógrafo: (?) - Data:
1940 (+ -) |
Outro aspecto das mesmas pontes
da imagem anterior, mas na década de 1940, já com
o Hotel Arcada construído, vendo-se, ao fundo, no
centro da imagem, o Café Avenida.
Ficheiro: Avei3992.jpg - 134 KB |
|
|
|
Nota
1 - Esta imagem deverá situar-se,
provavelmente, na década de 1920, porque o edifício à direita, em
segundo plano, apresenta já a traça atribuída ao arquitecto Silva
Rocha para a Capitania de Aveiro (obras iniciadas em 1913).
Anteriormente, era um edifício muito idêntico, à excepção das
janelas e do frontão modificado, onde funcionara, desde 1903, a
Escola Fernando Caldeira, que, por seu turno, fora reconstruída,
tendo-lhe sido adicionado um andar sobre as arcadas de um moinho de
marés ali existente. Reforçando a hipótese da data atribuída, o veículo estacionado
junto à ponte parece já típico do pós-guerra e não dos anos 10 (em
que imperava o Ford T, etc.) (Jorge M. Flora, 8/12/2006) |
>>> |
|
|
|
|