O Ensino à Distância

 

O objectivo deste artigo é fundamentalmente dar algumas orientações para aqueles que desejam conhecer um pouco da modalidade da educação à distância, tendo em conta que muitos dos alunos que frequentam neste momento o ensino por unidades capitalizáveis se devem deslocar em breve para a Bósnia e pretendem continuar os seus estudos.

Por definição, o ensino à distância é um processo educativo onde a aprendizagem é realizável com uma separação física (geográfica e temporal) entre alunos e professores. Este distanciamento pressupõe que o processo comunicacional que induz a aprendizagem utilize um conjunto de recursos tecnológicos que obrigatoriamente têm que ultrapassar a simples comunicação oral. É claro que este tipo de ensino tem sofrido ao longo do tempo uma grande evolução, uma vez que os processos de comunicação se têm aperfeiçoado.

Por volta de 1800, o ensino à distância era conhecido como "estudo por correspondência". Este tipo de ensino era possível graças aos correios. Este método foi complementado, mais tarde, com o uso do telefone, de forma a que os alunos pudessem esclarecer dúvidas de resolução e compreensão das matérias leccionadas.

Em 1960, com o aparecimento e divulgação dos Media (rádio e televisão), o ensino à distância pôde começar a contar com novos suportes, o que permitiu que alunos, de zonas menos acessíveis, pudessem frequentar um determinado espaço e, com a ajuda de um instrutor, frequentassem o ensino primário e preparatório. O exemplo disso em Portugal foi a Telescola. Este tipo de ensino pode também utilizar materiais audiovisuais, tais como, vídeo, cassetes áudio, etc.

Actualmente, entrámos numa nova geração de ensino à distância. A velocidade com que a tecnologia evolui, a generalização do uso de / 10 / computadores pessoais (PC), e o aparecimento da Internet faz-nos olhar o Ensino à Distância numa nova perspectiva. Fornecendo instruções via páginas Word Wide Web (WWW) ou em CD-ROM, os alunos em áreas isoladas podem gozar da interactividade, de aulas virtuais, não interessando onde se encontram, ou em que fuso horário se localizam.

O mundo digital ajudará oferecendo oportunidades de aprendizagem à distância a qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo, combinando novas tecnologias como o E-Mail (correio electrónico) e as Chat Room (salas de conversação). O instrutor do ensino à distância pode construir, com sucesso, cursos interactivos.

Através da Internet e com o auxílio de todas as ferramentas descritas anteriormente é possível anular barreiras espácio-temporais, isto é, o instrutor dá a aula como se estivesse frente a frente com os alunos, dispondo para isso de uma ou mais câmaras (Web-câmaras), de um microfone e de um computador onde pode acompanhar, através da imagem e do som, os alunos. Estes, geograficamente distantes, recebem nos seus computadores a imagem e o som da aula, podendo também eles comunicar directamente com o professar e/ou com os outros colegas, apoiados da mesma maneira com uma câmara e um microfone.

Uma das vantagens desta forma de ensino à distância em relação às utilizadas no passado é a redução de custos, uma vez que em termos de investimento o material utilizado já é aplicado, e por outro lado, basta estarmos ligados à Interne, o que já acontece em todas as escolas do país.

Prof. António Basto
 


A importância dos espaços verdes

 

As preocupações com o ambiente em geral, e os espaços verdes em particular têm vindo a aumentar nos últimos anos. A consciência de que os espaços verdes são um património de todos está a ser reconhecido gradualmente, e os utilizadores de hoje, além doa usufruto destes espaços, sabem ter a responsabilidade de os preservar, de forma a assegurar a sua transmissão às gerações vindouras.

Consideram-se como espaços verdes todas as zonas arborizadas ou ajardinadas, desde um bosque até um separador de faixas de trânsito.

A existência de espaços verdes numa Unidade Militar ou numa Escola é indispensável à vida dos cidadãos para um ambiente saudável e consequentemente para a melhoria da qualidade de vida. Os espaços são locais agradáveis, onde o trabalho será vivido de uma forma harmoniosa, pois nos intervalos laborais será possível o contacto com a natureza, o que constitui sempre momentos de lazer e de descontracção.

Constituem também um elemento protector das zonas sensíveis como é a casa de S. Jacinto, visto que existem plantas cujas características permitem que sejam utilizados para evitar a erosão dos solos, e levantamento de poeiras, assegurando a infiltração da água das chuvas e a protecção das margens. São também determinantes na formação, manutenção e preservação das dunas.

Os espaços verdes são também importantes para a regularização climática, já que contribuem para o aumento da humidade atmosférica e atenuação das amplitudes térmicas.

Os arbustos e as árvores reduzem parcialmente os ruídos, fornecendo também sombras refrescantes e compensando os efeitos de aquecimento do ar em contacto com as construções. Além disso, desempenham, sem dúvida, o papel de purificadores atmosféricos.

Prof.ª Luísa Catarino

– 9 / 10 –

 

Página anterior Índice inicial Página seguinte