O
objectivo deste artigo é fundamentalmente dar algumas orientações para
aqueles que desejam conhecer um pouco da modalidade da educação à
distância, tendo em conta que muitos dos alunos que frequentam neste
momento o ensino por unidades capitalizáveis se devem deslocar em breve
para a Bósnia e pretendem continuar os seus estudos.
Por
definição, o ensino à distância é um processo educativo onde a
aprendizagem é realizável com uma separação física (geográfica e
temporal) entre alunos e professores. Este distanciamento pressupõe que
o processo comunicacional que induz a aprendizagem utilize um conjunto
de recursos tecnológicos que obrigatoriamente têm que ultrapassar a
simples comunicação oral. É claro que este tipo de ensino tem sofrido ao
longo do tempo uma grande evolução, uma vez que os processos de
comunicação se têm aperfeiçoado.
Por volta
de 1800, o ensino à distância era conhecido como "estudo por
correspondência". Este tipo de ensino era possível graças aos correios.
Este método foi complementado, mais tarde, com o uso do telefone, de
forma a que os alunos pudessem esclarecer dúvidas de resolução e
compreensão das matérias leccionadas.
Em 1960,
com o aparecimento e divulgação dos Media (rádio e televisão), o ensino
à distância pôde começar a contar com novos suportes, o que permitiu que
alunos, de zonas menos acessíveis, pudessem frequentar um determinado
espaço e, com a ajuda de um instrutor, frequentassem o ensino primário e
preparatório. O exemplo disso em Portugal foi a Telescola. Este tipo de
ensino pode também utilizar materiais audiovisuais, tais como, vídeo,
cassetes áudio, etc.
Actualmente, entrámos numa nova geração de ensino à distância. A
velocidade com que a tecnologia evolui, a generalização do uso de / 10 /
computadores pessoais (PC), e o aparecimento da Internet faz-nos olhar o
Ensino à Distância numa nova perspectiva. Fornecendo instruções via
páginas Word Wide Web (WWW) ou em CD-ROM, os alunos em áreas isoladas
podem gozar da interactividade, de aulas virtuais, não interessando onde
se encontram, ou em que fuso horário se localizam.
O mundo
digital ajudará oferecendo oportunidades de aprendizagem à distância a
qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo, combinando novas
tecnologias como o E-Mail (correio electrónico) e as Chat Room (salas de
conversação). O instrutor do ensino à distância pode construir, com
sucesso, cursos interactivos.
Através
da Internet e com o auxílio de todas as ferramentas descritas
anteriormente é possível anular barreiras espácio-temporais, isto é, o
instrutor dá a aula como se estivesse frente a frente com os alunos,
dispondo para isso de uma ou mais câmaras (Web-câmaras), de um microfone
e de um computador onde pode acompanhar, através da imagem e do som, os
alunos. Estes, geograficamente distantes, recebem nos seus computadores
a imagem e o som da aula, podendo também eles comunicar directamente com
o professar e/ou com os outros colegas, apoiados da mesma maneira com
uma câmara e um microfone.
Uma das
vantagens desta forma de ensino à distância em relação às utilizadas no
passado é a redução de custos, uma vez que em termos de investimento o
material utilizado já é aplicado, e por outro lado, basta estarmos
ligados à Interne, o que já acontece em todas as escolas do país.
Prof. António Basto
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As
preocupações com o ambiente em geral, e os espaços verdes em particular
têm vindo a aumentar nos últimos anos. A consciência de que os espaços
verdes são um património de todos está a ser reconhecido gradualmente, e
os utilizadores de hoje, além doa usufruto destes espaços, sabem ter a
responsabilidade de os preservar, de forma a assegurar a sua transmissão
às gerações vindouras.
Consideram-se como espaços verdes todas as zonas arborizadas ou
ajardinadas, desde um bosque até um separador de faixas de trânsito.
A
existência de espaços verdes numa Unidade Militar ou numa Escola é
indispensável à vida dos cidadãos para um ambiente saudável e
consequentemente para a melhoria da qualidade de vida. Os espaços são
locais agradáveis, onde o trabalho será vivido de uma forma harmoniosa,
pois nos intervalos laborais será possível o contacto com a natureza, o
que constitui sempre momentos de lazer e de descontracção.
Constituem também um elemento protector das zonas sensíveis como é a
casa de S. Jacinto, visto que existem plantas cujas características
permitem que sejam utilizados para evitar a erosão dos solos, e
levantamento de poeiras, assegurando a infiltração da água das chuvas e
a protecção das margens. São também determinantes na formação,
manutenção e preservação das dunas.
Os
espaços verdes são também importantes para a regularização climática, já
que contribuem para o aumento da humidade atmosférica e atenuação das
amplitudes térmicas.
Os
arbustos e as árvores reduzem parcialmente os ruídos, fornecendo também
sombras refrescantes e compensando os efeitos de aquecimento do ar em
contacto com as construções. Além disso, desempenham, sem dúvida, o
papel de purificadores atmosféricos.
Prof.ª Luísa Catarino |