URANO

Urano pode ser observado a olho nu. Recebe o nome de um primitivo deus grego (Urano, pai de Cronos, correspondente ao deus romano Saturno). É o terceiro maior planeta. Como Júpiter e Saturno, tem um núcleo sólido e uma espessa camada líquida e gasosa. Tem cor esverdeada e um diâmetro de 50800 Km (3,8 vezes maior do que a Terra.) A sua temperatura superficial é de 190º negativos. A rotação de Urano é feita em 15 h e 36 m e o eixo de rotação apresenta características únicas. Enquanto nos demais planetas o eixo de rotação é quase perpendicular ao da órbita, o de Urano é quase coincidente. Demora 84 anos para completar a órbita em redor do Sol. Possui 15 satélites, tendo 10 deles sido descobertos pela Voyager 2 em 1986. Os maiores são: Miranda, Ariel, Umbriel, Titânia e Oberon. Em 1977 foi detectado à volta do planeta um sistema de 9 finos anéis de poeira e partículas congeladas, dispostos entre 381 e 51000 Km do seu centro.

 

NEPTUNO

Este é 8.º planeta do sistema e não pode ser observado a olho nu. Foi o primeiro a ser descoberto a partir de cálculos matemáticos, devido às perturbações na órbita de Urano, causadas pelo campo gravitacional de outro planeta, ainda desconhecido. Calcularam a data e a posição no céu em que o suposto planeta estaria.

Foi em 23 de Setembro de 1846 localizado na posição indicada. Neptuno é nome do deus do mar romano, correspondente no grego ao deus Poseidon). Tem um diâmetro de 48600 Km (4 vezes maior do que a Terra). A temperatura à superfície é de menos 200º C. A atmosfera tem uma cor azulada. O Voyager 2, em 1989, fotografou gigantescos redemoinhos na sua atmosfera.

A sua rotação é rápida – 18 h e 24 m tendo o movimento de translação uma duração de 164 anos e 280 dias. Neptuno tem 8 satélites. Os dois maiores são Tritão e Nereida. As fotos da Voyager 2 revelam um sistema de anéis em torno do planeta.


PLUTÃO

Este é o menor e o mais distante dos planetas. Foi descoberto devido às perturbações nas órbitas de Urano e Neptuno. Foi baptizado com o nome do deus do inferno dos romanos (Hades da mitologia grega). Está localizado a 5,9 bilhões de Km ao sol, sendo a sua temperatura à superfície de -230º C tem um diâmetro de 2300 Km (5,5 vezes menor do que a Terra, sendo também a sua massa 410 vezes menor). Possuindo um tamanho inferior a vários satélites, muitos astrónomos supõem que Plutão é um satélite desgarrado de Neptuno.

 

 

A rotação de Plutão é realizada em 6 dias e 9 horas e a translação demora 248 anos, devido à sua excentricidade em alguns períodos fica mais perto do Sol que o planeta Neptuno. Tem um único satélite: Caronte.

Prof. António Lima

 

 

 

 

Disco da Voyager, onde está a localização do nosso sistema solar e da Terra, bem como de outras informações identificativas da raça humana.

– 7 –

 

Página anterior Índice inicial Página seguinte