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O (nosso) Plano Nacional

das Artes

Uma educação integral exige uma educação artística, diz a UNESCO. E o perfil traçado para os nossos alunos diz o mesmo: importa a sensibilidade estética e artística e importa o pensamento crítico e criativo. E enquanto expressão individual, a arte apresenta-se como um instrumento essencial no desenvolvimento pessoal, quer no domínio das ideias, quer no campo das emoções. Enfim, a dimensão artística é estruturante no desenvolvimento integral dos nossos alunos.

Por tudo isso e também porque o nosso agrupamento tem um papel importante na formação dos jovens no domínio das artes visuais, fazemos parte do Plano Nacional das Artes.

Na continuação da implementação do PNA no AEJE, a escola desenvolveu um conjunto de atividades que, de resto, foram já apresentadas no encontro Bienal Cultura e Educação, que contou com a participação de inúmeras escolas da rede PNA.

Uma das atividades centrais no Plano Nacional das Artes está inserida no programa “Indisciplinar a Escola”. O projeto chama-se “Artista Residente” e o nosso agrupamento participou através do desafio lançado ao artista Hugo Branco para dinamizar diferentes oficinas criativas com os nossos alunos do 5.º e do 6.º ano e do Ensino Profissional.

O Hugo trouxe consigo o músico e compositor argentino Santi Lesca para trabalhar na criação de instrumentos musicais e na exploração e improvisação sonora e, também, o músico e rapper brasileiro Frankão para trabalhar na exploração de ritmos e na criação de músicas. Foi ainda feito um registo vídeo pela Gabriela Benedeti para, posteriormente, ser criado um documento capaz de ser partilhado, quer com a nossa comunidade escolar, quer com outras escolas PNA.

Está também a ser realizado um conjunto de encontros à volta da música contemporânea, em parceria com a associação “Arte no Tempo”, com a musicóloga Diana Ferreira a apresentar audições comentadas pela própria. Num primeiro momento esteve em sala de aula com alunos do Ensino Secundário a propósito de duas interpretações da obra romântica Winterreise (Viagem de Inverno), de Schubert, fazendo a ponte entre uma visão clássica e uma outra versão contemporânea da mesma obra. Este encontro com os alunos serviu como introdução uma proposta de trabalho sobre, justamente, Romantismo e Arte Abstrata.

Num segundo momento, convidou os alunos a assistir a um ensaio do trio de música de câmara “Ars Ad Hoc”, na Igreja do Convento de S. João Evangelista (Igreja das Carmelitas), comentada não só pela Diana Ferreira como também pelos próprios músicos.

Ainda, e muito importante, o PNA do AEJE está a organizar uma “Mostra de Cinema Stop-Motion”, de âmbito nacional, capaz de receber, organizar e divulgar diferentes projetos de várias escolas portuguesas numa única plataforma aglutinadora.

Ah! E recomendamos uma passagem frequente pelo site do PNA no AEJE – http://pna-no-aeje.com.

 

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