De grande riqueza etnográfica, o distrito de Aveiro oferece-nos uma vasta gama de atraentes motivos de forte sabor local. Tradição, cantares, artesanato e costumes, constituem um conjunto de muito interesse pela enorme variedade de expressões, devidas, principalmente, à diversa natureza das regiões que comporta e onde a agricultura geral, o específico cultivo da vinha, certas indústrias, o mar ou a ria, determinam ocupações distintas, cada uma com seu carácter próprio, elegendo, naturalmente, hábitos e trajos peculiares, cheios de curiosidade e beleza.

No distrito de Aveiro – como, de resto, em quase todo o país – é a mulher quem durante mais tempo resiste às influências exteriores, prolongando desse modo as tradições. Assim e embora seja de lastimar a perda quase total de alguns trajos, refira-se a que, apesar de tudo, a mulher da região ainda conserva o ar de elegância e graciosidade que sempre a caracterizou.

Nas gravuras, alguns trajos regionais – sem preocupação de épocas – apenas para documentar uma variedade e garridice presente em todos os tempos.

 

Página anterior Índice de Conteúdos Página seguinte

págs. 92-93