GENTES DO LITORAL

POR ALBERTO FONSECA MARQUES

PERCORRER o Distrito de Aveiro é algo mais que conhecer um pouco da nossa Terra. E, na verdade, ficar a conhecer profundamente as suas gentes e a variedade dos seus costumes. E isto porque, em toda aquela região, povos e costumes se manifestam de maneira absoluta, se «mostram» totalmente num curioso misto de bairrismo e orgulho que, no entanto, se afirma da forma mais simples e agradável.

De Norte a Sul, de Espinho à Mealhada, de Este a Oeste, do Caramulo a Aveiro e Ílhavo, são sempre curiosos os tipos humanos que se encontram, do lavrador ao marinheiro, do mineiro ao pescador.

Admira, pois, que na variedade dos seus costumes, na fácil adaptação das suas gentes, daqui partam, em busca da realização dos seus sonhos, uma grande parte, quiçá a maior parte, do emigrante português.

Isto seria, analisado superficialmente, testemunho da mesquinhez da terra na oferta ao Homem daquilo que dela precisa.

Puro engano! A terra tudo dá, fértil e rico é / 8 / o seu solo, desde o pão das suas searas ao licor das suas vinhas, do minério das suas serras ao moliço da sua ria.

Mas, irrequietos, como irrequietos foram os navegadores de Quinhentos, audazes, como audazes foram os cavaleiros da fundação, este povo não pára nas suas aspirações: olha o mar e, na visão do longínquo e desconhecido, parte na esperança de vencer e voltar.

Onde quer que moureje, nas grandes metrópoles ou no interior do Brasil, nas quentes paragens da Venezuela ou no desbravamento das terras de África, sempre a sua terra, dos vinhedos aos campos de milho, das salinas aos alagados arrozais, / 9 / fica presa à retina, que não esconde lágrimas de saudade.

Torrado do sol, calejado da charrua, de longe olhando o mar, às ondas junta uma lágrima e ao vento um suspiro para que a Natureza transporte à sua terra a homenagem dessa saudade.

Rico ou pobre, ele regressa e, ao pisar de novo a terra que foi seu berço, tudo esquece para se oferecer como filho ao carinho da sua mãe.

Aquele que um dia partiu, que cruzou oceanos na busca de novas terras, no anseio de uma esperança e de coração embalado pela fé, é tão grande herói como o que ficou presente à missão de continuar a terra de seus avós. É o pescador de Torreira, o moliceiro da Murtosa, o lavrador de Arouca e o vinhateiro da Bairrada, é a varina de Ovar, a salineira de Aveiro e a simples mulher do campo de Águeda, é o vidraceiro de Azeméis, o operário de S. João da Madeira e Vila da Feira, o corticeiro de Lourosa e o bacalhoeiro das Gafanhas e Ílhavo, é, enfim, gente rude e boa, hospitaleira e trabalhadora, que entoa um hino de louvor à terra e ao mar, à serra e ao rio.

São gentes que partem e gentes que ficam.

Madrugada há pouco nascida e, a par do arranjo das redes para a faina da pesca, o chiar monótono do carro de bois a caminho do campo; a par do estender do bacalhau nas secas, o arranjo do arado que irá sulcar a terra, a par do alto lenço que acena o adeus aos que ultrapassam as primeiras ondas da praia, o que enxuga as bagas de um suor que inunda o rosto do lavrador.

Soam as ave-marias convidando à meditação e, aos céus, erguem-se as preces para o feliz regresso do pescador, ouvem-se orações para que o «S. Miguel» seja frutuoso no campo.

A pouco e pouco, escondendo-se para além do mar, o Sol despede-se do campo e sobre a terra vai surgindo o manto da noite.

Então, certos de um dever cumprido, regressam em ranchos à aldeia, confundindo-se os alegres cantares do campo com o característico «vozear» do puxar das redes, o trinar das aves com o trovejar / 10 / das ondas, confunde-se a alegria dos presentes com a saudade dos que partiram.

E quebrando a rotina do dia a dia sempre igual e sempre diferente, a graciosidade das suas festas, tão tipicamente aldeãs, o trabalho como motivo de alegria e descantes, quer na «desfolhada» do loiro milho, quer na vindima de doirados cachos, quer na «pisa» das lagaradas, fainas em que a alegria contaminante do povo se alia à expressiva satisfação do cumprimento de um dever para com a terra que nada promete e tudo lhes dá.

Assistindo à sumptuosidade das festas de La Salete, em Oliveira de Azeméis, ou de S. Pedro, em Espinho, vivendo as mais modestas, como a de Santo António, em Serém, ou a de São Paio, na Torreira, contacta-se e reconhece-se a religiosidade de um povo que sabe empunhar a Cruz e o arado.

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São assim as gentes de Aveiro e do seu Distrito, que à trilogia Deus, Pátria e Família, sabem aliar, defender e manter, uma outra trilogia que os liga: Raça, Terra e Mar – a Raça de um povo que conquistou, desbravou, cristianizou e defendeu um Império, raça de heróis e marinheiros, simbolizada na figura intrépida de João de Aveiro; a Terra que desbravam e cultivam, essa Terra sempre generosa e fértil a que os rios conferem uma seiva especial e uma beleza estranha; o Mar, esse Mar que aceita a dura luta do Homem, na procura do seu sustento, na consumação das esperanças do emigrante, na luta constante e titânica do pescador e do marinheiro.

 

 

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págs. 7-10