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        Anabela Cunha 
        
        
        Estou na escola EB 2+3 de Cacia, mas a minha experiência 
        de gestão foi na então escola preparatória de Albergaria-a-Velha. Tomei 
        posse em 23 de Outubro de 1990 e estive na gestão até 15 de Julho de 
        1993. 
        
        
        Entrei para a gestão no meu terceiro ano de trabalho e 
        portanto vocês devem imaginar que eu era uma garota com vinte e cinco 
        anos, que não percebia muito bem a nível da gestão. E foi por convite do 
        presidente e do Vice-Presidente na altura, porque o secretário tinha 
        sido convidado para a profissionalização em serviço. Eles convidaram-me, 
        eu disse que não, que não, porque enfim, não tinha experiência, ainda 
        gostava muito dos meninos, vinha com aquela ilusão do estágio, de fazer 
        muitas coisas mas depois acabei por dizer que sim, porque acabava por 
        ser um desafio, uma coisa diferente, para ver se aprendia alguma coisa e 
        gostei bastante. Estive lá três anos. Saí porque entretanto efectivei em 
        Cacia e era substancialmente mais perto, porque morava em Aveiro e 
        gostei muito. As principais dificuldades que eu senti logo de início 
        tiveram que ver com a minha falta de experiência pois era o terceiro ano 
        que trabalhava. Tinha feito estágio, tinha estado um ano na Gafanha e 
        depois tinha ido para Albergaria; e além disso ressenti-me um pouco da 
        idade que eu tinha, porque os colegas mais velhos não aceitavam muito 
        bem que uma 
        
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        garota que tinha chegado ali de repente e que nem sequer já estava na 
        escola há muito tempo, porque eu estava na escola há meia dúzia de dias 
        tivesse que tomar decisões e isso dificultou-me um pouco a vida. E isso 
        porque havia que em termos de cumprimento de horários era um pouco 
        complicado, porque vivia do outro lado da escola e entendia que para ter 
        aulas às oito e trinta podia levantar-se às nove menos vinte e cinco. E 
        nós entramos um bocadinho em choque e isso foi chato, foi complicado 
        esse tipo de situações. A falta de formação na área também foi um 
        problema, pronto. Eu olhava para um "Diário da República" e aquilo era 
        complicado no início, mas lá fui aprendendo. E nisso presto homenagem 
        aos meus colegas da gestão, que foram muito dedicados. Eles já tinham 
        experiência de gestão, já estavam na gestão há mais de dois anos, 
        ajudaram-me em tudo e formámos uma equipa. Nunca houve ninguém que 
        tomasse decisões para seu lado, portanto o que estava decidido. Às vezes 
        estava mal decidido mas o que importava mesmo na altura era decidir e 
        depois, entre nós, acertávamos agulhas. Portanto, isso foi bastante bom. 
        Experiências negativas, para além daquela que falei com o colega, que 
        foi realmente uma situação muito constrangedora, tivemos uma vaga de 
        vandalismo na escola, já no meu segundo ano de mandato, em que dois 
        alunos da escola, veio-se a saber pela policia judiciária, destruíram 
        tudo quanto havia na escola, desde arquivos de secretaria até tudo 
        quanto era máquinas de cantina, bar, reprografia,. Destruíram-nos tudo. 
        Tivemos que equipar a escola de novo e perderam-se arquivos dos alunos, 
        o que foi irremediável. Só para terem uma ideia. 
        
        
        Isto passou-se num fim-de-semana alargado de Junho, 
        naquela altura em que se juntou o fim de semana com o 10 de Junho e nós 
        chegámos à escola e tínhamos água pelo tornozelo, porque entretanto 
        tinham aberto as torneiras, tínhamos água pelo tornozelo, e tínhamos 
        marmelada colada ao texto e tínhamos peixes a nadar lá na água. Foi 
        muito complicado. Deu-nos muito trabalho, sobretudo porque tivemos a 
        Judiciária durante muito tempo, que não nos deixava propriamente muita 
        liberdade de acção, porque nos compartimentava espaços e não nos deixava 
        falar livremente sobre o assunto para não transpirar cá para fora. 
        Felizmente isso foi resolvido. Já foi resolvido depois de eu ter saído 
        de lá, o que me obrigou e ir lá mais algumas vezes mas, pronto, isso foi 
        resolvido. Outra das dificuldades que eu encontrei foi 
        
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        a nível do pessoal auxiliar. Deram-me a parte do pessoal. Em termos de 
        relações humanas foi bastante enriquecedor e foram experiências muito 
        engraçadas, porque eu tinha funcionárias que não sabiam ler nem escrever 
        e eu não sabia que era possível um funcionário público a trabalhar numa 
        escola não saber nem escrever. Eu tinha uma senhora que pura e 
        simplesmente era com o dedo e, além disso, em vez de colaborar connosco, 
        não, era extremamente desconfiada. E então quando lhe pedíamos para 
        assinar a classificação de serviço ou outra coisa qualquer, ela tinha 
        sempre de levar os documentos a uma pessoa da confiança dela para os ler 
        e só depois é que vinha ter connosco a dizer que sim ou que não. Essa 
        senhora criou outro tipo de problemas, porque a determinada altura 
        decidiu não gostar de mim e decidiu que fazia bem ir fazer uns certos 
        bruxedos do género de eu ter ido encontrar um altarzinho com velas e 
        umas rezas atrás de uma porta de uma casa de banho. Foi uma experiência 
        um bocado estranha. Mas pronto deu para, dá para recordar, e para ver 
        que as pessoas, em termos de relações humanas são incríveis e há desde o 
        muito bom até ao muito complicado, para não dizer mau. O balanço que eu 
        faço da experiência, tirando estes picositos, que às vezes criavam uma 
        certa angústia, foi uma balanço bastante positivo. Positivo ao ponto de 
        eu ter sido eleita na sexta-feira passada como membro da nova comissão 
        executiva da escola onde estou. E espero que agora, nos próximos três 
        anos, as coisas corram bem. Daqui a três anos eu digo-vos. 
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