Acesso à hierarquia superior.

 

Rua Aires Barbosa

 

Informações acerca do local.

No primeiro quartel do século XXI esta rua sofreu grandes transformações, tendo desaparecido a maior parte das casas que a caracterizavam, de tal modo que um antigo morador que aqui voltasse dificilmente conseguiria reconhecer a rua onde vivera.

Na companhia de formandos da Academia de Saberes de Aveiro, que em 26 de Janeiro de 2022 a percorreram de uma ponta à outra, vamos começar por ver como eles a viram nesse dia e, em seguida, recuar no tempo, aproveitando as fotografias tiradas no século XX pelo formador da disciplina de Informática Prática, o professor Henrique J. C. de Oliveira.

O mapa colocado no canto superior esquerdo ajuda-nos a localizar a rua na cidade de Aveiro. Trata-se de um mapa antigo, que mostra ainda edifícios já desaparecidos, como é o caso do Quartel de Infantaria (n.º 39) e dos campos de desportivos assinalados a verde (n.º 45). Outrora a rua começava na zona onde se lê a palavra «Rua», actualmente designada Praceta João Sarabando. A rua era delimitada a nascente pela passagem de nível, que a separava da designada «Rua de Vilar». A passagem de nível há muito foi suprimida, substituída por uma passagem desnivelada para os peões.

Quem foi Aires Barbosa? Uma figura importante de Aveiro, cuja síntese biográfica aqui fornecemos. Segundo José Ferreira da Cunha e Sousa (1813-1912), esta rua manteve o nome do bairro Aires Barbosa, que  aqui existia. Aires Barbosa foi um humanista nascido na então vila de Aveiro cerca de 1456. Foi professor catedrático da Universidade de Salamanca, onde introduziu o ensino da Língua Grega. Faleceu em Esgueira a 20 de Janeiro de 1540.

Para mais informação, consultar o artigo de João Gonçalves Gaspar no endereço:

..\..\..\AvCultur\BoleMuniAv\Bolet010\Bol10_009.htm

 

 

página anterior início página seguinte

13-05-2023