Em 19 de Outubro de 1993 foi assinado um Protocolo entre:
– as empresas Interlog e Prosa, representantes da Apple;
– O Conselho Directivo da Escola Secundária de José
Estêvão "com o objectivo de implantar um centro experimental de ensino
assistido por computador – (...) designado por sala ACOT – e permitir a
utilização de computadores em ambiente de sala de aula, no apoio a
actividades curriculares e extra-curriculares."
A Interlog e Prosa comprometeram-se a ceder à Escola seis
computadores Apple Macintosh LC 4/40, um computador Mac IIvi com CD-ROM
e vários programas didácticos (destacam-se programas para Física,
Inglês, Artes Plásticas). A Escola assumiu o compromisso de adquirir
quatro computadores Apple Macintosh LC 4/40 e reservar uma sala adequada
ao desenvolvimento do Projecto.
Do ponto de vista da organização das actividades ACOT,
destacam-se os seguintes aspectos:
– "A Escola compromete-se a iniciar professores de várias
disciplinas na utilização das várias aplicações e ferramentas, no âmbito
da prática educativa."
– "A Escola avalia a aplicação experimental do Projecto,
nas duas vertentes: do ensino assistido por computador, propriamente
dito, e da utilização dos programas enquanto ferramenta de apoio à
leccionação de determinados assuntos."
Embora o Protocolo tenha sido assinado em Outubro, já em
Junho a Sala ACOT estava em condições de ser utilizada para acções de
formação. Assim, foi desenvolvida a acção "O Computador na Sala de
Aula", no total de 30 horas no âmbito da Formação Contínua de
Professores (FOCO) (deu, portanto, direito a dois créditos);
participaram vinte professores das várias escolas de Aveiro. A
introdução foi feita por Arsélio Martins (abre-se um parênteses para lhe
emprestar homenagem como o grande impulsionador do Projecto ACOT!); José
António Moreira apresentou os programas de Artes Plásticas; Carlos Leite
mostrou as possibilidades permitidas pelos programas de Física; a
elaboração de pequenos programas didácticos em HyperCard esteve a cargo
de Aurélio Fernandes.
Estava previsto para 93/94 que uma turma do 10.º° ano da
opção Arte, com o máximo de 20 alunos, tivesse, tanto quanto possível,
aulas na Sala ACOT utilizando computadores. No entanto, a "avalanche" de
alunos a optarem por Arte impossibilitou a constituição de uma turma
adequada a ensino ACOT. Ainda bem que assim aconteceu – "Há males que
vêm por bem!"; de facto, teria sido precipitado iniciar a experiência
sem um tempo razoável de preparação. A utilização que está a ser dada à
Sala ao longo deste ano (cerca de 30 a 40 horas/semana), é um bom treino
para o próximo ano:
– três turmas Inglês (8.º e uma turma do 9.º ano Inglês),
em que predominam alunos de recuperação, com o programa
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28 / "Let's Practice English", da autoria
de Aurélio Fernandes (codificação do programa) e Maria do Carmo Leitão
(curriculum);
– uma turma de Física (11.º ano) com o programa Explorer
(Electricidade)
– duas turmas de "Educação Visual" (8.º ano) com os
programas "Kid Pix" e "Super-Paint";
– uma turma de Materiais e Técnicas de Expressão Plástica
(10.º ano) – "Kix Pix" e "Super-Paint";
– duas turmas (4 turnos) de Comunicação e Difusão (10.º
ano) para processamento de texto, digitalização de imagens e paginação
de jornais.
A partir de Abril iremos dar início a um novo curso de
FOCO, de tema: Hipermédia em Contexto Educativo, pelo que esperamos no
próximo ano lectivo poder contar com uma rentabilização máxima dos
equipamentos ao nosso dispor. ■
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